Considerada um dos grandes atrativos portugueses, a região do Alentejo é famosa por suas belas paisagens, sua gastronomia criativa, suas vinícolas e pelo povo hospitaleiro. Como se não bastasse, o destino concentra diversas cidades com arquitetura medieval e foi eleito um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas.

Dono de quatro títulos da UNESCO e outros prêmios de reconhecimento no trade turístico, o Alentejo conta com belas praias, cidades repletas de construções charmosas e atrações interessantes, como castelos e construções históricas. Confira 5 vilas para conhecer no Alentejo:

Mértola


Foto: zone41 / Wikimedia Commons

Uma das principais vilas do Alentejo foi uma importante cidade na era do Império Romano e também possui influências islâmicas. Quando estiver no vilarejo, não deixe de conferir o Castelo de Mértola, uma antiga mesquita árabe classificada como Monumento Nacional.

Marvão


Foto: Inacio Pires / Wikimedia Commons

Localizado na Serra de São Mamede, o vilarejo de Marvão é protegido por imensas muralhas de pedra e casarios com arquitetura fascinante. O charme da cidade são suas casinhas padronizadas com a cor branca, e sua localização no alto de uma serra, com vista tão ampla, que alcança a fronteira com a Espanha.

Arraiolos


Foto: Jocelyn Erskine-Kellie / Flickr

Situada no Distrito de Évora, Arraiolos possuí características peculiares, com castelos, fortalezas e artesanatos incríveis conhecidos internacionalmente, sobretudo pela confecção de seus tapetes multicoloridos. Não deixe de visitar o Centre Interpretativo do Tapete de Arraiolos, um local exclusivamente dedicado à preservação dessa técnica impressionante.

Castelo de Vide


Foto: Jocelyn Erskine-Kellie / Flickr

Também localizado na Serra de São Mamede, o vilarejo de Castelo de Vide tem todas as características de um destino acolhedor e encantador: ruazinhas de paralelepípedo, ambientes floridos, casarões ornamentados na cor branca e pousadinhas de charme que prometem deixar o seu dia ainda mais relaxante.

Monsaraz


Foto: Jocelyn Erskine-Kellie / Flickr

Próxima da fronteira com a Espanha, Monsaraz é simplesmente apaixonante. Suas ruas de pedra e casinhas charmosas parecem combinar perfeitamente com os arredores. O castelo, que fica no topo da colina, garante um visual impressionante do Lago Alqueva, que fica ainda mais bonito no pôr do sol.

» 30 destinos para visitar em Portugal
» Melhores praias para conhecer em Portugal
» 6 destinos surpreendentes para conhecer em Portugal
» Portugal para turistas brasileiros: dicas, documentos e sugestões de lugares

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Notre-Dame: doações e relíquias recuperadas levam esperança para a catedral

Artigo anterior

O que fazer em Lisboa em um dia ou durante uma conexão longa

Artigo seguinte

Você pode gostar