Saiba quais são os documentos necessários para viajar para Portugal

Se você pretende viajar para Portugal, é importante se atentar à lista de documentos necessários para entrar no país, evitando dores de cabeça e entrada negada ao passar pela imigração.

Trata-se de uma lista curta, com documentos que você já possui ou que podem ser adquiridos sem grande esforço. 

Documentos necessários


Foto: Nmmacedo / Wikimedia Commons

Passaporte

É impossível para brasileiros entrarem em outros países sem um passaporte válido, a menos que seja no Mercosul, portanto certifique-se de que o seu está em dia para viajar para Portugal.

É necessário que ele seja válido por pelo menos 90 dias após a sua saída do país, sendo recomendado ainda uma duração de 180 dias para o caso de prorrogação da viagem: via de regra, brasileiros a turismo podem permanecer em um país membro do Espaço Schengen por até 3 meses, podendo prorrogar esse período por mais 3 meses, portanto quanto maior a validade do passaporte, melhor.

Passagens aéreas

Ainda não comprou sua viagem de volta? Pois então considere fazer isso, uma vez que ela faz parte dos documentos para viajar para Portugal.

Na hora de passar pela imigração apresente os dois bilhetes, tanto o de entrada quanto o de saída, mostrando que o período de estadia permitido será respeitado.

Comprovante de hospedagem

As reservas de hotel também já precisam estar feitas na sua chegada ao país, de modo que você possa apresentar às autoridades o respectivo comprovante, provando que terá onde ficar.

Caso vá ficar na casa de alguém que mora legalmente em Portugal, é necessário apresentar uma carta convite feita pela pessoa em questão.

Comprovantes financeiros

Outro importante documento para viajar para Portugal é o comprovante financeiro, podendo ser cartão de crédito internacional, dinheiro em espécie ou outros, que mostrem que você possui 75 Euros para entrada no país, mais 40 Euros por dia de permanência nele.

Tal comprovante, porém, é dispensável no caso da apresentação da carta convite, ficando a cargo do seu anfitrião declarar que cuidará do seu alojamento e da sua alimentação.

Documento de veículo com o Brasil

Nesse caso, não basta simplesmente apresentar comprovantes de pagamento da empresa em que trabalha no Brasil, por exemplo. É preciso que a declaração dessa atividade profissional seja reconhecida em cartório e ainda autenticada no Consulado.

Ao viajar para Portugal a turismo, providencie também um seguro viagem, cuja cobertura deve ser de, ao menos, 30 mil Euros.

Essa medida te ajudará em casos de doença ou acidente.

Documentos para viajar para Portugal com objetivo de morar no país


Foto: Guido Radig / Wikimedia Commons

Como é possível notar na lista acima, o visto não faz parte dos documentos para viajar para Portugal a turismo, mas para quem pretende morar no país ele se faz necessário.

O processo, muito mais burocrático, exige a apresentação e análise de outros documentos, como:

  •         Requerimento devidamente preenchido;
  •         Análises de antecedentes criminais obtidas no Brasil e em Portugal;
  •         Carteira de vacinação internacional;
  •         Fotografias 3×4;
  •         Comprovante de meios de subsistência.

Toda a documentação deve ser enviada ao Consulado de Portugal mais próximo, que dará uma resposta em, aproximadamente, 30 dias. Estando tudo correto, o requerente é chamado para uma entrevista, e então a solicitação é enviada direto à Portugal, que responderá em até 60 dias aceitando ou negando o pedido.

No site da Embaixada de Portugal você encontrará mais informações sobre os tipos de visto existentes, os documentos específicos para cada um deles, além da documentação obrigatória, e os links para formulários e termos que devem ser preenchidos nos casos que fogem ao turismo.

Observação

A partir de 2021 os turistas que viajam para o Espaço Schengen, que inclui Portugal, deverão solicitar uma autorização online no valor de 7 Euros e válida por três anos. Não se trata necessariamente de um visto, mas será obrigatória para pessoas dos aproximadamente 60 países que não precisam do mesmo para entrar na Europa.

Acompanhando o link acima, do site da Embaixada, você poderá saber quando essa ação de fato começará a valer.

» Como morar legalmente em Portugal sem cidadania
» 6 destinos surpreendentes para conhecer em Portugal
» 5 restaurantes para conhecer na Ilha da Madeira
» Trem de luxo faz viagens gastronômicas em Portugal

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Folia em alto mar: MSC oferece opções de cruzeiros no Carnaval

Artigo anterior

Portugal para turistas brasileiros: dicas, documentos e sugestões de lugares

Artigo seguinte

Você pode gostar