Viajar deixa as pessoas mais felizes do que comprar coisas

Atualizada em:

Experiências que adquirimos viajando nos deixa muito mais realizados do que bens materiais

Alguns estudos falam sobre como experiências vividas deixam marcas muito mais intensas em nossas memórias, quando se comparado a compra de bens materiais e outros itens de consumo. O que o estudo revela é que ao longo do tempo nos recordamos de uma viagem com muito mais entusiasmo do que a compra de um carro ou outro objeto de valor. Isso acontece frequentemente com a maioria das pessoas, elas valorizam muito mais experiências, sonhos realizados e coisas vividas do que simplesmente possuir algo físico.

Essas conquistas em realizar algo realmente novo, como uma viagem ou um intercâmbio, se igualam a outras mais abstratas, como a satisfação em concluir uma graduação, atingir sucesso na carreira profissional e outras que não são enquadradas necessariamente como bens materiais, e sim como aprendizados e conquistas que muitas vezes são momentâneas, mas duram para a vida toda.

Você deve se lembrar bem daquela viagem inesquecível feita há 3 ou 4 anos atrás, mas não deve dar a mesma importância para o que você comprou no começo desse ano. Essa felicidade gerada no momento e depois da viagem tem uma explicação: ela é muito mais sincera e intensa do que adquirir algo de valor como um celular novo ou roupas de grife. Você pode se sentir feliz na hora da compra, mas essa sensação dura muito menos do que realizado algo grandioso como um mochilão, uma lua de mel inesquecível, uma viagem com os amigos, etc.

Essa é a Amanda conhecendo as ruínas incas do Peru. Foto: Arquivo Pessoal

A Amanda do blog Amanda Viaja publicou no caderno Viagem do Estadão, como ela encontrou formas de reduzir os custos supérfluos e organizar esses recursos para viajar mais, mesmo sem ter muita grana. Ela ainda compartilhou um estudo com uma pesquisa feita pelo psicólogo Thomas Gilovich, falando sobre como viajar traz mais felicidade do que consumir bens materiais.

A conclusão é que fazer atividades diferentes e ter novas experiências fora da rotina te deixam mais felizes do que comprar coisas. O estudo feito ainda mostra algumas possíveis explicações para isso:

Viajar é mais difícil do que comprar coisas

Você não encontra viagens na prateleira de shoppings ou no mercado. Não existe compre um pague dois. Para uma viagem você precisa planejar, precisa pensar em cada momento, pesquisar e escolher o destino e organizar ansiosamente cada etapa dessa experiência.

Viajar nos torna mais próximo das pessoas

Quando viajamos estamos totalmente disponíveis para aprender coisas novas, conhecer outras pessoas e ter experiências diferentes. Ser estrangeiro em um outro país ou simplesmente viajar para lugares desconhecidos nos cria uma necessidade maior em se relacionar com outras pessoas.

Você nunca vai se enjoar de uma viagem

É normal perdermos o interesse em coisas que compramos, independente do valor. Seja um tablet que você quis comprar quando era novidade, uma TV nova que comprou, mas hoje só liga aos fins de semana ou outros objetivos. Você nunca vai esquecer aquela viagem que fez, mesmo que você faça várias outras depois dela.

Experiências definem quem você é e não o que você compra

Todas as histórias e vivências da sua vida, desde que você era pequeno, definiu a pessoa que você é hoje. Nada apaga sua identidade, rigorosamente única e exclusiva nesse mundo. E você não é o celular que tem, nem o carro, nem o tênis que comprou no ano retrasado. As pessoas se definem conforme as experiências que tiveram ao longo da vida.

» Viajar não é só para quem é rico
» A geração que escolheu viver para conhecer o mundo
» Como se hospedar em qualquer lugar do mundo sem pagar nada
» 23 hotéis brasileiros que valem toda a viagem

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima