Apesar de pequena, a costa litorânea piauiense abriga cenários de tirar o fôlego, lugares perfeito para dar uma pausa na rotina, relaxar e jogar o stress fora

Foto: Chico Rasta / MTur

Com uma extensão de apenas 66 quilômetros, o litoral piauiense está localizado entre a costa litorânea desértica e muito bem preservada do Maranhão e Ceará. O resultado são praias emolduradas por coqueiros e dunas gigantescas que vão em direção à praias com longas faixas de areias e águas mornas, preenchendo um horizonte que parece não ter fim. Quem visita a região também tem a opção de explorar um cenário peculiar e bem diferente dos cenários que se esperam em uma viagem ao nordeste: o Delta do Rio Parnaíba, um dos maiores do mundo.

Para explorar a região o indicado é se hospedar em um dos quatro municípios que dão suporte nessa região turística do Piauí: a cidade de Parnaíba, Ilha Grande, Luis Correia e Cajueiro da Praia.

Parnaíba é a segunda maior cidade do estado do Piauí e ponto de partida das excursões de barcos que levam os turistas até o famoso delta, atração formada por rios, mangues, lagoas, igarapés e mais de 75 ilhas! Se você que ter uma experiência fora do comum, não deixe de conferir uma das maiores revoadas de guará vermelho do Brasil, um verdadeiro espetáculo da natureza que acontece diariamente durante o pôr-do-sol.

Vale lembrar que o Delta do Parnaíba faz parte da Rota das Emoções, junto com os Lençóis Maranhenses (MA) e Jericoacoara (CE).

Leia também:
Barra Grande, a grande pérola do charmoso litoral do Piauí
Pintura Rupestre no Brasil: conheça a Serra da Capivara
Lugares para conhecer em Teresina
Azul anuncia voos diretos de São Paulo para Parnaíba

Praias Piauienses


Depois de explorar o delta, chegou a vez de conhecer as maravilhosas praias do Piauí. A cidade de Luís Correia é o município que concentra a maioria das praias. O trecho entre ambas as cidades podem ser realizado em agências de turismo, em carro próprios ou em vans e ônibus de viagens.

Praia do Macapá

A praia do Macapá, em Luís Correia, ainda é pouco conhecida por parte do grande público. Fica bem próxima de outra bela paisagem que vem chamando bastante a atenção dos turistas que exploram essa região: Barra Grande. O divisor natural dessas duas praias encantadora é o rio Camurupim, que segue desaguá no Atlântico e forma uma grande área de águas mansas.

Foto: Otávio Nogueira

Praia do Coqueiro

Considerada a mais badalada do litoral piauiense, principalmente na alta estação, a Praia do Coqueiro fica a 10 km do centro de Luís Correia. Ela conta com a melhor infraestrutura do litoral do Piauí, com diversas opções de bares e restaurantes à beira mar. Além disso, é própria para a prática de esportes radicais, como kitesurf e windsurf.

Foto: Otávio Nogueira

Barra Grande

De todas as praias do litoral piauiense, a Barra Grande é uma das mais conhecidas pelos visitantes do Piauí. Localizada a 50 km a leste de Parnaíba, no município de Cajueiro da Praia, é considerada o melhor local do Brasil para a prática de kitesurf, atraindo muitos praticantes deste esporte durante o ano todo.

Foto: Ana Raquel S. Hernandes

Praia da Pedra do Sal

Localizada há 15 km do centro da cidade de Parnaíba, a praia da Pedra do Sal é uma das mais belas do nordeste brasileiro. O local é cenário de rochedos que dividem a praia em duas regiões formando uma paisagem exuberante. Além de uma paisagem inconfundível, próximo à praia existe uma grande diversidade de estabelecimentos para receber os turistas de todo o mundo.

Foto: Ribamar Parnaíba

Carnaubinhas

E por fim, Carnaubinhas. A praia tem esse nome devido a sua paisagem repleta de carnaúbas, árvore típica do litoral piauiense, semicobertas pelas dunas. O vento frequente na região deixa as águas tranquilas, formando piscinas na maré baixa. A praia possui difícil acesso, com estrada de terra, sendo possível percorrê-la apenas com veículos 4×4 pela areia fofa. Porém, todo esforço vale a pena para relaxar e apreciar a bela Carnaubinha.

Foto: Guia Mundo

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Descubra os cenários mais incríveis do Maranhão em uma só viagem

Artigo anterior

Motocross elite head to Norfolk for Lyng’s annual extravaganza

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Em Família