Viajando de São Luís para os Lençóis Maranhenses: onde ir e o que fazer

Uma das capitais mais antigas do país é ponto de partida para conhecer um outro lado do nordeste brasileiro

Rico em cultura, história e paisagens surpreendentes, o estado do Maranhão se destaca em meio a outros destinos encantadores do nordeste por abrigar alguns dos cenários mais exóticos do Brasil. A capital, São Luís, conta com um dos maiores complexos de casarões históricos do país, datados por volta do século XVII.

Além das histórias e cultura única, o estado também oferece inúmeras atrações naturais e cidades curiosas como a vila de Alcântara, cercada de mistérios e lendas que dominam a pequena cidade. Os turistas que visitam a região têm a oportunidade de conhecer essa e outras cidades antigas que carregam um pedaço importante da história do Brasil.

Quando o assunto é lazer, a opção e desfrutar das belezas do extenso litoral e conhecer de perto a maior floresta de manguezais do mundo, no lado oposto, o visitante encontra os maiores campos de dunas costeiras do Brasil. Quando falam que o Maranhão é único, não tem exagero, poucos destinos conseguem oferecer uma gama de atrações diferentes em uma região que os costumes locais ainda são bem autênticos.

Leia também:

Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses
Rota das Emoções – Aventura em uma das regiões mais preservadas do Brasil

Turismo em Jericoacoara: o que ver e fazer
Trekking nos Lençóis Maranhenses, travessia em 4 ou 5 dias
Turismo em Barreirinhas: o que ver e fazer

Para explorar as maravilhas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o viajante pode optar em se hospedar em três municípios que cercam o Parque Nacional: sendo eles Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. A região também conta com outras atrações incríveis que precisam ser exploradas em seu roteiro, como o Farol de Mandacaru, a Praia do Caburé e a comunidade de Vassouras, ambas localizadas às margens do Rio Preguiças.

Algumas empresas oferecem o serviço de transfer e criam roteiros mais econômicos para quem tem poucos dias para conhecer os dois destinos. A Eco Adventure , por exemplo, conta com roteiros de 7 dias partindo de São Luís até os Lençóis Maranhenses, podendo ser personalizado para quem tem menos ou mais dias disponíveis para fazer a rota.

Sua viagem até o estado pode ficar ainda melhor se você esticar alguns dias a mais e explorar as belezas e costumes da capital maranhense. São Luís é a porta de entrada do estado e é na capital ludovicense que chegam a maioria dos voos domésticos do Maranhão. A cidade é dividida basicamente em duas partes, o centro histórico, onde concentram todos os casarões coloniais e espalhadas pelos entornos, toda a parte nova da cidade. Bem próximo do centro histórico também se encontra o cais de São Luís de onde partem os barcos para Alcântara.

Ambas as cidades abrigam dois importantíssimos centros históricos que carregam até hoje vestígios do Brasil colônia. Todo esse rico acervo arquitetônico é único e ainda pouco valorizado pelos brasileiros. O centro histórico da capital São Luís, também conhecido como Reviver, possui inúmeros casarões com fachadas revestidas de azulejos portugueses, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997 e compreende mais de 3 mil casarões tombados pelo patrimônio histórico estadual em uma área de 2,2Km².

Já a cidade de Alcântara guarda um conjunto de mais de 300 construções coloniais – muitas em ruínas, como a Matriz de São Matias, principal cartão-postal da charmosa cidadezinha. Sobrados, igrejas e palácios são heranças do período de ouro da vila que, no século 18, teve seu apogeu com as lavouras de cana-de-açúcar e de algodão. O município é de extremo sossego e fica bem próximo de São Luís (cerca de 45 minutos a bordo de catamarãs e outros barcos motorizados) que saem diariamente do porto da cidade.

Veja algumas fotos desse roteiro incrível:

São Luís. Foto: Arik Meyer

São Luís. Foto: Secretaria Turismo Maranhao

Alcântara. Foto: Sec Turismo Maranhao

Alcântara. Foto: Dan Brooke

Lagoa Bonita. Foto: Sylvain Bourdos

Atkins. Foto: Luciano Gomes da Cruz

Farol de Mandacaru. Foto: via Viaja Minas

+ info:

Eco Adventure
Av. Presidente Vargas, 26 – Porto das Barcas, Parnaíba – Piauí
Tel.:(86) 3323.9595
E-mail: eco@ecoadventure.tur.br
Site


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.