Viagens de trem pela Itália: como ir e outras dicas

Atualizada em:

As viagens de trem pela Itália são famosas pelo toque especial e praticidade que podem dar a uma estadia. Descubra como fazer a sua.

Uma das grandes vantagens encontradas em viajar para a Europa é a possibilidade de utilizar as linhas ferroviárias para chegar ao destino final ou outros que podem ser interessantes para o roteiro, e o mesmo acontece com as viagens de trem pela Itália: elas podem ser feitas tanto para simplesmente sair do aeroporto quanto para visitar cidades mais distantes.

Mas não se engane: nem todos os cantinhos desse país encantador podem ser conhecidos de trem, podendo valer a pena alugar um carro. Nesse caso, nossa dica é a Elmocar, empresa especializada em transfer e aluguel de veículos com atendimento totalmente em português.

Já para conhecer as maiores cidades, e as mais famosas, uma viagem de trem pela Itália pode ser a solução mais econômica e encantadora.

Como realizar viagens de trem pela Itália


Sua viagem para a Itália tem uma cidade específica como destino, mas com espaço de sobra no roteiro para conhecer outras? Então não pense duas vezes: faça uma pesquisa rápida e, tendo uma estação de trem por perto, vá!

Existem somente duas empresas que realizam viagens de trem pela Itália: a Ítalo, que liga as cidades mais famosas em alta velocidade, e a Trenitalia, com trens que atuam em velocidades diferentes, cobrindo mais de 200 destinos e oferecendo valores mais atrativos quando o trem escolhido viaja mais devagar.

Mesmo a charmosa e romântica Veneza, destino perfeito para casais em lua de mel que sonham em fazer o famoso passeio de gôndola nos canais, pode te levar à Milão, cidade italiana da moda, em uma viagem de trem com duração aproximada de 2h40 pela Trenitalia, com a Ítalo percorrendo o mesmo percurso com tarifa a partir de 10 Euros, em média.

E, por falar em Milão, sua viagem de trem pela Itália também pode ter essa cidade como início, seguindo para Veneza e de lá para Florença, o berço do Renascimento, em aproximadamente 2h00. De Florença até Pisa, com sua icônica torre, o tempo de viagem é de menos de 1h30 sobrando tempo, quem sabe, para seguir viagem até Roma e seus inúmeros monumentos históricos.

Foto: Janbaars60 / Pixabay
Foto: Benfuenfundachtzig / Pixabay

Dicas para uma viagem de trem pela Itália


Para uma viagem para destinos famosos, principalmente em alta temporada, não deixe para comprar sua passagem em cima da hora. Quanto maior a antecedência, melhor.

Via de regra, não é preciso se preocupar com sua bagagem: basta levá-las com você, por isso busque não viajar com muita coisa. Caso vá viajar nos trens regionais da Trenitalia não estranhe ao perceber que o bilhete não possui informações de horário e marcação de lugar: ele é válido para todo o dia para o qual foi adquirido, então você pode pegar qualquer trem regional que escolher, desde que carimbe o bilhete.

Não se esqueça de definir claramente quais cidades deseja conhecer antes de comprar sua passagem, para não ter imprevistos relacionados a distâncias e, consequentemente, a dinheiro. A região das Cinque Terre, por exemplo, pode ser conhecida nas viagens de trem pela Itália, o que está longe de ocorrer com a Costa Amalfitana.

+ Info:

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

» Cinque Terre na Itália: conheça a beleza particular das cinco vilas da costa da Ligúria
» 10 cidades românticas para visitar na Itália
» Itália, Grécia e Turquia: conheça os três países na mesma viagem
» Melhores destinos da Itália partindo de Roma

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima