Tire suas dúvidas sobre as novas regras das bagagens de mão e evite gastos extras na hora de viajar

O tamanho da bagagem de mão é uma das principais dúvidas de quem planeja uma viagem de avião. Ainda mais agora, que as empresas aéreas brasileiras passaram a intensificar a fiscalização na mala de bordo nos aeroportos, essas dúvidas só aumentam – e com elas a insegurança de enfrentar cobranças extras e inesperadas.

Mas afinal, o que é bagagem de mão? Para simplificar, podemos dizer que é tudo aquilo que você pode levar dentro do avião sem a necessidade de despachar, ou seja, itens que podem ser acomodados no compartimento de bagagem, acima da poltrona do avião, ou sob o assento.

Vamos explicar detalhadamente como funcionam as novas regras, qual o tamanho exato permitido, onde encontrar malas de bordo práticas e o que você pode transportar dentro delas.

Como funcionam as novas regras para malas de bordo?

De acordo com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), as novas regras e a intensificação da fiscalização nos aeroportos foram necessárias para agilizar o fluxo dos clientes na área de embarque e evitar atrasos.

Desde o início da cobrança de bagagens despachadas, determinada em 2017 pela a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), muitas pessoas passaram a exagerar no conteúdo da bagagem de mão, causando transtornos na hora de embarcar. Por isso, houve a necessidade de fiscalizar com maior rigor quais bagagens poderão serão levadas junto à cabine e quais terão de ser despachadas.

Agora, antes de entrar nas áreas de raio X, é necessário passar por um setor de triagem, onde são utilizadas caixas medidoras que avaliam se as bagagens estão de acordo com o tamanho e peso exigido. Caso contrário, será necessário retornar ao check-in para despachar seus pertences, o que poderá gerar cobranças extras.

Encontre malas para levar a bordo (na mão ou na cabine). Foto: Divulgação/Pexels

Qual o tamanho permitido para bagagem de mão?

Cada passageiro pode levar gratuitamente em cada embarque uma bagagem com até 10 quilos e dentro das medidas estipuladas: a mala não deve ultrapassar os 55 centímetros de altura, os 35 centímetros de largura e os 25 centímetros de profundidade.

Além da bagagem de mão, os passageiros também podem incluir mais um item pessoal como sacola de compras, bolsa ou notebook. Neste caso, o amanho máximo é de 45 cm de largura, 20 cm de profundidade e 35 cm de altura.

Veja o tamanho permitido para bagagem de mão. Imagem: Abear

Pode levar mochila e bolsa no avião?

Sim, as mochilas, bolsas ou malas são consideradas bagagens de mão se não forem despachadas e estiverem de acordo com as medidas estabelecidas, especificadas no tópico acima.

Lembrando que o item pessoal que pode ser levado junto à bagagem de mão também pode ser uma bolsa ou uma mochila pequena. Existem, também, outros itens que são considerados bagagens de mão e que podem ser levados na cabine sem custo:

  • Uma jaqueta ou casaco;
  • Um guarda-chuva de bolso sem ponta;
  • Câmera fotográfica pequena;
  • Artigos de leitura (livros ou revistas);
  • Eletrônicos como notebook, tablet ou celular;
  • Sacola pequena de compras (do free shop do aeroporto, por exemplo)

Como encontrar malas de bordo com o tamanho ideal?

Na hora de comprar uma mala de bordo que atenda aos requisitos estipulados pelas companhias aéreas, é sempre bom pensar em um modelo prático, que possa ser facilmente transportado e inserido no compartimento de bagagem.

A Le Postiche, por exemplo, oferece uma linha ampla de malas de bordo que estão dentro do tamanho exigido pela Abear. Na loja virtual da marca, os modelos sinalizados com uma etiqueta “vai a bordo” indicam que possuem as dimensões ideais para evitar o despacho.

Há diversos modelos com cores e designs diferentes, além daqueles fabricados com materiais mais leves, que permitem adicionar mais itens e evitar alcançar os 10 quilos exigidos.

Algumas malas de bordo oferecidas pela marca também possuem as rodinhas com giro 360º, que não necessitam ser inclinadas, basta empurrar na vertical para que ela deslize no chão.

Encontre malas de bordo que mais combinam com seu estilo. Foto: Divulgação / Le Postiche

O que pode levar na bagagem de mão?

Antes de falar o que pode e o que não pode ser levado na sua bagagem de mão, é importante ressaltar que os itens mais importantes, frágeis ou de valor – como documentos, dinheiro, chaves – devem ser levados nesta bagagem, que ficará sempre com você.

Como já apontamos acima, eletrônicos como notebook, câmera fotográfica, entre outros, podem sim ser transportados via bagagem de mão, sempre respeitando as especificações de peso e dimensão. Quando se trata de líquidos, em voos nacionais podem ser transportados na quantidade máxima de 1,2 litros em que cada recipiente deve ter capacidade para 300ml.

No caso de voos internacionais, os líquidos da bagagem de mão devem apresentar, no máximo, embalagens de 100 ml (sendo que o total permitido é de um litro, ou seja, no máximo dez frascos). Medicamentos podem ser levados na bagagem de mão sempre acompanhados da receita médica.

Entre os itens que são proibidos de serem transportados na bagagem de mão estão armas, objetos cortantes como facas, canivetes e estiletes, além de substâncias tóxicas e inflamáveis.

» Empresas prometem fiscalizar malas de mão com maior rigor
» Le Postiche oferece linha de malas de bordo (de mão ou de cabine)
» Bagagem de mão: veja o que pode levar em voos internacionais
» Transforme suas fotos de viagens em um fotolivro

+ Info
Le Postiche
Tel.: (11)3588-1688 / 4003-1083
www.lepostiche.com.br

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Le Postiche oferece linha de malas de bordo (de mão ou de cabine)

Artigo anterior

7 parques aquáticos para curtir em São Paulo

Artigo seguinte

Você pode gostar