Praia, montanha, serra ou um cantinho repleto de natureza? Separamos alguns lugares ideais para descansar no Brasil 

Rotina estressante, trânsito caótico, cobranças e muita preocupação: essa é a realidade de grande parte das pessoas que vivem nas grandes cidades. Viver essa rotina difícil durante o ano todo acaba gerando cansaço e uma necessidade de parar um pouquinho para renovar as energias e se livrar de vez do estresse.

E tem coisa melhor para levantar o astral do que viajar? Se for para um lugar tranquilo e aconchegante, então, ainda melhor! Reservar alguns dias na agenda para curtir as belas paisagens do Brasil é a alternativa perfeita para quem busca um momento de paz. Seja próximo da natureza ou em uma cidade com ares interioranos, por aqui opções de destinos não faltam. Confira nossa lista com 13 lugares para descansar no Brasil e aproveite suas próximas férias.

Chapada Diamantina – BA


A Chapada Diamantina, na Bahia, é uma proposta diferente para curtir o Nordeste. Um dos melhores destinos do ecoturismo no Brasil, é uma alternativa para fugir das praias e conhecer rios, lagos, cachoeiras, cânions e grutas. Uma opção é se hospedar na cidade de Lençóis, de onde partem diversos tours pela região. Veja outros dicas sobre a Chapada Diamantina.

Foto: Kennedy Silva /Wikimedia Commons

Mundaú – CE


Dentre os diversos encantos do Ceará está a praia de Mundaú, cenário do livro Iracema de José de Alencar. O local é cercado por dunas de areia em tons avermelhados. Com um passeio de barco é possível observar esse cenário paradisíaco em 360°. Uma dica é a descida de tirolesa que termina nas águas doces das piscinas naturais formadas pela maré baixa.

Foto: Gustavo Albano

Galinhos – RN


Uma vila de pescadores que ainda conserva características rústicas, ruas de areia e transporte feito por charretes. Essa é a atmosfera de Galinhos, no Rio Grande do Norte. Conhecida por ter um lindo pôr do sol que pode ser visto de um Farol, construído em 1931, é um lugar perfeito para descansar.   

Foto: NatalOnline.com

Santo Amaro – MA


Santo Amaro é uma pequena cidade com uma das lagoas mais bonitas do mundo. Mesmo com a infraestrutura turística menos desenvolvida, serve de base para acessar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Foto: Artur Warchavchik / Lençóis Maranhenses

Monte Verde – MG


A cerca de 160 km de São Paulo está Monte Verde. A charmosa cidade possui uma atmosfera europeia e conta com uma ótima infraestrutura para os turistas. Aproveite a cidade caminhando pela rua principal, a Avenida Monte Verde. Nela estão concentrados os principais restaurantes, lojas e bares da região, um passeio imperdível. Comer bem é uma das vantagens de visitar Monte Verde, que oferece gastronomia variada além de um delicioso e tradicional rodízio de fondue.

Foto: Prefeitura Municipal de Camanducaia MG

Península do Maraú – BA


Na Costa do Dendê, no sul da Bahia, a Península do Maraú é um santuário ecológico. Além das praias semi-desertas, se aventurar pelas trilhas e cachoeiras são outras atrações imperdíveis.

Foto: Márcio Filho / MTUR

Ubatuba – SP


Foto: Heitor Carvalho Jorge / Wikimedia Commons

Ubatuba é um lugar que parece diferente a cada visita. E não é para menos: são mais de 100 km de costa e 102 praias repletas de sol, areia branquinha, mar em tons de verde e azul e muita vegetação nativa. Durante a semana e em baixa temporada as praias não recebem tantos turistas, aumentando ainda mais o sossego e os dias para relaxar.

Reserva do Paiva – PE


Foto: Jjreservadopaiva / Wikimedia Commons

O condomínio Reserva do Paiva é um novo bairro no o município de Cabo de Santo Agostinho. Com edifícios de luxo, um hotel cinco estrelas, restaurantes e uma faixa de areia coberta por coqueiros nativos é um convite para descansar e se esbaldar no Nordeste brasileiro.

Nobres – MT


Foto: Sidney Michaluate / Wikimedia Commons

A pouco conhecida cidade de Nobres é um destino ideal para quem busca relaxar junto a natureza. O lugar é muito comparado com Bonito, mas com os preços muito mais acessíveis. A cidade preserva um clima de interior e as principais atrações estão concentradas no distrito de Bom Jardim. O local oferece cenários cinematográficos como rios de águas cristalinas, grutas e cachoeiras lindíssimas.  

Tiradentes – MG


Foto: Kelvin Martins / Wikimedia Commons

Uma cidade pequena, calma, com muita história e obras arquitetônicas. As atrações de Tiradentes estão concentradas no Centro Histórico da cidade. Tire um tempo para caminhar por suas ruas de pedra e conhecer todos os pontos turísticos, como o Largo das Forras e Igreja Matriz de Santo Antônio.  

Teresópolis – RJ


Foto: Matheus Camacho / Wikimedia Commons

Com um ritmo mais sossegado, charmosas pousadas nas montanhas e clima bucólico, Teresópolis é um destino convidativo para curtir a natureza e relaxar sem o agito da cidade grande. Para aqueles que estão com o orçamento mais apertado, oferece diversos campings e albergues.

São Miguel do Gostoso – RN


Foto: Otávio Nogueira / Flickr

Um vilarejo no meio da natureza, pouco explorado pelos turistas e com ar rústico, assim é a vila de pescadores de São Miguel do Gostoso. Praias semi-desertas, com ventos fortes que quebram um pouco o calor do Nordeste, são procuradas pelos amantes do windsurf e kitesurf. Com várias opções de pousadas e passeios imperdíveis – como as dunas petrificadas da praia de Tourinhos e o mergulho na praia de Perobas – farão você esquecer de olhar o relógio.  E o nome já diz tudo, né? São Miguel do Gostoso é um dos lugares imperdíveis para descansar no Brasil.

Praia de Paúba – SP


Foto: Rodrigo Almeida Fernandes / Wikimedia Commons

A praia de Paúba, localizada em São Sebastião, em São Paulo, é um local de refúgio longe da badalação típica do litoral paulista. Com areias fofas, um mar de águas claras e diversas casas de veraneio, pode ser a alternativa perfeita para curtir os dias de folga em um lugar onde o sossego e a paz imperam. Quer conhecer mais lugares para descansar em São Paulo? Confira nossas outras dicas sobre praias em São Paulo.

» 42 praias paradisíacas para conhecer no Nordeste
» 34 praias nacionais que valem toda a viagem
» 100 destinos para conhecer no Brasil
» 6 praias em Alagoas que você precisa conhecer

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Destinos internacionais baratos para viajar em fevereiro

Artigo anterior

Voos do Brasil para o Chile a partir de U$41 com a Sky Airline

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.