Viagem voluntária permite conhecer novos lugares e fazer o bem compartilhando habilidades e conhecimento 

Uma viagem vai muito além de conhecer lugares incríveis pelo mundo. Ao visitar um novo destino você acaba ampliando sua perspectiva sobre uma nova cultura e realizando uma troca de aprendizados e costumes.

Uma forma de tornar uma experiência ainda mais enriquecedora, seja no Brasil ou em outros países, é fazer uma viagem voluntária. Trata-se de uma viagem como qualquer outra, mas com um grande diferencial: você conhece novos lugares e, ao mesmo tempo, ajuda uma comunidade.

As possibilidades são diversas, como ajudar na reconstrução de um país ou no empoderamento de mulheres. Você pode escolher a causa com a qual mais se identifica e tornar seu passeio, além de uma experiência incrível, uma vivência repleta de significado.

Algumas agências são especializadas nesse tipo de viagem, como a Volunteer Vacations. Pioneira no segmento no Brasil, conta com roteiros para 20 países e mais de 30 perfis de projetos sociais. A empresa listou alguns roteiros para realizar uma experiência humanitária única.

Foto: Pixabay

Atividades educacionais no Haiti


O Haiti foi devastado por um terremoto em 2010 e desde então sofre para conseguir se reerguer. Mais de 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo maior terremoto que o país já vivenciou, além da devastação da infraestrutura frágil do país.

Através de uma ação na comunidade de Onaville, que nasceu após o terremoto e é classificada pela ONU como o maior campo de deslocados internos do país, os voluntários poderão levar atividades educacionais para crianças, professores e profissionais que ficam nos orfanatos – instituições extremamente carentes que abrigam grande número de crianças órfãs.

Preservação ambiental na Indonésia


A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação com características únicas e um país rico culturalmente. A Indonésia é composta pelo maior arquipélago do mundo, no entanto, o país não descarta corretamente o seu lixo – cidades pequenas chegam a produzir mais de 55 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, poluindo a atmosfera e o oceano.

Na ilha paradisíaca de Sumbawa, os voluntários podem participar de um projeto voltado para crianças que é focado na preservação do meio ambiente. O objetivo é incentivar o interesse das crianças pela preservação ambiental através de atividades de reutilização de resíduos sólidos para criar brincadeiras educacionais e lúdicas.

Projetos educativos na Ilha de Deus


Aproximadamente 2 mil habitantes vivem da pesca e do artesanato na Ilha de Deus, localizada em Recife. Através da ONG Saber Viver, os voluntários poderão atuar diretamente com os moradores da comunidade oferecendo oficinas para estimular a educação, a preservação ambiental e o empoderamento feminino.

Empoderamento feminino na Etiópia


A Etiópia é um dos países mais antigos do mundo e um dos únicos países do continente africano que sempre conseguiu manter a independência. O país possui diversos problemas sociais e seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um dos menores do planeta.

Os voluntários poderão incentivar o empoderamento feminino e a independência financeira atuando com as mulheres artesãs da tribo Bana, que confeccionam peças em barro e argila para serem vendidas como artesanato local.

Apoio a mulheres portadoras de HIV no Quênia


Atualmente, o Quênia é o 4° país mais afetado pela AIDS no mundo. Por conta do preconceito, muitas mulheres são abandonadas pelos maridos, separadas de seus filhos e afastadas da comunidade em que vivem. Em vários casos, elas são acometidas por depressão e diversos problemas psicológicos.

Por meio de ONGs que atuam em prol do empoderamento feminino, os voluntários podem colaborar com tratamento médico, acompanhamento psicológico e muita empatia. A luta diária das mulheres torna-se a luta de todos os envolvidos no projeto.

Foto: Divulgação/ Volunteer Vacations

+ Info
Volunteer Vacations
Tel.: +55 21 98913-2838
vv@volunteervacations.com.br
www.volunteervacations.com.br

» Descubra como viajar o mundo fazendo trabalho voluntário
» Como se preparar para uma viagem – Dicas que ninguém fala!
» Como ser voluntário na ONU e viajar apoiando causas pelo mundo
» Viajando o mundo como voluntário: viagem para o bem

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Como se preparar para uma viagem – Dicas que ninguém fala!

Artigo anterior

10 razões para conhecer a maior Torre Japonesa do Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.