Viajando do Brasil aos EUA de carro: conheça a história da Carretera Panamericana

Cruzar as Américas por terra não é um sonho exclusivo das últimas gerações. Mas, como fazer essa viagem em uma época em que os veículos são rústicos, os postos de gasolina são raros, não há praticamente estradas, mapas ou formas de comunicação com outros lugares?

A história por trás da expedição Carretera Panamericana pode ser uma prova definitiva de que não é de hoje que o espírito aventureiro aguça nossa vontade de viajar, mesmo que para isso seja necessário cruzar 27.631 quilômetros por terra.

O roteiro não poderia ser mais improvável: do Brasil até Nova York, nos Estados Unidos, a bordo de dois carros no modelo clássico Ford T. O primeiro veículo, denominado Brasil, fabricado em 1918, foi uma doação do jornal “O Globo”. O segundo carro do mesmo modelo, fabricado em 1925 e apelidado de São Paulo, foi doado pelo “Jornal do Comércio”.

Francisco, Leônidas e Mário Fava, já em terras colombianas por volta de 1931. Imagem: Museu Mário Fava / Acervo pessoal

Os cenários selvagens eram os mais surrais e inesperados da época: matas fechadas, rios, riachos, pequenos povoados, além de partes sinuosas da Cordilheira dos Andes (parte mais temida do roteiro) e paisagens inóspitas da Amazônia.

Com o transporte garantido e muita determinação, o trio formado por Leônidas Borges de Oliveira, Francisco Lopes da Cruz e o mecânico Mário Fava tiveram o orgulho de concluir essa aventura que aconteceu há mais de 90 anos atrás.

Matéria publicada no jornal O Globo informando sobre o começo da viagem. Imagem: Acervo/Reprodução

Mário Fava entrou na expedição por acaso, após a desistência do mecânico anterior, Henrique Pellicier. Depois de partirem, chegando em São Paulo perceberam a necessidade de um novo mecânico – peça indispensável para garantir o sucesso na viagem -, quando Mário Fava soube qual era o destino dessa expedição, logo se ofereceu para fazer parte do grupo.

Grandes expedições brasileiras: Carretera Panamericana

Essa grande viagem durou dez anos e teve início no dia 16 de abril de 1928. Depois de passarem por 15 países chegaram aos Estados Unidos por terra em 1938, concluindo o objetivo de criar uma rota para unir as Américas, uma das maiores viagens off road mundo.

Carretera Panamericana: mapa com o trajeto da viagem. Imagem: Museu Mário Faga

A trajetória dessa clássica expedição ficou mundialmente conhecida, inclusive prestigiada por Franklin Roosevelt, presidente americano da época e pelo próprio Henry Ford, criador da empresa automobilística. O magnata ficou tão encantado com a história que fez questão de encontrar os brasileiros nos Estados Unidos, parabenizar a viagem, além de propor a compra dos veículos por qualquer valor. Mas, como a missão ainda exigia o retorno para o mesmo ponto de partida, a compra não foi feita. No dia 5 de maio de 1938 o trio voltou para o Brasil embarcados em um navio, junto com os dois veículos utilizados na expedição.

Para quem deseja conhecer mais dessa incrível aventura, além de ver pessoalmente o Fort T apelidado de Brasil, um dos veículos utilizados na expedição, o Museu Mário Fava, localizado na cidade de Bariri, onde nasceu o excursionista Mário Fava, homenageia essa clássica expedição e traz ao público detalhes de uma das viagens mais incríveis da história brasileira.

Registro feito em Villazón, na Bolívia. Imagem: Acervo/Reprodução

Chegando na Colômbia 3 anos após a partida. Imagem: Acervo/Reprodução

Já em 1937, Leônidas sendo recebido em Chicago, nos Estados Unidos. Imagem: Acervo/Reprodução

Como ir para os Estados Unidos de carro

Leônidas Borges de Oliveira que serviu o exército em três estados brasileiros, ficou fascinado com as ideias do pan-americanismo no ano de 1925. Tempos depois, ainda como tenente, começou a planejar a viagem para unificar as Américas através de uma rodovia, permitindo ligar o Brasil aos Estados Unidos de carro. Em 1928 formou um grupo para fazer a primeira expedição que buscava essa façanha.

Tempos depois, outras pessoas já encontraram formas de como ir do Brasil para os Estados Unidos de carro em diferentes épocas. De qualquer forma, se esse é um desejo que você tem, saiba que alguns trechos podem ser complicados, visto que hoje em dia há algumas áreas de conflito.

» Como ir do Brasil aos Estados Unidos de carro?
» Veja os 100 lugares mais lindos para conhecer no Brasil
» Roteiro pelas cidades históricas de Minas Gerais
» Dicas de viagens: Road Trip para fazer no Brasil

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Viajar para o Peru: o que visitar em 8 dias de viagem

Artigo anterior

Conheça os 15 Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar