Fim de ano na Amazônia, viagem de vivência e renovação para quem quer fugir dos destinos comuns 

Junte seus amigos em um barco com passeios diários e paradas para mergulho. No cardápio coquetéis disponíveis 24 horas por dia, acompanhado de muito bate-papo e refeições típicas deliciosas sempre bem servidas. Inclua a Amazônia e a natureza intocável dessa parte do Brasil como o cenário perfeito para essa viagem. Essa é a experiência promovida pela AMZ Projects, uma agência do Pará especializada em viagens de vivência.

Nessa virada parte da nossa equipe foi cobrir uma viagem de fim de ano que acontece na Amazônia paraense pelo sétimo ano consecutivo. A viagem é uma daquelas trips dos sonhos que reúne pessoas do Brasil e do mundo todo durante 6 dias a bordo de embarcações típicas da região Norte, em um tour de quase uma semana. Um jeito diferente de conhecer e se encantar pelas belezas da Amazônia, fazer novas amizades e ainda curtir uma festa de réveillon exclusiva em uma praia deserta.

Parada às margens do Rio Arapiuns, na Ponta do Icuxi. Foto: Gustavo Albano

Durante todos os dias da viagem a embarcação segue navegando pela imensidão do Rio Tapajós e Rio Arapiuns, visitando algumas comunidades ribeirinhas com paradas estratégicas em igarapés de águas cristalinas, com passeios e trilhas na mata percorrendo a Floresta Nacional do Tapajós, além de outras paradas em praias paradisíacas e uma programação completa com direito a festa particular no meio desse paraíso paraense. O barco no estilo regional conta com acomodações que podem ser em rede ou em cabines privativas com todas as refeições e bebidas inclusas. A embarcação também é toda estilizada para receber os passageiros e deixar o ambiente ainda mais agradável e propício para dias incontáveis de festas.

A proposta que começou para ser apenas um encontro de amigos no Pará, hoje virou uma das atrações mais aguardadas para quem vai passa a virada do ano pelo estado, atraindo pessoas de vários lugares pra curtir essa experiência. O roteiro é completo e dedicado especialmente para quem quer aproveitar um fim de ano diferente, longe do agito, conhecendo vários cantos legais da Amazônia e do estado do Pará.

Parada no Igarapé da comunidade de Jamaraquá, na Floresta Nacional do Tapajós. Foto: Gustavo Albano

Os rios Tapajós e Arapiuns são repletos de praias e igarapés de águas cristalinas. Foto: Gustavo Albano

O local de embarque não poderia ser melhor, a viagem começa na vila de Alter do Chão, no município de Santarém, uma das principais atrações turística da região Norte, que serve como base e ponto de encontro dos viajantes que embarcam nessa experiência. A vila por si só já é um charme a parte, sendo conhecida mundialmente como o “Caribe Amazônico” – considerada também uma das praias mais belas do mundo.

Ilha do Amor, cartão portal de Alter do Chão. Foto: Gustavo Albano

A embarcação conta com dois andares, na parte inferior um espaço de convivência para servir café da manhã e as outras refeições, junto com a cozinha e duas cabines privativas. Na área superior concentra o redário, mais duas cabines e o bar ao ar livre com uma playlist animada com direito a carimbó e outras pérolas regionais. O bar também é onde todo mundo passa a maior parte do tempo enquanto navegamos, conversando e aprovando os drinks feitos em diferentes preparos. Cachaça de jambu, caipirinha de frutas e cerveja gelada são garantidas em todas as paradas e durante a navegação.

Em cada ano, além das paradas tradicionais em comunidades ribeirinhas, visita a artesãos, igarapés e praias desertas, também é escolhido um lugar diferente para passar a virada em uma festa exclusiva. Nessa edição o ponto escolhido para celebrar foi a Ponta do Icuxi, parada mais que agradável banhada pelo majestoso Rio Arapiuns. Além dos passageiros do barco, a comunidade local também participa da festa, junto com outros turistas de Alter do Chão que chegam na praia através de outras embarcações. Se interessou pela viagem? Veja os roteiros da AMZ Projects para essa e outras épocas do ano.

Trilha pela Floresta Nacional do Tapajós. Foto: Gustavo Albano

O barco também para em algumas comunidades ribeirinhas. Foto: Gustavo Albano

Os comunitários adoram interagir com os turistas. Foto: Gustavo Albano

Aos pés da vovó Sumaúma, na Floresta Nacional do Tapajós. Foto: Gustavo Albano

Começando os preparos para a virada de ano. Foto: Gustavo Albano

Barco do Projeto Saúde & Alegria na Ponta do Icuxi, no Rio Arapiuns. Foto: Gustavo Albano

Pôr do sol na Ponta do Cururu, pertinho de Alter do Chão. Foto: Gustavo Albano

» Lugares para conhecer em Alter do Chão
» Melhor época para conhecer Alter do Chão
» 17 fotos de Alter do Chão para se apaixonar de vez pela Amazônia
» Rota dos Rios: viagem de barco Belém x Santarém x Manaus

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Chapada das Mesas: conheça a Cachoeira do Santuário

Artigo anterior

Poço Azul encanta turistas na Chapada das Mesas no Maranhão

Artigo seguinte

Você pode gostar