Cheias de charme e cultura, as cidades australianas são destinos para todos os gostos e possibilidades; conheça alguns lugares que vão ajudar a escolher a próxima viagem

Um país de tamanho continental como a Austrália guarda grandes tesouros em suas terras. A lista de lugares fascinantes – com atrações mais incríveis ainda – é, praticamente, infinita! Já pensou em planejar sua próxima trip para lá? Boêmia, cangurus, praias, cachoeiras, montanhas, modernidade e muito mais: o país é diverso e, por isso, um lugar que merece ser visitado.

Sydney


Foto: SunflowerEY / iStockphoto

Logo à primeira vista, Sidney é apaixonante! A cidade é tão cheia de belezas e tem tantas coisas para fazer que é impossível de cansar dela. O clima descontraído, ensolarado, com muitas praias, museus e construções clássicas fazem com que o destino seja procurado por pessoas do mundo inteiro.

Cartão postal da região, a Ópera House é uma casa de espetáculos com design expressionista moderno. Além de assistir shows ou performances no local, também é possível fazer um tour para conhecer todo o interior da construção e entender toda a logística de seu funcionamento, conhecer as salas e palcos e, claro, a sua história.

Próximo da Ópera, a Sidney Harbour Bridge, ponte que liga o litoral norte ao sul, chama a atenção de quem visita à cidade. Não importa o ângulo que a pessoa esteja, a construção é linda, mas sua grande atração é o fato de que é possível fazer uma escalada – basta encarar os 1332 para ter uma vista inesquecível dos arredores.

É impossível falar de Sydney sem falar de suas praias. O mais legal é que, não importa o lugar em que o turista esteja hospedado na cidade, não é preciso ir muito longe para encontrar esses verdadeiros paraísos. Uma das melhores praias da cidade é a Bondi Beach, um lugar onde além de nadar, o viajante tem a oportunidade de fazer aulas de surf.

Uma das grandes alegrias de quem visita Sydney é que na cidade é possível comer bem e sem gastar muito. Apesar de não ter uma grande variedade de pratos típicos, é possível encontrar culinária do mundo inteiro. Mas poucas pessoas sabem que na Austrália são encontrados os melhores hambúrgueres do mundo – e os australianos amam tanto essa comida que costumam comê-la em qualquer refeição do dia -, por isso é possível encontrar hamburguerias espalhadas em todos os bairros da cidade. Não dá para voltar para casa sem provar um típico hambúrguer australiano.

Perth


Foto: f11photo / Shutterstock

Se Perth pudesse ser resumida em uma frase, certamente, seria: um lugar em constante mudança. A região é bastante isolada do restante do país (a cidade grande mais próxima, Adelaide, fica a mais de dois mil quilômetros de distância), mas isso não faz de lá um lugar monótono, muito pelo contrário, o local é cheio de vida. Apesar de não ser tão grande quanto as outras cidades da costa leste da Austrália, seus pontos turísticos fazem valer à pena se aventurar neste destino.

Uma caminhada pelo centro da cidade é a melhor maneira de começar a visita. A Bell Tower, um dos principais pontos turísticos da região, merece atenção especial, pois, com seu conjunto de 18 sinos que tocam músicas todos os dias, sua construção moderna contribui para a beleza da cidade. Dentro da torre há uma escada que leva ao seu topo – de onde se tem uma visão panorâmica de toda a região, com uma vista belíssima para o rio Swan –, uma área que conta a história dos sinos e, no térreo, um espaço onde os casais visitantes deixam cadeados com seus nomes para selar o amor.

Mas a melhor vista de Perth é a do Kings Park. O parque, com mais de 400 hectares, fica em uma área elevada da cidade, por isso, a vista lá de cima é digna de um cartão postal. Para terminar um dia, nada melhor que fazer um piquenique nos gramados, uma caminhada ao ar livre ou sentar para curtir o pôr-do-sol. O local também abriga o Jardim Botânico e o State War Memorial, um memorial em homenagem aos australianos que lutaram na Primeira Guerra Mundial.

Que tal pegar uma balsa em Perth e descobrir os segredos da Ilha de Rottnest? Passar um dia em uma praia de águas azul turquesa e areia branquinha é o que a maioria dos turistas buscam quando pensam nas férias. Na ilha, os visitantes têm a oportunidade única de conhecer os quokkas (pequenos marsupiais fofos que parecem sempre sorridentes e, por isso, se tornaram fenômenos quando o assunto são selfies na Austrália) e dar um mergulho de snorkel para ver de perto a vida marinha. O paraíso natural é um dos lugares mais lindos de todo o país.

Melbourne


Foto: Aleksandar Todorovic / Shutterstock

Segunda cidade mais populosa da Austrália, Melbourne foi eleita por sete anos consecutivos como o melhor lugar para se viver no mundo. Considerada a capital cultural do país, a região é cheia de opções de entretenimento e não pode ficar de fora da lista de “lugares para conhecer na Austrália“.

O principal cartão postal da cidade é Brighton Beach, uma praia com diversas casinhas coloridas – cenário de fotos para grande parte dos turistas -, que são, na verdade, casas de banho; com a mesma identidade arquitetônica (feitas em madeira e telhado de zinco), as construções cheias de estilo chamam atenção por conta de suas cores vivas.

A arquitetura da região é uma atração à parte. As casas antigas, que preservam até os dias de hoje os adornos em ferro forjado, são tão encantadoras que é impossível deixar de tirar fotos para guardar as imagens de recordação. Entre as construções clássicas não podemos nos esquecer do Shrine of Remembrance, um memorial e museu erguido em homenagem aos combatentes mortos durante a Primeira Guerra Mundial.

Quem gosta de fotos precisa conhecer a Hosier Lane, uma das ruas mais descoladas de Melbourne. Com grafites de todos os tipos, o beco é democrático, assim, qualquer artista pode passar por lá e contribuir com a arte de rua – basta fazer seu desenho e pronto!

Brunswick é um dos bairros mais interessantes de Melbourne e o melhor lugar para quem gosta de experimentar pratos deliciosos, beber bem e fazer compras. O ideal é separar um dia da viagem para explorar tudo que o local tem de melhor a oferecer.

Para conhecer um pouco mais sobe a cultura local, faça uma visita a State Library of Victoria. Localizada no centro da cidade, o local foi criado com o objetivo se ser um espaço de aprendizado e descoberta. A biblioteca possui mais de 2 milhões de livros e galerias gratuitas, mas uma de suas grandes atrações é o prédio imponente e seu gramado – um ótimo lugar, aliás, para descansar ou comer um lanche.

Brisbane


Foto: Lachlan Fearnley / Wikimedia Commons

Terceira maior cidade do país, Brisbane se destaca por ser a única com clima subtropical e provar que nem só de praia vive a Austrália. Na região, o turista consegue se aventurar em atrações imperdíveis e ainda fazer carinho e tirar fotos com alguns dos animais mais fofos da Austrália. Só por esses motivos, já dá vontade de fazer as malas e conhecer o local, não é mesmo?

Um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade é South Bank, um bairro onde os viajantes encontram inúmeras opções de coisas para fazer, como visitar museus, galerias, tomar uma cerveja, andar de bicicleta por um dos parques, etc. Ainda no bairro, precisamente a beira do rio que leva o nome da cidade, os viajantes não podem deixar de visitar a Wheel of Brisbane, roda-gigante que é símbolo de Brisbane, e uma praia artificial encantadora, onde as pessoas costumam pegar sol e tomar um delicioso sorvete.

Quem curte um passeio mais cultural precisa conhecer a GOMA (Gallery of Modern Art), a maior galeria de arte moderna e contemporânea do país, e o Queensland Art Gallery. As construções são um show arquitetônico à parte, mas por lá também é possível curtir a noite australiana tomando drinks deliciosos.

Para aqueles que não dispensam passar um tempo em meio a natureza durante a viagem, uma visita ao Kangaroo Cliff Point é imprescindível! Além de ter uma vista incrível – a melhor de toda a da região – do topo de um desfiladeiro, os amantes de aventura podem fazer rapel ou escalada pelos paredões rochosos, alugar um caiaque para navegar pelo rio.

Quando o assunto é comida, uma coisa é certa: em Brisbane se come muito bem. Isso porque há restaurantes de todos os tipos espalhados pela cidade, então, os turistas não têm muito problema em encontrar a culinária que mais agrada ao paladar. Entretanto, nada melhor do que completar todas as experiências em um novo país do que descobrindo sua culinária regional, certo? Na Austrália, a torta de carne é o prato mais comum, tanto que pode ser encontrado em todos os estabelecimentos, então, não deixe a cidade sem provar essa iguaria.

Gold Coast


Foto: Zstock / Shutterstock

Uma das cidades mais bonitas da Austrália, a Gold Coast é um dos lugares mais procurados pelas pessoas que sonham em conhecer à Oceania. A cidade é linda, cheia de praias, tem diversos parques, uma população receptiva e feliz e vida noturna muito animada, e com tantas atrações para viajantes de todas as idades é um dos grandes destinos do país.

O grande cartão postal é o Surfers Paradise, um bairro que possui uma praia que é a mais movimentada da região – com muitas lojas, restaurantes, bares e baladas -, ou seja, é um ótimo ponto de partida para quem quer se familiarizar com a cidade nos primeiros dias de viagem. É o lugar ideal para conhecer outros turistas, fazer caminhadas pelo calçadão e curtir todo o agito da noite de Gold Coast. Outra atração do local é o SkyPoint Observation Deck, um mirante de onde é possível ter uma visão panorâmica de toda a região, aliás, uma observação incrível para ser feita durante o dia ou noite.

Na maior parte das praias da região existem pessoas surfando e, não é para menos, pois a região é muito famosa internacionalmente por conta dos campeonatos de surf. Aqueles que não dispensam uma boa aventura e querem pegar uma onda, Snapper Rocks, Greenmount Beach e Broadbeach são os lugares ideais. Em dia de sorte, ainda é possível ver lindos golfinhos brincando no mar.

O Burleigh Heads National Park precisa estar no roteiro de viagem de quem quer conhecer as belezas naturais e fugir um pouco de todo o agito de cidade grande. O parque é um ótimo lugar para quem gosta de explorar trilhas, fazer simples caminhadas ou apreciar a paisagem.

Cairns


Foto: Bahnfrend / Wikimedia Commons

No Nordeste australiano, Cairns se destaca por ser uma região voltada para o turismo. O lugar é procurado, especialmente, por pessoas que amam se aventurar em meio a natureza, já que é o destino perfeito para observar todas as belezas da terra e do mar.

Para obrigatória para quem deseja conhecer a cidade, a Grande Barreira de Corais está na lista das Sete Maravilhas do Mundo e é Patrimônio Mundial da UNESCO, então é impossível ficar de fora do roteiro da viagem. Com mais de 2300 km – ou seja, maior que a distância entre os estados de São Paulo e Natal – e mais de três mil recifes individuais, a estrutura é composta por mais de 700 espécies diferentes de corais, de todas as formas e cores.

Para ver todo esse verdadeiro espetáculo marinho, os turistas podem optar por fazer um mergulho com cilindro ou snorkel. Quem não sabe nadar não precisa temer ficar de fora do passeio, pois existe a possibilidade de fazer um passeio em um barco com o chão de vidro e, assim, conferir a variedade de peixes coloridos, arraias, golfinhos, tubarões e tartarugas. Não importa a forma como ele será feito, mas, com certeza, esse é um dos passeios mais inesquecíveis para os viajantes!

Com tantas opções de atividades, às vezes fica até difícil escolher qual a próxima área a ser visitada. Em Esplanade, uma das regiões mais bacanas de Cairns, os turistas têm a opção de fazer uma série de coisas: comer nos restaurantes espalhados pela orla, se encantar com as belas vistas do mar, visitar o Cairns Explanade Lagoon para fazer um delicioso piquenique ou nadar sem precisar se preocupar com as águas vivas e crocodilos que assustam alguns lugares da região.

Muitas pessoas sonham em chegar bem perto de animais ferozes, como um tubarão. Durante a visita na cidade isso pode se tornar realidade, basta uma visita ao Cairns Aquarium, um lugar desenvolvido especialmente para que os visitantes possam interagir com a fauna e flora marinha australiana.

Por falar em comida, na Austrália a gastronomia tem forte influência de outros países, mas também alguns pratos típicos e exóticos; na cidade, existem alguns restaurantes de cozinha australiana cuja especialidade são carne de canguru e sanduíche de crocodilo. Duas iguarias que, com certeza, precisam ser provadas durante a estadia.

Quem busca conhecer as opções culturais da cidade precisa conhecer o Cairns Museu, o melhor lugar para entender a história local, e o CoCA (Centro de Artes Contemporâneas de Cairns).

Darwin


Foto: Daniela Constantinescu / Shutterstock

Localizada na região que vai da linha costeira ao Outback, que é a parte – de areia vermelhada – desértica do país, Darwin é um local com ótima infraestrutura, diversidade cultural, praias e natureza com vida selvagem impressionante. Com tantas atrações diferentes, a cidade tem atraído cada vez mais turistas.

Durante o verão, uma das áreas mais badaladas é o Darwin Wharf Precinct. Situada à beira-mar, o espaço conta com uma enorme variedade de bares e restaurantes para se deliciar e refrescar durante a estadia. O local também conta com alguns espaços de banho onde o turista tem acesso a piscinas e lagoas, ótimos para curtir os dias mais quentes.

O Litchfield National Park, um parque com floresta tropical, piscinas naturais e cachoeiras é o passeio ideal para relaxar. Depois de nadar nas águas cristalinas para refrescar o corpo, o viajante precisa conhecer os gigantes cupinzeiros, fazer um passeio de barco pelo rio Adelaide – os crocodilos que habitam as águas são impressionantes – e assistir ao pôr-do-sol para finalizar o dia da melhor maneira possível.

Conhecer o Museu Darwin Aviation é o tipo de passeio para todos, sejam crianças ou adultos, pois o lugar possui um acervo admirável com veículos enormes. Além disso, o local também é perfeito para os curiosos que quiserem saber sobre a história e pioneirismo da cidade no mundo da aviação.

» Viena é eleita melhor cidade do mundo para se viver
» A Grande Barreira de Corais um dos destinos mais visitados da Austrália
» Parque na Austrália oferece experiência de nadar com crocodilo de 5 metros

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Veja as 10 cidades mais bonitas para visitar no Rio de Janeiro

Artigo anterior

Veja as 8 cidades mais bonitas para visitar na Holanda

Artigo seguinte

Você pode gostar