O túmulo foi encontrado ao sul do Cairo, na necrópole de Saqqara, e sua pintura está praticamente intacta

Uma tumba egípcia de 4 mil anos foi descoberta recentemente no Egito. Além do valor histórico incalculável, algo chamou ainda mais a atenção dos pesquisadores: sua pintura está praticamente intacta, como se tivesse sido feita recentemente.

O túmulo, que foi encontrado ao sul do Cairo, na necrópole de Saqqara, tem o formato de L e inclui um pequeno corredor que leva à antecâmara. As fotos liberadas pelos arqueologistas revelam o tom vivo das cores extremamente bem conservadas.

Foto: Divulgação

Relação com a realeza 


De acordo com Mohamed Mujahid, que comandou a equipe de escavação, a tumba pertenceu a um nobre conhecido por Khuwy, da Quinta Dinastia egípcia, que ocorreu do século 25 a 24 a.C.. O túnel de entrada, que é uma característica das pirâmides, e a câmara com diversas pinturas em relevos coloridos indicam uma associação à realeza.

Foto: Divulgação

Tudo leva a crer que Khumy teria alguma relação com o faraó Djedkare Isesi, que reinava na época e cuja pirâmide se encontra bem próxima ao local da descoberta. Dentro do túmulo, além da múmia de Khumy também foram encontrados canopos, vasos utilizados para guardar as vísceras embalsamadas durante o processo de mumificação.

Incentivo ao turismo


Com a intenção  de revitalizar o turismo no país, a cerimônia de abertura do sítio arqueológico foi realizada pelo Ministro das Antiguidades, Khaled al-Enanii, e contou com a presença de embaixadores de outros países e até mesmo atores, como a conhecida atriz egípcia Yosra.

Além do incentivo ao turismo, a descoberta também será de extrema importância para coletar mais informações sobre a dinastia de Djedkare Isesi.

» Egito: Mayfair Cruises oferece cruzeiros pelo Rio Nilo
» Dicas de turismo no Cairo
» Israel: descubra a beleza exótica da Terra Santa
» Tumbas de 3500 anos são abertas para visitação no Egito

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Quatro novas rotas turísticas são anunciadas em Cusco, no Peru

Artigo anterior

Trilha para pessoas com deficiência física e visual é inaugurada no Chile

Artigo seguinte

Você pode gostar