Estudar no exterior: há diferentes tipos de programas de intercâmbio, seja para quem deseja estudar e trabalhar, fazer uma graduação ou um curso de férias

Fazer um intercâmbio vai muito além de aprender um novo idioma. É claro que o vocabulário, a conversação e o entendimento de uma nova língua são amplamente aprimorados durante a experiência, mas definitivamente não é só isso.

Um intercâmbio permite estar em contato com novas culturas, lugares, atividades e pessoas, possibilitando ampliar o conhecimento em um ambiente repleto de novidades. Além disso, é o momento ideal para fazer novas amizades e levar na bagagem muito conhecimento e, claro, momentos inesquecíveis.

Ao contrário do que muitos pensam, há diversos tipos de intercâmbios, em vários países e para todas as idades: cursos de férias, oportunidades exclusivas para adultos e intercâmbio na graduação são algumas opções de programas que incluem variadas atividades para diferentes perfis e objetivos.

Tipos de intercâmbio para estudar no exterior. Foto: Unsplash

Não importa a fase da sua vida, sempre haverá um tipo de intercâmbio ideal para o momento – e todos eles incluem muito aprendizado. Conheça alguns desses programas:

Tipos de Intercâmbio – Intercâmbio e curso de férias

intercâmbio de férias é a opção ideal para quem tem pouco tempo, mas muita vontade de estudar fora do país. Além de serem programas de curta duração, os intercâmbios de férias são também os mais econômicos. Seja para crianças ou adultos, as férias podem se tornar o momento perfeito para aprender um novo idioma e aproveitar muito o destino escolhido.  

 No caso de crianças e adolescentes, é possível conciliar as aulas de idioma com diversas atividades divertidas que permitem aprimorar e desenvolver o aprendizado, como passeios culturais, esportes, aulas de teatro e até mesmo música. Uma outra opção segura para os alunos menores de idade, são os intercâmbios em grupo oferecido por algumas empresas no Brasil. A agência World Study, por exemplo, cria viagens em grupo para adolescentes acompanhadas por um group leader da agência – um brasileiro maior de idade que conhece tudo sobre o país visitado. 

Já para os adultos, a oferta de atividades também é extensa. Há a possibilidade de aprender o idioma e incluir, além de passeios, cursos que podem melhorar o currículo em áreas específicas como fotografia, business, TI, marketing, empreendedorismo, cinema, gastronomia entre outras.

Para quem tem vontade de aproveitar as férias para estudar um novo idioma, mas não quer abrir mão de passar um tempo com a família, existe a possibilidade de programas familiares de intercâmbio. Nesta opção, cada pessoa recebe as aulas de acordo com seu nível de inglês e os passeios são realizados em conjunto.

Tipos de intercâmbio para estudar no exterior. Foto: Unsplash

Tipos de Intercâmbio – Intercâmbio na graduação

Se você está estudando em alguma faculdade no Brasil, mas sonha em se graduar no exterior, existem diversos programas de intercâmbio com foco universitário, seja na graduação ou na pós-graduação.

intercâmbio na graduação amplia as oportunidades com um diploma internacional. Um bom currículo com experiências acadêmicas em outro país abre as portas para o mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto no exterior.

Além disso, algumas universidades estrangeiras possuem uma estrutura fora do comum que parecem verdadeiras cidades, repletas de bibliotecas, laboratórios, espaços arborizados, equipamentos de última geração, piscinas e centros poliesportivos.

Sem falar que o intercâmbio na graduação possibilita o convívio social com pessoas de diversas partes do mundo, permitindo vivenciar novas culturas, costumes, aprendizados e fazer contatos para o resto da vida, tanto com outros alunos quanto com professores.

Lugares como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Canadá e Holanda possuem excelentes universidades com oportunidades de bolsas de estudo e uma ótima estrutura para receber estudantes de outros países. Algumas agências de intercâmbio, como a World Study, realizam toda a burocracia e ajudam quem quer cursar uma graduação no exterior, mas não sabe por onde começar.

Tipos de Intercâmbio – Como fazer intercâmbio na meia idade?

A ideia de que intercâmbios foram feitos apenas para adolescentes ou jovens ficou no passado. Atualmente, cada vez mais pessoas de meia idade realizam programas de intercâmbio voltados para quem já passou dos 30, 40, 50 e até 60 anos.

Escolas de vários países oferecem programas voltados especificamente a quem deseja aprimorar ou aprender um novo idioma, realizar um antigo sonho ou até mesmo para aqueles que estão pensando em mudar de carreira. Há também pessoas que já dominam alguns idiomas e querem aprender novas línguas.

Não importa o objetivo, o fato é que as escolas estão oferecendo programas de intercâmbio na meia idade em diversos países e com diferentes atividades que vão desde passeios culturais, como literatura, arte, música e até gastronomia.

Mas o intercâmbio na meia idade compensa? Compensa e muito. Além do aprendizado, que é bem-vindo em qualquer momento da vida, essa experiência é é ideal para sair da zona de conforto, viajar mais, aumentar o repertório cultural e criar oportunidades de networking.

Tipos de intercâmbio para estudar no exterior. Foto: Unsplash

A fluência em outra língua e a experiência internacional também agregam muito ao currículo profissional e geram uma melhor aceitação do mercado de trabalho, tanto no Brasil quanto lá fora. É uma oportunidade para se renovar por completo, uma vez que a experiência mudará sua forma de ver o mundo e se atualizar.

Algumas instituições pelo mundo voltadas a intercambistas adultos oferecem, inclusive, aulas com o intuito de se destacar profissionalmente, em áreas como empreendedorismo, dicas para aprimorar o currículo e como se comportar em uma entrevista de emprego em inglês.

Seja durante o colégio, na faculdade ou na vida adulta, não existe um momento ideal para fazer um intercâmbio: a hora certa pode ser agora. A World Study, agência especializada em intercâmbios, está presente em todos os continentes e oferece todos os tipos de intercâmbio em mais de 60 países. Animou com a ideia? Escolha o seu próximo destino, veja qual o programa mais se adequa ao seu perfil e aproveite essa nova experiência.

+ Info
World Study
www.worldstudy.com.br

» Intercâmbio na Irlanda com trabalho e estudo
» Qual é o custo de vida na Irlanda para estudantes?
» Quais são os países que brasileiros podem trabalhar e estudar?
» Brasileiros podem conseguir bolsa de estudos nos Estados Unidos

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Hotel será inaugurado dentro do Palácio de Versalhes

Artigo anterior

Grupos de intercâmbio para pessoas com mais de 50 anos

Artigo seguinte

Você pode gostar