Localizada na região da Úmbria, vizinha da Toscana, a charmosa Spello é um verdadeiro jardim a céu aberto

A Itália é um paraíso para os apaixonados por flores. Por todas as partes do país elas surgem das formas mais inusitadas, seja nas sacadas pelas casas, nas ruas ou enfeitando longos tapetes de pétalas durante celebrações.

No entanto, uma cidadezinha em particular apresenta cenários floridos ainda mais encantadores. Trata-se de Spello, na província de Perugia, região da Úmbria. Rodeada pelo Monte Subasio, a comuna fortificada é praticamente um jardim a céu aberto, com flores e plantas de todos os tamanhos e cores que contrastam com suas casinhas de pedra medievais. Não é à toa que a pequena comuna foi eleita como uma das cidades mais bonitas da Itália.

Foto: Guia Viajar Melhor

Caminhar por suas ruas sem direção revela uma surpresa a cada passo, já que praticamente todos os lugares são floridos e decorados com extremo bom gosto e delicadeza. Não há nada exagerado ou que dê a impressão de um cenário “fake”, feito para agradar, pelo contrário: o que se vê são moradores apaixonados pelas mais variadas espécies de plantas, que amam enfeitar sua cidade e alegrar os visitantes.

Spello e suas celebrações florais

Quem sair caminhando por Spello vai notar que algumas ruas – as mais floridas – exibem uma plaquinha indicando um número. Isso acontece porque em julho, a cidade promove o “Finestre, balconi e vicoli fioriti”, ou “Janelas, sacadas e becos floridos”, uma premiação que elege os lugares mais enfeitados e floridos da cidade. Numa espécie de competição, os moradores se reúnem para entregar as mais encantadoras possibilidades, o que torna a cidade um prato cheio aos turistas, especialmente para belos registros fotográficos.

Foto: Guia Viajar Melhor

Foto: Guia Viajar Melhor

Outra manifestação que possui as flores como protagonistas acontece todos os anos no nono domingo após a Páscoa. A chamada Infiorata del Corpus Domine, uma tradição desde 1831, faz com que moradores adornem as ruas e calçadas de Spello com pétalas, formando os mais incríveis desenhos. Alguns desses tapetes coloridos chegam a alcançar mais de 50 metros de comprimento, atraindo diversos visitantes à cidade. Este é o período do ano em que o município fica lotado, chegando a receber mais de 80 mil visitantes em um único fim de semana.

Foto: Guia Viajar Melhor

O que fazer em Spello

Spello é uma cidade pequena, mas reúne restaurantes e lojinhas charmosos que agregam ainda mais encanto à cidade. Não é necessário reservar um dia todo para conhecer esta bela comuna italiana, algumas horas de caminhada serão suficientes para se deslumbrar com seus encantos florais.

No entanto, reserve parte do passeio para conhecer parte de sua história, já que a cidade guarda muitos monumentos romanos e medievais preservados, como as fortificações Porta Consolare e Porta di Venere datadas do século 1 a.C.

Foto: Guia Viajar Melhor

Ainda há várias obras interessante para ver, como os belos afrescos de Pinturicchio na Igreja de Santa Maria Maggiore, a mais importante da vila, construída em 1159. A Pinacoteca de Spello também preserva belas obras de arte produzidas entre os séculos XIII e XVIII, além de joias, tecidos, objetos sagrados e a urna de São Félix, padroeiro da cidade.

Como chegar em Spello

Você pode visitar Spello de carro ou de trem. De Florença, Assis ou de Roma há opções de trem que passam por Spello. Da estação até a cidade fortificada basta uma caminhada de aproximadamente 15 minutos.

Se for de carro, de Roma, pegue a Autoestrada A1 (conhecida como Autostrada del Sole) na direção norte, sentido Florença. Pegue o acesso em direção a Perugia, no trajeto que leva a Assis e Foligno. Spello é a última saída antes de alcançar Foligno.

Foto: Guia Viajar Melhor

Parece complicado, mas com o GPS o caminho é bem tranquilo e bonito, aproveite para apreciar a paisagem cercada por verde. Como a cidade histórica se encontra dentro da zona de tráfego limitado, uma dica é estacionar o carro para fora dos muros e sair caminhando.

Leia também:

» Bate e volta para Assis partindo de Roma
» Dicas para planejar sua primeira viagem à Itália
» Veja as 12 cidades mais bonitas para visitar na Itália
» Roteiro de 3 dias na Toscana usando Florença como base

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Le Hameau de la Reine, o encantador refúgio de Maria Antonieta em Versalhes

Artigo anterior

Resort all inclusive em São Paulo: Club Med Lake Paradise

Artigo seguinte

Você pode gostar