Dúvidas para elaborar seu roteiro pela Itália? Temos 4 sugestões para você escolher e se encantar em uma primeira viagem a um dos países mais encantadores do mundo

De norte a sul, a Itália concentra algumas das mais belas e charmosas cidades do mundo. É por isso que quem viaja ao país pela primeira vez encontra dificuldades em elaborar um roteiro que contemple as mais incríveis possibilidades, sem deixar nada escapar.

Conheça 4 sugestões de roteiros para fazer pela Itália e se encantar com cada pedacinho da bota mais charmosa do mapa mundi.

Roteiro na Itália – Clássico

Milão, Veneza, Florença e Roma

Foto: Pixabay

Este roteiro na Itália é para quem deseja condensar as mais famosas cidades italianas em uma só viagem, passando por algumas das principais regiões do país. Bem completo, ele também contempla diversos pontos turísticos incríveis e pode ser facilmente percorrido começando por Milão e terminando em Roma ou vice-versa.

Milão, localizada ao norte da Itália e próxima à Suíça e França, é conhecida como a capital da moda e design italiano. Mas a cidade não se resume somente ao mundo fashion: há muitas atrações históricas e culturais, com destaque para o Duomo de Milão, uma das mais belas catedrais góticas do mundo, e a Pinacoteca di Brera, um dos mais importantes museus italianos.

Seguindo a rota está a encantadora Veneza com suas ruelas, canais e vielas repletas de charmosos labirintos. Na cidade, imponente a Piazza San Marcos é capaz de arrancar suspiros de qualquer um. Vale a pena conhecer também Basílica e o Campanário de São Marcos e a Torre do Relógio, além de realizar o clássico passeio de gôndola.

Seguindo para o sul do país é hora de conhecer Florença, capital da região da Toscana, e se encantar com as paisagens surreais que despontam no horizonte junto a um riquíssimo acervo histórico e cultural. O gigante Duomo Santa Maria del Fiore, a principal catedral da cidade, e a Ponte Vecchio, são grandes símbolos fiorentinos.  Na cidade também se encontram alguns dos principais museus do país e do mundo, Galeria Uffizi e a Galeria Accademia, onde se encontra o imponente David de Michelangelo.

Por fim, a capital Roma fecha este roteiro na Itália com chave de ouro.  A cidade conta com inúmeras atrações a céu aberto, com museus, monumentos e milhares de anos de história espalhados por cada esquina. Entre eles estão o fabuloso Coliseu, o Fórum Romano, a estonteante Fontana di Trevi e, claro, o Vaticano e seus tesouros artísticos e históricos de valor inestimável.

Roteiro na Itália – Charme e cultura

Florença, Pisa, Siena, Montalcino e Arezzo

Foto: Pixabay

Para os entusiastas de arte, cultura, natureza, vinho e edificações históricas, uma ótima opção de roteiro para uma primeira viagem à Itália é descobrir as belas cidades que fazem parte da Toscana, uma das regiões mais charmosas do país. Nada melhor que iniciar o roteiro na Toscana por Florença, capital da região, e absorver toda a arte e cultura da cidade que foi o berço do Renascimento.

Lá é possível visitar lugares imperdíveis como a Galeria Uffizi, um dos mais importantes museus do mundo, e a Galeria Accademia, onde você poderá conferir o famoso David de Michelangelo, símbolo máximo da cidade. Ainda em Florença é impossível não se impressionar com a imponente Duomo Santa Maria del Fiore, a principal catedral da cidade e com a Ponte Vecchio, outro grande símbolo que atravessa o Rio Arno.

Outro destino imperdível para conhecer nesta região italiana é Pisa. A cidade natal de Galileu Galilei reserva muita história e beleza, como a Catedral de Santa Maria Assunta, do Batistério de San Giovanni, o Camposanto, e, claro, a famosa Torre de Pisa. Se você desejar, poderá registrar a famosa foto simulando “segurar” a torre.

Outra cidade para incluir nesse roteiro na Itália é Montalciono, no Vale D’Orcia, ideal para quem ama degustar um bom vinho. A comuna medieval fortificada é muito charmosa, por isso vale caminhar por usas ruas de pedra e se deslumbrar com as casinhas, igrejas e restaurantes do local. A cidade também possui diversas enotecas para quem desejar provar o famoso Brunello, considerado um dos melhores vinhos do mundo, que nasceu ali.

Por último e não menos importante, vale a pena conhecer a encantadora Arezzo, cidade onde foi filmado o longa A Vida é Bela, de Roberto Benigni. Uma dica é sair andando para reconhecer diversos cenários do filme durante o passeio.

Roteiro na Itália – Romântico e sofisticado

Costa Amalfitana e Capri

Foto: hozinja / Flickr

Para quem busca paisagens cenográficas, uma atmosfera romântica e muita sofisticação, um roteiro na Itália combinando a Costa Amalfitana e Capri é a opção ideal. Localizada no sul do país, mais especificamente no litoral da Campânia, a Costa Amalfitana consta como Patrimônio Mundial da Humanidade e oferece mais de 60 quilômetros de costa cercada por estradas sinuosas e um mar incrivelmente azul.

Ao longo das estradas à beira dos precipícios se encontram belas cidadezinhas que apresentam vistas incríveis e ótima praias, além de restaurantes charmosos com suas mesinhas externas. São treze cidades que compõem a Costa Amalfitana, sendo Sorrento uma das maiores. Assim como as demais, possui muitas subidas e descidas ideais para um passeio a pé e vistas deslumbrantes

Positano é a cidade que exibe as paisagens muitas vezes usadas em imagens de divulgação da região, repleta de ruelas, becos e sacadas floridas que chegam a emocionar. Já Almalfi é uma cidade portuária bem importante do Mediterrâneo e exibe edificações históricas como a belíssima igreja Duomo di Sant’andrea.

Quase todas as cidades da Costa Amalfitana disponibilizam acesso até Capri por meio de barcos que partem diariamente com destino à ilha.  Destino cobiçado e sofisticado desde a época dos imperadores, Capri exibe uma paisagem acidentada, com subidas e descidas, e ruas que exibem as mais conhecidas marcas de lojas. Um passeio imperdível é realizado de barco, contornando a ilha, e fazendo uma parada estratégica na Gruta Azul, uma cavidade natural com aproximadamente 60 metros de comprimento e 25 de largura cuja água possui um tom de azul transparente com reflexos prateados.

Roteiro na Itália Fuja do óbvio

Alberobello, Polignano a Mare, Matera e Craco

Foto: guldem / Flickr

Esta é uma sugestão de roteiro para quem deseja fugir do lugar comum e explorar lugares diferentes em uma primeira viagem para a Itália. O sul do país revela paisagens belíssimas que fogem do circuito turístico convencional e vão além das famosas Costa Amalfitana, Sicília e Sardenha. Quem deseja conhecer uma Itália bastante autêntica, menos disputada por turistas e repleta de história, deve considerar um roteiro pelas regiões da Basilicata e da Puglia.

A Puglia tem nada menos dos três sítios classificados como Patrimônios da Humanidade pela Unesco, sendo que o mais visitado deles é Alberobello. A cidade tem como atração principal charmosas casinhas brancas de calcário com telhado em formato de cones, conhecidas como trulli. Atualmente, essas curiosas edificações de origem misteriosa foram transformadas em restaurantes e lojinhas, criando uma atmosfera muito charmosa e bastante peculiar.

Na mesma região também está Polignano a Mare, um vilarejo medieval à beira do mar Adriático e ainda pouco explorado por brasileiros. O local apresenta águas incrivelmente azuis rodeadas por casinhas brancas posicionadas em cima de falésias gigantes.  A cidade ainda reúne mais de 80 grutas, sendo a mais famosa delas a Gruta Palazzesse, que abriga um restaurante e um hotel com vistas de tirar o fôlego.

Ainda no sul do país está a Basilicata, uma região igualmente pouco conhecida por turistas brasileiros, mas que revela lugares impressionantes como a fantástica Matera. A cidade, declarada Capital Europeia da Cultura em 2019 e que também é Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, ficou conhecida como “cidade subterrânea”, já que foi praticamente escavada na borda de um desfiladeiro rochoso. Além de ser um dos locais mais antigos do mundo já habitados pelo homem, ainda preserva as conhecidas como “sassi”, cavernas onde as pessoas moravam em condições precárias até a década de 50.

Na Basilicata ainda vale programar uma visita a Craco, uma cidade medieval fantasma totalmente inabitada, abandonada em 1975 por conta de um deslizamento de terra. Atualmente, o local foi transformado em destino turístico e se tornou um interessante museu ao ar livre, sem dúvidas um ponto repleto de mistérios e belezas que merece uma visita para quem planeja conhecer a Itália.

Receptivo na Itália

A agência Elmocar é especializada em receber brasileiros na Itália, fornecendo todo o suporte antes e durante a viagem. A empresa também disponibiliza uma equipe que fala português e uma frota moderna de carros, realizando os melhores tours e roteiros por todo o país.

+ Info:

Elmocar
Guia em português na Itália
Tel: +39 06 52 27 92 15
WhatsApp: +39 346 754 55 18
Site: www.elmocar.com

 Leia também:

 » Conheça as principais regiões da Itália e suas atrações turísticas
» 11 cidades apaixonantes para visitar na Itália
» Viagens de trem pela Itália: como ir e outras dicas
» Dicas sobre aluguel de carro na Itália preços e burocracia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Parque temático de dinossauros chega a Olímpia, no interior de SP

Artigo anterior

México: conheça os cenários paradisíacos da Riviera Maya

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.