Roteiro pela Grécia: Atenas e Ilhas Gregas na mesma viagem

Conheça as belezas naturais e históricas do berço da civilização ocidental

Berço de uma das civilizações mais antigas da humanidade e grande responsável por toda cultura ocidental, visitar a Grécia é se deparar com alguns dos patrimônios mais bonitos da humanidade e se deslumbrar com paisagens naturais riquíssimas. Entre as contribuições dos gregos estão grande parte de nossa filosofia, artes, esculturas e até mesmo os Jogos Olímpicos. Hoje, parte da União Europeia, a Grécia é um dos destinos mais procurados do Mar Mediterrâneo, com praias e ilhas de intensa beleza geográfica e arquitetônica.

Ao longo da história o país foi de um grande Império, passando a ser parte do Império Romano, sendo uma das principais regiões do Império Bizantino, acabou ocupada pelo Império Otomano por séculos, até sua independência em 1830. Tantas fases diferentes impactaram na arquitetura e resultaram em belos sítios históricos, que espalham-se pelo país, principalmente em sua capital, Atenas e nas várias ilhas que compõe a nação.

Mas não se preocupe, é possível planejar uma viagem que te mostre as principais atrações da Grécia e das ilhas gregas. Começando pela ida à capital, como não há voo direto do Brasil para a cidade, a dica é pegar um voo que tenha uma escala e depois seguir para Atenas. Chegando lá, você pode estranhar um pouco o fato do alfabeto do país ser bem diferente do nosso. Para quem não fala nada em Grego, e como no país nem todo mundo fala inglês (e muito menos o português), a sugestão é tentar encontrar um guia turístico, que você pode conseguir no próprio guichê de informações no aeroporto, como contratar um guia particular que fale português e te ajude a transitar melhor pela cidade.

Entre os pontos turísticos que valem sua visita, começamos destacando a Rocha Sagrada da Acrópole, um monumento erguido no século V a.C. aos deuses gregos. Representando o farol iluminado da civilização clássica, o local é o lar de famosas construções como Partenon e o Erecteion e estão assentada no topo de uma rocha de 490 metros a cima do mar. De lá é possível ter uma vista panorâmica de toda a região.

O Paternon, templo dedicado à deusa grega Atena, foi construído por Péricles, governante da cidade e é um do pontos turísticos mais conhecidos do país. Emblema da arquitetura grega, a construção sobreviveu ao longo dos séculos e é um dos mais importantes sítios arqueológicos do ocidente.

A sudeste da Acrópole, em uma distância de 15 minutos de caminhada, o visitante pode apreciar o templo dedicado ao Deus do Olímpio, Zeus. Considerado o maior da Grécia antiga, sua construção teve início em 515 d.C. e foi concluída durante a ocupação romana do país. Das 104 colunas originais, 15 ainda permanecem em pé, mostrando um pouco do esplendor do templo no passado. Cada coluna de mármore tem mais de 17 metros de altura. A noroeste do templo, ainda é possível apreciar o Arco de Adriano, com 18 metros de altura, erguido em homenagem ao imperador Adriano em 131 a.C.

Localizada no centro de Atenas, a praça mais famosa da cidade leva o nome da Constituição que o rei Oto I foi forçado a aceitar, Syntagma. Nos dias de hoje tem um importante papel politico, sendo um dos destinos principais de protestos da população ateniense. Parada obrigatória por estar rodeada dos principais monumentos da cidade, lojas, restaurantes e cafés. Saindo do Templo de Zeus, a praça Syntagma fica há apenas 2,5 km, uma caminhada de 15 minutos.

Considerada a melhor vista de Atenas, o Monte Licabeto, uma formação de calcário que se ergue 277 metros acima do nível do mar, o passeio é ideal para encerrar o dia com um belíssimo pôr-do-sol. Ele fica distante 30 minutos da Praça Syntagma a pé, em uma distância de 3,5km, mas também pode ser acessado por um passeio de funicular.

Foto: via Flickr – chaletaria

Foto: Travel Expert

Foto: Javier1949

Onde comer em Atenas

Aleria

Uma boa opção para experimentar a comida grega e mediterrânea é o restaurante Aleria. Com menus à la carte e degustação, fica localizado em Metaxourgeio, é considerado um dos melhores restaurantes da capital grega. Combina um ambiente luxuoso com comidas caseiras e tradicionais, feitas sempre com ingrediente frescos.

Tudor Hall

Priorizando ingredientes sazonais, o Tudor Hall é a excelência da cozinha moderna e criativa da Grécia. O restaurante é especializado em receitas usando vegetais e tem capacidade para 40 pessoas na área interna e 30 na área externa. O restaurante fica localizado perto da praça Syntagma, no Hotel Rei George.

Dinner In The Sky

A proposta do restaurante – suspenso no ar – tem tudo a ver com seu nome, em português Jantar no Céu, fica no centro de Atenas e oferece, além do cardápio que mistura pratos modernos e tradicionais da cozinha grega, uma vista a uma altura de 50 metros da cidade. O cardápio é constituído de cinco pratos, e, por meio de uma plataforma, as mesas vão girando lentamente, proporcionando diferentes pontos de vista de Atenas, incluindo a Acrópole iluminada, durante as noites.

Onde se hospedar:

Electra Metropolis

Muito bem localizado, mais especificamente a 200m da praça Syntagma, o hotel oferece serviços de spa, piscina externa e piscina interna e é reconhecido por sua excelência em atendimento 5 estrelas.

Royal Olympic Hotel

Para uma experiência única, o Royal Olympic é um hotel familiar, que fica em frente ao Parque Nacional e ao Templo de Zeus. No topo do hotel está a grande atração, o Roof Garden, um espaço com restaurante e bar com vista privilegiada das principais atrações da cidade. Além disso, o pool bar é um oásis reservado para os hóspedes, com atmosfera relaxante.

St George Lycabettus

Hotel boutique localizado no bairro Kolonaki, perto do centro e de estação de metrô. É reconhecido pelo serviço personalizado e por seus andares temáticos, com exposição variadas da cultura grega. São oito categorias entre apartamentos e suítes, sendo que a maioria das acomodações possuem varanda.

Incluindo as Ilhas Gregas

Depois de aproveitar a história de Atenas, as mais de seis mil ilhas do litoral grego é uma boa pedida para se apaixonar pelos encantos da natureza mediterrânea. Com praias, baías e enseadas, quem sai de Atenas pode optar por passeios de lanchas, balsas ou cruzeiros para poder conhecer algumas das principais ilhas. Além disso, é possível se hospedar em algumas, e tirar um dias para viajar de balsas entre as outras ilhas.

Creta

É a maior e mais populosa ilha Grega e uma das maiores do mar Mediterrâneo. Na mitologia grega é o lar de Zeus e do Minotauro. No mosaico da arquitetura da ilha é possível encontrar traços de vários períodos da história do país. Na parte ocidental, as Montanhas Brancas e o Parque Nacional valem a sua visita.

Santorini

O complexo de ilhas Santorini fica localizado em um vulcão ainda ativo, cuja cratera está no mar. Mas não se preocupe, as erupções acontecem em intervalos de 20 mil anos e a última aconteceu há 3.600. Considerada um refúgio romântico, é muito procurada por casais que desejam celebrar suas uniões em um ambiente que mistura construções coloridas banhadas por um magnífico mar azulado. A ilha também é famosa por seus restaurantes com pratos tradicionais.

Mykonos

Considerada uma das mais cosmopolitas e famosas ilhas da Grécia, Mykonos é um paraíso repleto de construções brancas, na cidade de Cíclades. No local é possível visitar a Igreja Panagia Paraportiani, a Câmara Municipal e o Museu Arqueológico e Folclórico. Durante o verão, de junho à agosto, as praias da ilha enchem-se de turistas e jovens buscando diversão junto as águas cristalinas.

Cefalônia

Esta pequena ilha verde é rodeada por praias de areias brancas e águas cristalinas que enchem a paisagem em tons de verde-esmeralda. Localizada no Mar Jônico, é uma das maiores ilhas da região, com rica tradição cultural. Repleta de montanhas com vegetação verde preservada, ainda há espaço para plantações de vinhedos e oliveiras. O local é um dos mais procurados pontos de mergulho.

Naxos

Com impressionantes montanhas, vales férteis e vilas tradicionais gregas, a ilha ainda é repleta de igrejas antigas, mosteiros e até antigos castelos venezianos, do período do ocupação italiana. Além das praias e do mar, ainda dá para visitar o Museu Arqueológico, alojado em um antigo edifício em estilo veneziano.

Para facilitar a visita em todas as ilhas, é recomendado buscar um hotel em uma das ilhas de preferência, como Creta, e realizar o traslado entre as ilhas por meio das balsas. Caso esteja buscando algo mais romântico, é possível comprar passagens em cruzeiros que param nas principais ilhas da Grécia.

A Grécia usa o Euro como moeda corrente e o idioma oficial do país é o grego. A diferença entre Atenas e Brasília é de seis hora na nossa frente, entre abril e setembro, cinco horas à mais durante março à outubro, e 4 horas à mais durante novembro à fevereiro.

Mykonos. Foto: via Flickr – ionandr

Santorini. Foto: Roman Boldyrev

Naxos. Foto: Massimo Marelli

+ info:

Aleria
Endereço: Meg. Alexandrou 57, Athina 104 35, Grécia
Telefone: +30 21 0522 2633
Site.

Tudor Hall
Endereço: Vasileos Georgiou A 3, Athina 105 64, Grécia
Telefone: +30 21 0322 2210
Site.

Dinner in the Sky
Endereço: Voutadon ke Iakchou 2, Athina 118 54, Grécia
Telefone: +30 694 539 6509
Site.

Hotel Electra Metropolis
Endereço: Mitropoleos 15, Athina 105 57, Grécia
Reserve aqui.

Hotel Royal Olympic Hotel
Endereço: Athanasiou Diakou 28, Athens, Greece 117 43, Grécia
Reserve aqui.

Hotel St George Lycabettus
Endereço: Kleomenous 2, Athina 106 75, Grécia
Reserve aqui.

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.