Roteiro passando pelos pontos turísticos de Provence, no sul da França

Viaje e surpreenda-se com as belezas e os principais pontos turísticos da região da Provence, no sul da França

O sol brilha 300 dias por ano na incomparável região da Provence, no sul da França, e ilumina suas belas colinas verdejantes, vinhedos e campos de lavanda. Envolta em uma atmosfera rústica e bucólica, a região é o destino perfeito para admirar cenários compostos por charmosos vilarejos medievais, natureza exuberante, uma culinária repleta de sabores e um patrimônio histórico incrível.

Não foi à toa que a região serviu como inspiração para os pintores Van Gogh, Cézanne, Matisse, Chagall, Picasso, Vasarély e Léger, que imortalizaram cenários provençais cheios de cores e contrastes em suas obras mais valiosas. Tudo na Provence impressiona, encanta e merece ser apreciado sem pressa, como uma verdadeira obra de arte a céu aberto.

Preparamos um roteirinho com cidades, atrações e pontos turísticos imperdíveis que você não pode deixar de conhecer em uma viagem à bela Provence.

Leia também:

Roteiro no sul da França: combine as regiões da Riviera e Provence num mesmo passeio
Rota das Lavandas, descubra a beleza de Provence na França
Cidades para conhecer na Riviera Francesa
Dicas para planejar sua primeira viagem à França

Marseille // Cassis

A cidade de Marseille é o ponto de referência para quem deseja chegar diretamente na região e conta com boas opções de hospedagem. De avião, o tempo de voo a partir de Paris é de 1h15. Existem voos regulares operados pela Air France a partir dos aeroportos Paris-Orly e Charles de Gaulle.

O TGV Mediterrâneo (trem de alta velocidade) liga Paris Gare de Lyon à Marseille Saint-Charles em apenas 3 horas. De carro, as autoestradas A6 e A7 ligam a capital Paris a Marseille em uma distância percorrida de 750km.

Dedique ao menos um dia para descobrir Marseille e para conhecer o Vieux Port, o porto antigo da cidade que conta com mais de 3500 anos e um incrível calçadão. A cidade conta com diversos museus imperdíveis, como o Museu de Civilizações da Europa e Mediterrâneo, um projeto arquitetônico incrível.  Outro ponto que não pode deixar de ser visitado é a Basílica de Notre Dame, um verdadeiro marco da cidade. O Castelo d’If de Marselha, construído entre 1527 e 1529, foi aquele que inspirou o livro “O Conde de Montecristo”.

De Marseille, a vizinha Cassis é outro município encantador da Provence, tendo como ponto forte suas falésias e calanques, que são espécies de grandes cânions que se abrem para trechos de mar cristalino e de cor azulada. Você pode avistá-las por cima e depois mergulhar em suas águas de um tom de azul impressionante.

Marseille. Foto: reflowfish / Pixabay

Cassis. Foto: danfador / Pixabay

Aix de Provence

Situado a apenas 33 quilômetros de Marseille está Aix de Provence, uma das mais encantadoras cidades francesas.  O vilarejo abriga uma das mais famosas ruas do país, a Cours Mirabeau, que apresenta belas árvores e fontes de água que compõe um cenário de puro charme. Dotada de campos de lavanda e girassóis, ruelas medievais e muitos edifícios históricos, a cidade foi a inspiração para algumas das obras-primas de Paul Cézanne.  

Por estar localizada no centro da Provance, Aix é uma ótima cidade base para visitar outros destinos da região.

Aix de Provence. Foto: Ladislaus Hoffner / Pixabay

Avignon // Les Baux-de-Provence // Arles

Avignon fica a cerca de 70 quilômetros de Aix de Provance. Conhecida como a “Cidade dos Papas”, carrega mais de dois mil anos de história em suas ruas. A cidade foi residência dos Papas durante muitos anos, por isso não deixe de visitar uma das principais e mais imponentes atrações da cidade, o Palácio dos Papas. A bela construção é o maior palácio gótico da Europa.

A pouco mais de quarenta minutos de carro de Avignon está está Les Baux-de-Provence. A cidade é uma parada obrigatória e um dos lugares mais inusitados que você visitará na França. A pequena aldeia, hoje sem moradores, fica no topo de uma montanha e as casinhas se misturam e se confundem com as pedras. O Castelo des Baux é uma antiga fortaleza que oferece uma vista maravilhosa de vinhas e olivas, muitos desses cenários inspiraram pinturas de Cézanne e Van Gogh.

De Avignon para Arles são apenas 34 minutos. A cidade, é repleta de história e preserva uma herança romana intacta. A Arena de Arles, palco de luta entre gladiadores no passado, está muito preservada e atualmente é utilizada para shows e eventos. As ruínas do Teatro Romano da cidade fica muito próximo à Arena e é uma visita imperdível. Arles também foi retratada em muitas das pinturas de Van Gogh.

Avignon. Foto: CC0 Public Domain / Pxhere

Les Baux de Provence. Foto: Henri Bergius / Wikimedia Commons

Arles. Foto: Falco / Pixabay

Pont du Gard // Nîmes // Uzès

Localizada a apenas meia hora de Avignon, a Pont du Gard é uma imponente construção romana do século I. Com 49 metros de altura, é a ponte mais antiga e alta do mundo. Mais meia hora de estrada e chega-se a Nîmes, uma cidade romana, medieval e contemporânea. Dos lindos chafarizes do século XIX, quando foi uma próspera cidade industrial, até seu majestoso templo romano intacto, um dos célebres monumentos que são herança de Roma, tudo encanta por lá.

Nesse trajeto, vale a pena conhecer a bela Uzès, que fica a apenas 25 quilômetros de Nîmes. Essa linda aldeia possui uma praça de arcadas, a Place des Herbes, onde é celebrado um mercado semanal. O vilarejo também abriga o único sino circular do país e um lindo castelo.

Pont du Gard . Foto: kirkandmimi / Pixabay

Nîmes. Foto: Wolfgang Staudt / Wikimedia Commons

Uzès. Foto: peter_curb / Flickr

Luberon

A menos de 50 quilômtros de Avignon  está o Luberon. Não se trata de uma cidade, mas sim de uma região que contempla um Parque Regional Natural e 66 pequenos vilarejos. Em Luberon você vai encontrar os magníficos campos de lavanda, um clima bucólico e algumas das mais belas aldeias francesas de pedra que ainda mantém muitas tradições, como a produção de vinho, azeitonas e queijo. Roussillon, Gordes, Lourmarin e Ménerbes são algumas das belas cidades medievais que reservam cenários incríveis e podem ser visitadas em menos de um dia. São castelos, igrejas, ruelas e pontes que contrastam com as cores cinzas com uma natureza encantadora. Château la Canorgue, em Gordes, é o local onde foram filmadas cenas de Um Bom Ano, filme estrelado pelo ator Russel Crowe e vale uma visita.

Lubéron. Foto: Sartorio_Laurent / Pixabay

Valensoles // Gorges du Verdon

Da região de Luberon até os famosos Gorges du Verdon são pouco menos de 150 quilômetros e o caminho passa por diversos campos de lavanda. Plateau de Valensole é a cidade ideal para se deslumbrar com as belas flores aromáticas em tons de lilás que, em contraste com as plantações de trigo, formam uma das paisagens mais incríveis que você verá na Provence. As lavandas começam a florescer no final do mês de junho, então, para quem deseja ver os campos bem coloridos, é bom se programar para viajar neste período.

Seguindo as placas em direção a Gorges du Verdon, você chegará a uma das atrações naturais mais incríveis da França. Trata-se do cânion mais profundo da Europa, são cerca de 700 metros de profundida. Lá, os visitantes podem contemplar suas lindas águas de um tom de verde espetacular até chegar em uma cachoeira. O cenário parece um sonho!

Gorges du Verodn. Foto: MissEJB / Pixabay

Valensole. Foto: nax83 / Pixabay

Se você pretende conhecer as mais belas cidades e atrações turísticas da Provence, uma dica é estender seu trajeto e explorar também a Riviera Francesa. Conhecida como Costa Azul, a região compreende uma área que vai de Toulon até a fronteira com a Itália e passa por cidades como Nice, Cannes e Saint-Tropez. Combinar as duas regiões em um único roteiro pelo sul do país é aproveitar ao máximo sua viagem! Confira aqui dicas de um roteiro único pelo sul da França.

Gostou das dicas? Caso você já tenha feito esse roteiro pela bela região da Provence, no sul da França, compartilhe suas experiências com a gente. Está indo pela primeira vez? Então conheça a agência França entre Amigos, empresa de receptivo baseada na França e especializada em receber brasileiros no país, que fará de seu passeio algo ainda mais completo.

+Info:

França entre Amigos

2 Allée des Bosquets, 94800 Villejuif, França
Tel.: +336 6454 5901
www.francaentreamigos.com.br

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.