Roteiro: 2 dias conhecendo as belezas de Brotas

A capital da aventura paulista presenteia os turistas com natureza exuberante, trilhas, cachoeiras, parques, boa gastronomia, excelentes opções de hospedagem e espaços perfeitos para quem deseja tranquilidade

Cercada por montanhas, rios e uma rica vegetação, Brotas é um verdadeiro paraíso para os amantes dos esportes radicais e oferece atrações quase infindáveis para quem é viciado em emoção. O melhor de tudo? A cidade fica a menos de 250 quilômetros de São Paulo.

Conhecida como a capital da aventura, a cidade tem como principal atividade o rafting, esporte que atrai pessoas dispostas a deslizar nas corredeiras do agitado Rio Jacaré Pepira a bordo de um bote inflável. Apesar de ser a atividade mais procurado na região, o município paulista reserva surpresas incríveis a quem ousa também explorar outras atrações.

Brotas presenteia os visitantes com belas cachoeiras, trilhas, parques, uma gastronomia variada e saborosa, uma rede hoteleira ampla e preparada, moradores simpáticos e receptivos, além de espaços perfeitos para famílias e casais que não desejam, necessariamente, um fim de semana com muita adrenalina.

Há espaço para todos na agradável e charmosa cidade, o que a torna um destino bastante democrático para quem deseja aproveitar todos os tipos de passeios. Confira um roteiro de fim de semana ideal para se divertir a dois, com a família ou amigos.

Leia também:

Opção de hospedagem em Brotas: conheça a Pousada das Nascentes
Bicicleta voadora é a mais nova atração de Brotas no interior de SP
10 atrações imperdíveis para visitar na cidade de Brotas em SP
São Paulo com cara de Europa, veja destinos do estado com a cara do velho continente

Sexta – Happy Hour com degustação de cerveja na HZB

A cidade de São Pedro está no trajeto para quem chega de São Paulo rumo ao charmoso bairro Patrimônio, em Brotas, principal acesso às cachoeiras e passeios naturais. Por isso, uma paradinha estratégica antes de chegar à cidade de destino é a Cervejaria HZB (Halb Zeit Bier) que, especificamente às sextas, a partir as 21h, tem música ao vivo em um ambiente descontraído e animado em São Pedro.

No local, a fermentação das cervejas artesanais puras que são preparadas de acordo com a tradicional escola alemã por seu proprietário acontece ali mesmo, à vista dos frequentadores, em enormes tanques.

O valor do chopp é bastante atrativo, assim como seu sabor e variedade. São 8 rótulos disponíveis para degustar ao som do bom e velho rock n’ roll: Pilsen, Red Lager, Stout, Weiss, IPA, Dunkel Weizen, Oatmeal Stout e Bock. Os ingredientes utilizados no preparo das cervejas são puros e a Cervejaria HZB não utiliza conservantes ou produtos químicos em sua produção.

Uma sugestão é saborear os deliciosos Frikadellen, bolinhos fritos de carne suína e bovina, e harmonizar com a refrescante Red Larger, com aroma adocicado que contrasta magicamente com o sabor da carne.

Cervejaria HZB. Foto: Patricia Ferrari

Cervejaria HZB. Foto: Patricia Ferrari

Cervejaria HZB. Foto: Patricia Ferrari

Sábado – Passeio de quadriciclo, cavalgada e jantar no Brotas Bar

Se a ideia é visitar um lugar com diversos passeios e atrações para todos os gostos, prezando pelo conforto sem abrir mão do contato com uma exuberante natureza, não deixe de visitar o Recanto das Cachoeiras.

Localizado na estrada que liga o bairro Patrimônio ao centro de Brotas, o parque é o maior da cidade e fica situado em uma área com 120 mil hectares, em uma das regiões com o maior remanescente de mata nativa do município. Mas não é só isso: o local apresenta uma infraestrutura incrível, além de monitores, guias, mapas e todo o reforço necessário para levar o visitante a experiências de todos os níveis de dificuldade com muito conforto e segurança.

Recanto das Cachoeiras. Foto: Patricia Ferrari

O espaço possui sistema day-use, onde é possível percorrer as trilhas e acessar belas cachoeiras que ficam dentro do parque pelo valor de R$ 70 por pessoa. Para quem quer paz e sossego com uma vista incrível das montanhas, há uma piscina belíssima equipada com uma lanchonete. O Recanto das Cachoeiras possui diversos mirantes e decks pela propriedade de onde é possível ter vistas panorâmicas para um incrível horizonte.

Recanto das Cachoeiras. Foto: Patricia Ferrari

Algumas atividades oferecidas podem ser contratadas a parte, como a cavalgada, o quadriciclo, a tirolesa e o arvorismo. É muito difícil concentrar todas as experiências em apenas um dia, por isso sugerimos dividir as atrações no sábado e no domingo, começando com o quadriciclo e a cavalgada no sábado.

No passeio de quadriciclo, que dura aproximadamente 1 hora e meia, o visitante pode se aventurar em alta velocidade pelas pistas de terra, subir montanhas, atravessar pequenas pontes e observar a natureza exuberante e o clima da fazenda pelo caminho.

Recanto das Cachoeiras. Foto: Patricia Ferrari

Os cenários vão mudando conforme o quadriciclo avança, fazendo com que o turista conheça belos lugares pelo parque. Um monitor segue na frente indicando o trajeto e auxilia os visitantes sempre que necessário. Na metade do percurso, uma pausa em uma das cachoeiras do Recanto das Cachoeiras para se refrescar em sua queda.

Recanto das Cachoeiras. Foto: Patricia Ferrari

Depois da aventura, é hora de recarregar as energias no almoço no restaurante do parque, que serve uma deliciosa comidinha típica da fazenda. O restaurante Mirante da Cuesta fica em um ambiente lindo, com vista para as montanhas, varanda e salão interno. O sistema é de buffet à vontade, com preço fixo de R$ 50 por pessoa.

Restaurante Mirante da Cuesta. Foto: Patricia Ferrari

Hora de seguir para a cavalgada. Com cavalos dóceis e bem tratados, a cavalgada pode ser praticada, inclusive, por crianças. Os monitores acompanham os visitantes e ficam atentos ao comportamento dos animais, que percorrem paisagens belíssimas, por dentro da mata e da fazenda, por cerca de duas horas e meia.

Há subidas, descidas e trilhas pela a mata durante trajeto. Em determinado momento, os animais atravessam o Rio Jacaré Pepira. Uma pausa é o momento para descanso dos animais e para uma descida dos turistas até uma cachoeira cercada por muito verde. Em noites de lua cheia o Recanto das Cachoeiras também oferece uma cavalgada noturna.

Recanto das Cachoeiras. Foto: Patricia Ferrari

Depois de um dia maravilhoso no Recanto das Cachoeiras, o sábado à noite merece lugar especial para celebrar o roteiro de um fim de semana animado. O momento também exige o menu perfeito para recarregar as energias dos passeios diurnos. Nada melhor do que escolher um dos mais famosos restaurantes da cidade que, além de pratos deliciosos, oferece uma decoração incrível e um show de simpatia.

Construído em um casarão centenário no centro da cidade, o Brotas Bar é a perfeita união do rústico ao sofisticado, além de ser o único restaurante temático da região. Com diversos ambientes dedicados aos esportes de aventura da cidade, sobretudo o rafting, a decoração da casa é uma grande homenagem à cidade. Nos tetos, caiaques luminosos contrastam com o ambiente escurinho, deixando o local ainda charmoso e discreto.

O Brotas Bar apresenta em cada detalhe uma surpresa, como luminárias que recriam o formato do capacete utilizado na prática de esportes de aventura. Além disso, apresenta uma exposição permanente sobre o cotidiano do município no piso superior e os troféus conquistados pela equipe de Rafting de Brotas, que é patrocinada pelo estabelecimento.

Fora a decoração especial e pratos caprichados, o Brotas Bar também preza pelo atendimento. A simpatia deixa atmosfera, apesar de moderna e lúdica, muito acolhedora. Prova disso é o senhor Edson, o garçom mais antigo da casa, que garante doses de simpatia e boas risadas à mesa.  

Na hora de saborear o menu, a dica é pedir na entrada uma porção de coxinhas e bolinho de queijo coalho, ambos sequinhos e saborosos. Uma sugestão de prato principal é o salmão, que vem acompanhado de um delicado risoto de limão. Para os que apreciam uma boa carne, a picanha argentina chega às mesas fumegante em uma chapa aquecida. Para acompanhar, peça o chopp que leva o nome da cidade, o Brotas Beer e, de sobremesa, um petit gateau que é feito artesanalmente no próprio restaurante, daqueles que derretem na boca.

Nessa onda de experiências e sensações, uma mesa em formato de bote é o espaço perfeito para se inserir na atmosfera da cidade e brindar com os amigos e familiares um fim de semana – que ainda não acabou –  repleto de aventuras e experiências.

Brotas Bar. Foto: Patricia Ferrari

Brotas Bar. Foto: Patricia Ferrari

Domingo – Tirolesa, Arvorismo, Cachoeiras e visita à Adega Casarão

O domingo é um dia para ser muito aproveitado, afinal, a aventura está chegando ao fim.  Uma dica é acordar bem cedo e retornar ao Recanto das Cachoeiras para realizar os demais passeios.  

Que tal começar com o combo arvorismo e tirolesa? O arvorismo do Recanto das Cachoeiras é um circuito totalmente seguro e guiado por um monitor que orienta o visitante a utilizar os equipamentos de segurança. As atividades verticais do parque são compostas por 13 etapas realizadas em plataformas e árvores.

A estrutura possui uma altura razoável e exige concentração para atravessar os troncos, redes, escadas e pontes do trajeto. No final, uma mega tirolesa de 250 metros leva o visitante ao máximo de adrenalina na descida. Toda a atividade tem duração média de 40 minutos, dependendo, é claro da velocidade de cada um para concluir os desafios cercados por mata fechada.

Recanto das Cachoeiras. Foto: Patricia Ferrari

Depois, é hora de seguir para um banho para as duas principais cachoeiras do parque – ao todo, são quatro – nas trilhas autoguiadas, passeios que estão inclusos no sistema day-use. A primeira delas, a trilha Colina, leva à Cachoeira de Santo Antônio.

A cachoeira é muito bonita, rodeada por mata nativa e ideal para um banho refrescante, especialmente porque há uma passarela de madeira de 20 metros abaixo da queda. A trilha é de fácil acesso, inclusive para pessoas com dificuldade de mobilidade, como idosos e deficientes físicos, que podem realizar parte do trajeto de carro e segui.

Cachoeira de Santo Antônio. Foto: Patricia Ferrari

Já a trilha Mata Adentro, que leva até a Cachoeira da Roseira, exige um pouco mais de esforço porque é mais longa e com um trecho de subida. Apesar disso, o acesso é realizado por escadas de pedras e passarelas de madeira, o que também a torna bastante acessível para quem não está muito acostumado com trilhas e caminhadas.

O caminho é encantador, com flores, vegetação farta e mirantes com vistas deslumbrantes, além de uma ponte suspensa. A Cachoeira da Roseira possui 55 metros de altura e um visual incrível ao redor.

Cachoeira da Roseira. Foto: Patricia Ferrari

Depois de aventuras e muita natureza, nada como um lugar rústico e que inspira história na cidade. Uma dica para fechar o dia antes de se despedir de Brotas é passar na Adega Casarão, que fica na região central da cidade.

Como o próprio nome indica, a adega é localizada em um lindo casarão com mais de cento e cinquenta anos de história. Tudo lá foi preservado para que os visitantes possam se inserir na atmosfera da época. São paredes de taipa, assoalho de imbuia e vigas de peroba que levam o turista ao passado em um ambiente rústico e impecável.  

Dividida em dois ambientes, a Adega Casarão apresenta no piso superior produtos regionais, desenvolvidos artesanalmente por pessoas da cidade, como embutidos, temperos, pimentas, queijos, salames, doces caseiros, artesanatos, geleias, entre outros.

No porão, um ambiente maravilhoso guarda os barris de diferentes tonéis de madeira onde ocorre o envelhecimento das cachaças da casa, que podem aguardar até cinco anos antes de serem engarrafadas. Lá é possível aprender sobre os processos de produção da cachaça, os tipos de envelhecimento e as madeiras utilizadas nos tonéis, como carvalho, jequitibá, castanheira, amendoim, umburana, pereira, entre outras.

A Adega Casarão é uma oportunidade incrível para resgatar o passado de Brotas e levar para casa recordações de um fim de semana inesquecível, repleto de aventuras, diversão, aconchego e bons momentos para recordar.

Adega Casarão. Foto: Patricia Ferrari

Adega Casarão. Foto: Patricia Ferrari

Adega Casarão. Foto: Patricia Ferrari

Onde se hospedar em Brotas?

Para ficar próximo às atrações naturais citadas nesse roteiro especial para um fim de semana na cidade, uma opção charmosa e aconchegante de hospedagem é a Pousada das Nascentes. Localizada no tradicional e tranquilo bairro do Patrimônio, o clima nesta região é bem interiorano e bucólico.

Inserida nessa atmosfera tranquila, a Pousada das Nascentes oferece aos hóspedes muito sossego, decoração diferenciada e um atendimento de primeira. Logo na recepção a pousada já impressiona com diversas peças oriundas de diferentes países.

As suítes hospedam até três pessoas e são equipados com televisão, DVD e frigobar. O ponto forte fica para os detalhes decoração, pois na Pousada das Nascentes, cada quarto leva o hóspede para um universo diferente.

São 18 suítes temáticas bastante espaçosas equipadas com hidromassagem ou ofurô cromoterápico. Os temas são bastante variados como a suíte indiana, suíte safári, suíte savana, suíte água, suíte terra, entre muitos outras, proporcionando ao hóspede uma experiência única.  Cada detalhe é pensado para fazer com que o visitante se sinta em casa e, ao mesmo tempo, viva novas experiências.

A Pousada das Nascentes possui uma charmosa e agradável área de piscina e jardim, ideal para tomar um solzinho, se refrescar e curtir toda essa atmosfera inspiradora. Há também uma sala de massagem para relaxar e repor as energias depois de um dia repleto de passeios.

A Pousada das Nascentes é ideal para famílias e casais, que também podem trazer seu bichinho de estimação – aliás, ele será muito bem-vindo por lá. O café da manhã é delicioso e conta com uma variedade de frutas, pães e doces.  

Pousada das Nascentes. Foto: Patricia Ferrari

Pousada das Nascentes. Foto: Patricia Ferrari

Pousada das Nascentes. Foto: Patricia Ferrari

+ Info

HZB Cervejaria
Av. dos Imigrantes, 647, Vale do Sol, São Pedro – SP
(19) 3483-3009
http://www.hzb.com.br

Adega Casarão
Av. Mario Pinotti, 1057 – Centro, Brotas – SP
(14) 3653-1438
www.casaraohotel.com.br

Pousada das Nascentes
Avenida Antonio Mariano do Prado, 260
Patrimônio de São Sebastião da Serra / Brotas – SP
(14) 3653-6133 | 3653-6121 | 99104-4014
www.pousadadasnascentes.com.br

Recanto das Cachoeiras
Estrada do Patrimônio, s/n – Brotas – SP
(14) 3653-4227 | 99163-3024 | 99163-3068
www.recantodascachoeirasbrotas.com.br

Brotas Bar
Av. Mario Pinotti, 267 – Centro, Brotas – SP
(14) 3653-9930
www.brotasbar.com.br


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.