Confira um roteiro de 4 dias em Dublin, na Irlanda, com direito a um bate-volta ao interior do país

Apesar de pequenina, a capital da Irlanda reúne tudo que procuramos quando planejamos fazer uma viagem perfeita: Dublin esbanja ótimas opções de atrações turísticas, entretenimento noturno, natureza exuberante e ainda oferece diversas possibilidades de passeios rápidos a outras áreas do país em apenas poucas horas. 

Cheia de tradições e histórias interessantes, Dublin foi dominada pelos Vikings no século X e mantém suas heranças bem preservadas na chamada “área viking” da cidade, onde encontram-se algumas das principais construções medievais do destino: a St. Patrick’s Cathedral, a Christ Church Cathedral, o castelo de Dublin e a famosa área do Temple Bar, um charmoso bairro formado por ruas estreitas de pedras e forrado por pubs, restaurantes, lojinhas de souvenirs e centros culturais.

Mergulhe de cabeça na cultura celta e confira de perto o fascinante estilo de vida irlandês nesse roteiro de 4 dias em Dublin.

Roteiro em Dublin

Dublin – Primeiro dia

Reserve o primeiro dia do seu roteiro em Dublin para se localizar melhor e conhecer as atrações mais próximas do centro da cidade. O tour pode começar na famosa Christ Church Cathedral, uma das construções mais imponentes da cidade, localizada bem próxima da área do Temple Bar. Se a sua ideia é conhecer um pouco mais da história da cidade, não deixe de visitar o Dublinia, um museu interativo com temática Viking instalado em uma área anexada à catedral. O Dublinia é considerado um dos melhores museus da capital irlandesa e possui 4 setores com exposições distintas que retratam costumes, histórias e objetos desses povos quando chegaram na Irlanda. 

A St Patrick Cathedral está bem pertinho da Christ Church Cathedral e também merece uma visita. A igreja é rodeada por um belo jardim e sua área interna impressiona com suas estátuas, vitrais, e pela decoração totalmente gótica.

dublin roteiro 4 dias

Christ Church Cathedral. Foto: Jeremias Matheus / Unsplash

dublin roteiro 4 dias

Foto: tripsavvy

Outro ponto turístico imperdível em um roteiro em Dublin, é o Castelo localizado no centro da cidade. O Castelo de Dublin tem arquitetura medieval é considerado um dos patrimônios históricos da Irlanda e foi construído originalmente para ser uma fortaleza e prisão. A construção está instalado em uma área murada da cidade, e foi inicializada em 1204, mas ficou pronta apenas em 1230.

A próxima parada é a famosa região do Temple Bar, uma área reconhecida pela concentração dos melhores pubs e restaurantes da cidade. Nossa dica é tentar caminhar o máximo pelas ruas estreitas do bairro e encontrar uma opção charmosa de restaurante com pratos típicos irlandeses, como o Irish Beef Stew, uma carne de panela com legumes ao molho de Guinness acompanhada com purê de batatas. 

Após o almoço, você pode conhecer um dos museus situados na região do Temple Bar, ou simplesmente fazer uma caminhada às margens do rio Liffey, com direito a parada na Samuel Beckett Bridge, uma ponte com formato de harpa (símbolo oficial da Irlanda), projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Aproveite a proximidade com a O’Connell Street, principal via de acesso do centro de Dublin, e de uma passada no The Spire, um monumento em formato de agulha com 120 metros de altura, considerada a maior escultura do mundo e o principal ponto de encontro de Dublin.

Dublin roteiro 4 dias

Dublin roteiro 4 dias: Temple Bar. Foto: Jeremy Matteo / Unsplash

dublin roteiro 4 dias

Samuel Beckett Bridge. Foto: Cathal Mac an Bheatha

Dublin – Segundo dia

Dia de conhecer atrações icônicas e as maravilhosas áreas verdes de Dublin. Comece esse dia do roteiro em Dublin pela Grafton Street, a rua comercial mais famosa da cidade, circulando pelas ruas ao redor, já que a região também concentra uma infinidade de cafés, lojas, restaurantes e claro, pub’s!

A rua está ao lado do Parque Stephen’s Green, o predileto dos irlandeses. O parque está localizado em pleno coração da cidade, sendo uma parada perfeita para dar uma descansada após um passeio pelo bairro. 

Dublin Roteiro

Roteiro de 4 dias em Dublin: Anne Street. Foto: Gregory DALLEU / Unsplash

Foto: Dronepic. Wikimedia Commons

Aproveite a proximidade com universidades de maior prestígio na Europa e dê um pulinho na Trinity College. Além da arquitetura impressionante, a universidade concentra uma das atrações mais visitadas de Dublin, a Old Library, e o Book of Kells, um manuscrito ilustrado com motivos ornamentais, feito por monges celtas por volta do ano 800 AD.

Em seguida caminhe em direção ao Rio Liffey e siga até a Guiness Store House, a QG da cerveja mais consumida da Irlanda! A fábrica está instalada em um enorme prédio com fachada antiga, mas seu interior possui áreas modernas. O passeio passa pelos quatros andares do prédio e vai mostrando passo a passo como é feita a produção da cerveja. A última parada é feita no The Gravity Bar, localizado no último andar do prédio e é considerado o bar mais alto da cidade. As paredes são todas de vidro, possibilitando uma visão surpreendente de Dublin. 

Old Library. Foto: Jeremy Matteo / Unsplash

The Gravity Bar. Foto: iStock

Dublin – Terceiro dia

Separe um dia para conhecer um dos maiores parques urbanos da Europa! O Phoenix Park é um gigantesco complexo natural em meio a cidade de Dublin que dificilmente pode ser inteiramente conhecido em apenas um dia. A área conta com 700 hectares (7 milhões de metros quadrados!) e é lar de diversas espécies que vivem pacificamente fomos visitantes que passam no local.

O parque abriga diversos jardins e atrações como o Zoológico de Dublin, o Ashtown Castle e a Farmleigh, a antiga residência da família Guinness. Fora isso, você também encontrará diversas espécies de animais como cervos, esquilos e diferentes tipos de aves.

Phoenix Park. Foto: Liudmila Luchkina / Unsplash

Phoenix Park. Foto: Rafał Rudol / Unsplash

Quando estiver no local, não deixe de dar uma passadinha no “Áras an Uachtaráin”, residência do Presidente, que também já acolheu personalidades importantes como a Rainha Vitória da Inglaterra, e o Wellington Monument, o segundo maior obelisco do mundo, com 62 metros de altura.

O parque está localizado na Conyngham Road esquina com Infirmary Road e possui entrada gratuita.

Áras an Uachtaráin. Foto: iStock

Ashtown Castle. Foto: Mapio

Dublin – quarto dia

Separe o último dia para conhecer alguma atração próxima de Dublin. Existem diversas opções e diferentes maneiras de conhecê-las, separamos três dicas bem populares e realmente impressionantes (Galway + Cliffs of Moher, Cork + Kinsale, o Parque Nacional de Wiclow ou alguns castelos irlandeses próximos de Dublin). Escolha a sua e boa viagem!

Cliffs of Moher é a principal atração natural da Irlanda e é conhecida por abrigar as falésias mais altas da Europa. Com cenário cênico, o local já serviu de cenário para diversas filmes, como Harry Potter, e possui uma belíssima trilha de 8 km que percorre todo o penhasco com 214 metros de queda livre. Os cliffs estão localizados a 260 km do centro de Dublin, bem próximo da charmosa cidade de Galway, possibilitando uma visita rápida no destino.

Situada no extremo sul da ilha, a cidade de Cork é a segunda maior da Irlanda e possui diversos cenários encantadores, formado por igrejas, castelos, casarios de pedras e áreas verdes. Quem passa pela cidade tem a opção de esticar a viagem e conhecer a vila portuária de Kinsale, conhecida por ter sido a última parada do Titanic antes do naufrágio, por suas casinhas coloridas e seus restaurantes aconchegantes.

Dublin Roteiro

Roteiro de 4 dias em Dublin: Cliffs of Mother Foto: Henrique Craveiro / Unsplash

Cork. Foto: iStock

O Parque Nacional de Wicklow fica a cerca de 40 km ao sul de Dublin e abriga a maior área florestaral, a maior cachoeira do país e o maior lago artificial da Irlanda. Alguns dos pontos mais importantes do parque são o Guinness Lake, o Secret Lake e a Ps. I Love You Bridge, um dos cenários do filme P.S. Eu te Amo.

Outra opção é mergulhar de cabeça na história irlandesa e conhecer os famosos castelos da ilha. Eles estão espalhados nos arredores da cidade e em outros destinos próximos como Kilkenny e Malahaide. Uma ótima forma de finalizar seu roteiro em Dublin.

dublin roteiro 4 dias

Parque Nacional de Wicklow. Foto: Gregory DALLEAU / Unsplash

dublin roteiro 4 dias

Dublin roteiro 4 dias: Castelo de Malahide. Foto: William Murphy / Wikimedia Commons

Leia também:

» Onde ficar em Dublin: melhores bairros para se hospedar
» 16 lugares imperdíveis para conhecer em Dublin
» 9 motivos para fazer intercâmbio na Irlanda
» Belmond lança seu mais novo trem de luxo com viagens na Irlanda

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Dicas para a primeira a viagem de avião das crianças

Artigo anterior

Conheça sete destinos com cassinos

Artigo seguinte

Você pode gostar