Roteiro de 10 dias no Peru

Atualizada em:

Seja na costa do pacífico, na densa e inóspita Floresta Amazônica ou na Cordilheira dos Andes, o Peru certamente irá encantar você com as paisagens, história e seu povo hospitaleiro

Terra de encantos, mistérios e histórias de civilizações andinas, o Peru atraí aventureiros e curiosos que buscam se deparar com as impressionantes heranças deixadas pelo império inca. Quem visita o país tem a oportunidade de vivenciar e compreender os costumes da região sagrada dos incas, desfrutar uma gastronomia conhecida mundialmente por sua criatividade e irá conhecer algumas das paisagens mais imponentes da América do Sul.

A quantidade de atrações espalhadas pelo país é gigantesca e dificilmente você conseguirá conhecer tudo em apenas uma viagem. Além do grande símbolo e principal cartão de visitas do Peru,  Machu Picchu, o país oferece outras dezenas de ruínas incas com história de mais de 2000 anos e muito mais!

Quem deseja emergir nos cenários naturais que envolvem o Peru, podem optar pelos Trekkings na região de Huaraz e Cusco, ou contemplar um dos cenários mais inóspitos do mundo, explorando Iquitos, porta de entrada para densa e fascinante Floresta Amazônica. City lover’s vão amar percorrer as ruas e construções históricas e saborear a gastronomia tipica das cidades de Lima, Cusco e Arequipa.

Tá achando que acabou? o litoral peruano também reserva ótimas surpresas. Os destinos de praia estão cada vez mais procurados por surfistas que visitam destinos interessantes da costa peruana, como Mancora e Lobitos, dois locais estratégicos de hospedagens para quem quer aproveitar melhor as ondas da região.

Roteiro no Peru


A maioria dos brasileiros e turistas que decidem conhecer o Peru chegam pelo Aeroporto Internacional de Jorge Chávez, em Lima ou o pelo Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete, em Cusco. Ambas as cidades possuem uma ótima infraestrutura para turistas e estão todas interligadas por rodovias e voos diretos, sendo assim um ótimo ponto de partida para realizar um roteiro percorrendo as principais atrações do país.

Nesse roteiro colocamos como prioridade três pontos muito explorado pelos turistas que planejam visitar esse país incrível: história, natureza e gastronomia. A rota passa por Lima, Cusco, Machu Picchu, Pisac, Ollantaytambo, Arequipa e Puno, na região do Lago Titicaca. Leve em consideração que esse roteiro também pode ser adaptado, dependendo do ponto de partida da sua viagem.

Lima é a maior cidade do Peru e conta com história e geografia bem peculiar. A cidade foi erguida à beira do Oceano Pacífico e abriga inúmeros atrações para variados perfis de viajantes, como sítios arqueológicos, praias, praças, parques e restaurantes, que proporcionam uma culinária fantástica, ponto forte que precisa ser explorado durante o passeio na capital. Essa diversidade e criatividade gastronômica concedeu a cidade o título de capital gastronômica da América.

A cidade também serve como ponto de partida para viajar por diversos destinos do Peru. Em 2 dias é possível fazer um city tour e conhecer pontos interessantes como a Plaza de Armas, a Catedral da cidade, o Parque del Amor e os bairros de Miraflores e San Isidro, que abriga o imponente templo pré-inca de Huaca Hullamarca, em meio as construções modernas da metrópole.

Lima. Foto: Boris G

O próximo destino do roteiro é a cidade de Cusco, para isso é preciso pegar um voo ou um ônibus até a capital dos incas. Diversas empresas oferecem ambas as opções, com duração média de 22 hrs de viagem via terrestre e 1hr30 min em trechos aéreos. É na região de Cusco que estão algumas das ruínas mais importantes do país, então reserve pelo menos 5 dias, sendo 3 em Cusco, 1 em Ollantaytambo, no Vale Sagrado e outra em Águas Calientes, povoado que dá acesso as ruínas sagradas de Machu Picchu.

Em Cusco separe o primeiro dia apenas para caminhar pelas ruas e becos estreitos do centro da cidade e do bairro de San Blas, o melhor lugar para comprar regalosrecuerdos e artesanías. Durante a caminhada não deixe de conferir as inúmeras galerias, igrejas e museus espalhados pela cidade, com destaque ao Museu de Arte Popular e o Museu Inka, uma das galerias mais completas do país, que abriga um rico acervo de peças da época Inca, objetos culturais e quadros da época colonial.

Cusco. Foto: David Morgan

No segundo dia faça um tour pelas ruínas dentro e próximas da cidade. Em apenas poucos quilômetros de Cusco já é possível conhecer ruínas imponentes que ajudam a compreender um pouco mais da história e os costumes incas, como Puka Pukara, Tambomachay, Q´enqo, Saqsayhuamán e Moray.

No terceiro aproveite para conhecer o cenário mágico do Valle Sagrado, região onde os incas encontraram terra fértil necessária para a produção de alimentos e para a pesquisa de climas e microclimas para a domesticação desses nutrientes, ou seja, laboratórios agrícolas a céu aberto. O indicado é aproveitar o dia inteiro nesse trecho, que é considerado um dos mais belos do país. O caminho passa por Pisac, Chinchero, Urubamba e Ollantaytambo, a única cidade da era inca no Peru ainda habitada, considerada uma obra monumental da arquitetura peruana.

Ollantaytambo. Foto: David Alarcón

Após pernoitar em Ollantaytambo, chegou a hora de embarcar no trem que segue até a cidade deÁguas Calientes, conhecida também como Machu Picchu Pueblo. A viagem desde Ollantaytambo dura em média 1h:40 min percorrendo aproximadamente 95 km.

A disponibilidade de horários é bem variada, há trens partindo de manhã, tarde e noite. Para evitar contratempos, garanta as passagens de ida e volta o quanto antes. Compre as passagens assim que chegar à cidade ou antecipadamente via internet nos sites oficiais de cada empresa.

Localizado à apenas 8 km de Machu Picchu, o povoado de Águas Calientes é o ponto final – e também ponto de início – para quem deseja conhecer à cidade antiga dos Incas, Machu Picchu. Ao chegar no destino, o aconselhável é deixar as mochilas no hotel e fazer um tour pelo pequeno povoado deixando o segundo dia exclusivamente para explorar a cidade perdida dos incas.

Não deixe de visitar  a Plaza Manco Capac para tirar aquela foto clássica com a placa “Bienvenidos a Machupicchu”, os relaxantes banhos termais e o Museu de Sitio Manuel Chávez Vallón, onde você terá a chance de ver joias, ferramentas, espelhos e agulhas produzidas pelos povos pré-colombianos.

Machu Picchu. Foto: via Flickr – onethirteen
Machu Picchu. Foto: Richard Terra Tripper

O próximo destino do roteiro é a cidade de Puno, um dos principais municípios que fazem parte do Lago Titicaca, localizado em meio aos Andes, na fronteira do Peru com a Bolívia. Segundo lendas andinas, as águas do Lago Titicaca deram origem à própria civilização inca e até hoje é possível observar costumes e culturas herdadas a séculos no dia-a-dia dos povos que habitam as águas da lagoa mais alta do mundo.

Em apenas 1 dia é possível conhecer as principais atrações dessa parte do roteiro: as ilhas flutuantes de Uros e Taquile, que foram feitas inteiramente de totora, uma espécie de junco que cresce no lago, e o sítio arqueológico de Sillustani.

Puno. Foto: Ryan Platz

De Puno pegue um ônibus para a charmosa cidade de Arequipa. O segundo maior município do Peru encontra-se em uma região de paisagens desérticas e rodeada de gigantesco vulcões, que podem ser observado em praticamente todos os lados da cidade. Reserve 2 dias para conhecer as encantadoras construções do centro histórico, considerado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, graças as suas construções maravilhosas à base de silhar, pedra de origem vulcânica com coloração branca.

Outra atração imperdível de Arequipa é o Canyon de Colca, um dos maiores cânions do país, com 4160 metros de altura. O local recebe muitos visitantes que buscam observar o voo dos condores dos andes, aves de dimensões gigantescas, que chegam a ultrapassar os três metros entre uma asa e outra.

Arequipa. Foto: via Flickr – genevievelepine
Arequipa. Foto: Fernando De la Torre

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima