Confira uma sugestão de roteiro de 8 dias passando por diversos pontos imperdíveis do Peru e programe sua viagem ao país

Reunindo belezas naturais, cultura e mistérios, o Peru é um país que ocupa o topo da lista de desejos de todo viajante. Pensando em facilitar a vida de quem pensa em visitar o país e não tem ideia de como começar um planejamento, elaboramos, em parceria com a agência Peru Grand Travel, uma sugestão de roteiro que contempla diversas atrações em apenas 8 dias de viagem.

A agência é especializada em receber turistas no país e possui anos de experiência, oferecendo pacotes completos, tours e muito mais. Você pode personalizar sua viagem ou escolher um pacote pronto, como esse roteiro bem completo que vamos compartilhar aqui.

Nele, priorizamos alguns pontos explorados por turistas e outros que são menos conhecidos, mas que valem a visita. A rota passa por alguns lugares incríveis como Lima, Cusco, Puno e, claro, pela enigmática e belíssima Machu Picchu.

É claro que essa rota pode ser adaptada conforme suas preferências e a partir do ligar da sua chegada, que pode ser Aeroporto Internacional de Jorge Chávez, em Lima ou o pelo Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete, em Cusco, as principais portas de entrada de brasileiros no país.

Independente disso, essas duas cidades são grandes e possuem uma ótima infraestrutura turística, permitindo que o turista de desloque para outras regiões do Peru.

Roteiro: o que visitar em 8 dias de viagem pelo Peru? 

Lima. Foto: Ms643 / Wikimedia Commons

Considerando o início desta jornada por Lima, o primeiro dia deste roteiro pelo Peru pode iniciar realizando um city tour pela da capital do país. A cidade oferece muitas atrações e possui uma ótima infraestrutura turística, além de oferecer uma deliciosa gastronomia.

Em 2 dias é possível fazer conhecer pontos interessantes como a Plaza de Armas, a imponente Catedral de Lima, o Parque del Amor com sua linda vista e os bairros de Miraflores e San Isidro. Aproveite o segundo dia para visitar os sítios arqueológicos da cidade, Huaca Pucllana e Huaca Huallamarca, e admirar o contraste frente às construções modernas da capital peruana.

No terceiro dia de viagem, a sugestão é seguir para a cidade de Cusco, sendo necessário se transportar por avião ou ônibus. É preciso se programar e considerar o tempo desses deslocamentos, já que, por vias terrestres, o trajeto dura, em média, 22 horas, já o trecho aéreo demora aproximadamente uma hora e meia.

Cusco é conhecida como a porta de entrada para quem deseja visitar Machu Picchu, mas a encantadora cidade oferece muito mais. Situada a 3400 acima do nível do mar, apresenta uma rica arquitetura de influência espanhola junto ao legado do incrível Império Inca. Aproveite o tempo livre para visitar a Plaza de Armas, o charmoso Bairro de San Blas, as igrejas da cidade e o Museu Inca, que revela a importante trajetória e influência desta civilização na cidade.

Bairro de San Blás, Cusco. Foto: Carlos Duart / Wikimedia Commons

É na região de Cusco que estão algumas das ruínas mais importantes do país, então, com base nesta cidade, utilize o quarto dia desse roteiro pelo Peru para fazer um bate e volta para Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara e Tambomachay, que juntas formam um dos complexos arqueológicos mais importantes da região.

No quinto dia desta viagem, ainda com base em Cusco, vale a pena explorar as maravilhosas e mágicas cidades do Vale Sagrado e suas ruínas, como Pisac, Chinchero, Salinas de Maras, Moray e Ollantaytambo. Esta última, a única cidade da era inca no Peru ainda habitada, é um verdadeiro tesouro e dá a impressão de fazer uma volta ao passado. Aproveite para pernoitar por lá e, de manhã, seguir de trem para Águas Calientes, conhecida também como Machu Pichu Pueblo.

Trem de Cusco x Águas Calientes. Foto: Peru Rail

São duas as empresas que operam o trajeto de aproximadamente duas horas: a Peru Rail, que é a mais famosa, e a Inca Rail. O vilarejo Águas Calientes é a porta de entrada para visitar a maravilhosa Machu Picchu, aproveite o sexto dia de seu roteiro para conhecer o Mercado de Artesanatos, com produtos e lembranças locais, além de tirar uma foto na famosa placa “Bienvenidos a Machupicchu”, que fica na Plaza Manco Capac. Depois, é hora de seguir para o ponto mais aguardado da sua viagem, Machu Picchu. O lugar, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO e uma das 7 maravilhas do mundo, fica a 2,4 mil metros de altitude e foi povoado nos anos de 1450 a 1540.

O próximo destino do roteiro é a cidade de Puno, na fronteira com a Bolívia, que é utilizada como base para quem deseja conhecer o lago navegável mais alto do mundo, o Titicaca. Reserve o sétimo dia para conhecer a Catedral de Puno, a Rua Jirón Lima, o Museo Carlos Dreyer e as incríveis ilhas flutuantes em um passeio de barco feito de totora, uma espécie de junco que cresce nas margens do lago. Se sobrar tempo, vale a pena contemplar um pôr do sol no Complexo Arqueológico de Sillustani, local que era utilizado como cemitério.

Puno. Foto: Diego Delso / Wikimedia Commons

No oitavo dia – e último da viagem – ainda dá tempo de fazer um bate e volta para Copacabana, na Bolívia. Pequena e situada às margens do Lago Titicaca, a cidade é cercada pelos montes Calvário e Kesanani, mas também é conhecida por manter a Basílica de Nuestra Señora de Copacabana, que se destaca por ser totalmente branca. Depois, é hora de voltar a Cusco, descansar e terminar esse roteiro incrível de 8 dias pelo Peru, repleto de boas memórias para levar na bagagem.

+ Info

Peru Grand Travel
Centro comercial Cusco sol Plaza, Av El Sol 948, escritório 324 Cusco
Tel/ WhatsApp.: +51 959 148 222
atendimento@perugrandtravel.com
www.machupicchupacotes.com

Leia também:

» Trilhas Incas para conhecer no Peru
» Hotel no Peru oferece quartos transparentes pendurados em montanha
» Trilha de Salkantay, um dos trekkings mais belos do Peru
» Conheça o Cañon del Colca em Arequipa no Peru

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

12 lugares imperdíveis para conhecer no Peru

Artigo anterior

Em 1928 três caras viajaram do Brasil aos EUA de carro!

Artigo seguinte

Você pode gostar