Rota das Lavandas, descubra a beleza de Provence na França

Quando falamos da Provence a primeira imagem que nos vem a cabeça são os campos de lavandas, exalando perfume. O solo provençal é muito propício pra lavanda e é possível avistar os pequenos arbustos em diversos jardins públicos ou privados que se enchem durante o verão, perfumando o local.

A cultura da lavanda foi introduzida na região da Provence com a vinda dos focenses, que chegaram em Marseille partindo do porto grego de Foceia (hoje na Turquia), há cerca de 26 séculos atrás. Lavanda vem do latim “lavare” e os romanos já utilizavam a planta para perfumar seus banhos e roupas. As propriedades medicinais da lavanda também foram muito utilizadas, sendo que a lavanda era usada como componente de antídoto para picadas de animais venenosos, contra pulgas e outras pestes. Mas o cultivo da lavanda se desenvolveu principalmente à partir do século XIX e está relacionado com o desenvolvimento da indústria do perfume na cidade de Grasse, na Côte d’Azur, conhecida como capital mundial do perfume.

As plantações de lavanda têm seu próprio roteiro e atraem milhares de turistas em busca de paisagens idílicas no interior da França. A “Rota das Lavandas” é, com certeza, um dos passeios mais belos e únicos que a Provence pode oferecer aos visitantes. Descubra quilômetros e mais quilômetros floridos, perfumados e de um charme ímpar desta região no sul da França!

Leia também:

França encantada: cidades e vilarejos mais charmosos do país
6 cidades para conhecer na França
França para Brasileiros: o que ver e fazer no destino mais procurado da Europa
24 lugares que parecem cenário de conto de fadas

Quando ir?

As lavandas florescem no final do mês de junho, e em julho é possível ver os campos ganharem a tonalidade violeta que estampa vários cartões postais da região da Alta Provença. A colheita geralmente é feita entre 15 de julho e 15 de agosto sempre em função das temperaturas mais ou menos quentes durante o período de primavera e verão. No ínicio de julho começam as festividades em torno da cultura da lavanda na região da Provença e elas duram até o primeiro fim de semana de setembro, sendo que o principal evento é o “Corso de la Lavande” que acontece na cidade de Digne-les-Bains, à 110km de Aix, que este ano vai acontecer do dia 1 ao dia 5 de agosto, um evento que conta com desfile de bandas e carros alegóricos, destilação de lavanda, fogos de artifício e bailes noturnos.

França entre Amigos, é uma agência especializada em turismo que recebe brasileiros no país. A agência também faz toda a assessoria para antes e durante viagem, facilitando o atendimento com passeios personalizados conforme o seu perfil.

178252881_e476560bf0_z

 

11964214384_e70d7fee93_z

 

14846738617_f88bb36191_z

 

14853967669_be88ec0b7a_z 15711161702_ae2d0471bd_z

 

9370998062_3071ecc489_z

+Info:

França entre Amigos
2 Allée des Bosquets, 94800 Villejuif, França
Tel.: +336 6454 5901
Site.


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *