Verão, primavera, outono ou inverno, saiba como é cada estação no continente para escolher sua viagem ideal

Foto: dimitrisvetsikas1969 / Pixabay

Difícil escolher a época do ano em que as cidades do velho mundo ficam mais bonitas, em cada estação a paisagem se transforma, assim como as atividades turistas. Um continente cercado de cultura, história e belezas naturais atrai muitos brasileiros que querem explorar cada país. Para te ajudar a escolher a melhor estação para programar sua viagem na Europa, separamos algumas dicas para tornar essa experiência inesquecível.

Leia também:
100 destinos para conhecer no Brasil
10 rotas para fazer um mochilão pelo Brasil
34 praias nacionais que valem toda a viagem
Fuja do stress, vilas de pescadores para conhecer no Brasil

Europa no verão


Se você deseja visitar a Europa no verão é preciso saber que entre os meses de julho a setembro, durante as férias escolares, a viagem pode sair um pouco mais cara por ser um período de alta temporada. É nessa época que os moradores saem às ruas para curtir a cidade e os pontos turísticos ficam mais cheios que o normal, mas nada que atrapalhe a viagem dos sonhos.

No verão, não costuma chover e as altas temperaturas, mesmo em países mais frios podem atingir os 40ºC, por isso se estiver por lá não esqueça de beber bastante água.  Em cidades como Paris, a precipitação de chuva é um pouco maior durante o dia e ao anoitecer o termômetro pode diminuir um pouco, então prepare uma mala para suportar o calor, mas não esqueça uma blusinha.

Os dias nessa estação são mais longos, e o sol segue firme até por volta das 22h, com isso aproveitar para visitar diversos lugares fica ainda mais fácil. As ruas recebem diferentes atrações musicais, shows e festivais para agitar ainda mais as férias. E claro que as paradisíacas praias ficam ainda mais bonitas com o céu azul.

Europa no outono


Nem frio e nem calor, assim podemos definir o outono no hemisfério norte, os dias tem temperaturas amenas, ideais para quem busca fugir do calor intenso do verão, mas também não está preparado para enfrentar os dias frios do inverno.

Do final de setembro até meados de dezembro, a paisagem é tomada por tons de amarelo e laranja, folhas caindo por toda parte, dominado por uma atmosfera romântica e monocromática.

Se na sua viagem não pode faltar festas, aproveite a estação para planejar uma ida até a Alemanha para curtir o famoso e original Oktoberfest, mas se prefere um ambiente tirado dos filmes antigos, o festival Medieval em Alcalá de Henares , na Espanha não pode faltar no roteiro.

Europa no inverno


O inverno é a baixa temporada do continente Europeu, os meses de dezembro e janeiro são convidativos para os brasileiros que estão dispostos a se aventurar nas baixas temperaturas da estação e passar as festas de final de ano apreciando a neve e a bela decoração que cercam as ruas das cidades.

O termômetro nessa época pode chegar a -20ºC em regiões como na Rússia, temperaturas extremamente baixas para viajantes de países tropicais, mas com roupas próprias, um bebida quente, câmera na mão, o frio se torna suportável fazendo com que a viagem seja única.  

Uma boa notícia para quem planeja viajar durante o inverno, são os preços mais baixos em relação às outras estações, mas mesmo com o frio é possível curtir os museus, igrejas, tomar um delicioso chocolate quente em uma cafeteria, com certeza não faltaram alternativas para a diversão. Se você for mais aventureiro pode organizar uma viagem aos Alpes Suíços para esquiar.

Europa na primavera


Na primavera a alegria volta para as ruas, a cidade praiana de Barcelona recebe o famoso festival Primavera Sound Festival, e as pessoas voltam a sair para se divertir em atividades ao ar livre.

Uma das melhores estações para conhecer a Europa, nesse período que se estende de março a junho o calor começa a voltar, mas os preços ainda não estão elevados e as cidades não estão abarrotadas de turistas.

Nessa época todos os tipos de atividades podem ser realizadas, como ver o restante da neve nos pontos mais altos, apreciar as obras de arte de artistas famosos nos inúmeros museus ou ainda caminhar pelos parques bem conservados repleto de flores.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

14 viagens baratas para fazer no fim do ano

Artigo anterior

Melhor época para visitar Arraial do Cabo

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Dicas