Saiba qual é o tipo de bagagem ideal para a sua próxima viagem e aproveite suas férias da melhor maneira

Escolher o tipo certo de bagagem para as suas viagens pode tornar a arrumação e as horas em um avião ou na estrada mais fáceis e menos cansativas. Mas com tantos estilos para escolher, decidir qual é o ideal para você pode ser um desafio. Neste post detalhamos os diferentes tipos de bagagem disponíveis e damos algumas dicas sobre o tamanho, o peso e a durabilidade de cada um deles, além de abordarmos recursos como rodas, compartimentos para laptop e compatibilidade com a bagagem de mão.

Tipos de bagagens

Existem vários tipos diferentes de bagagem que você pode escolher, sendo as mais comuns a mala, a mochila e a bolsa de viagem. Essas diferentes opções existem porque cada viagem é diferente, o que significa que existem malas ideais para cada situação.

Para decidir que tipo de bagagem você deve usar, é importante considerar o seguinte:

  • Onde você irá se hospedar (por exemplo: camping, hotéis, albergues, etc.)?
  • Com que frequência você se deslocará entre os alojamentos?
  • Você fará caminhadas, usará o transporte público ou alugará um veículo para se locomover?

Foto: Wikimedia Commons

Mala de viagem

Provavelmente o tipo de bagagem mais comum para os viajantes, as malas são feitas de uma variedade de materiais, incluindo plástico, metal, tecido ou couro. Todas as malas têm pelo menos uma alça e um mecanismo parecido com uma porta que se abre nas dobradiças para facilitar o acesso aos seus pertences. Algumas malas vêm com rodas para facilitar o transporte.

Quando devo usar uma mala?

As malas são muito convenientes devido à sua forma ideal e às grandes aberturas que permitem que você armazene seus pertences de maneira organizada e tenha fácil acesso aos a eles. Embora sejam as mais eficientes, as malas nem sempre são as mais adequadas para suas viagens.

Se você está planejando uma viagem em que ficará principalmente em hotéis ou em uma casa e não se mudará de um alojamento para outro com muita frequência, uma mala é o ideal. Mas se sua viagem incluir muitos trajetos em transporte público ou longas caminhadas com sua bagagem, existem opções melhores que uma mala de viagem volumosa e desconfortável. A mala é melhor para os seguintes tipos de viagem:

  • Viagens em áreas urbanas
  • Viagens em família
  • Viagens de negócios

Foto: Anete Lūsiņa / Unsplash

Mochila

As mochilas de viagem são muito populares entre os jovens viajantes que planejam visitar muitos lugares diferentes durante um único percurso. Elas geralmente têm um compartimento grande com alguns compartimentos menores para itens cosméticos ou elétricos. Ao contrário de uma mala, as mochilas não possuem um mecanismo semelhante de fácil  acesso, mas possuem zíperes para cada compartimento.

 Se por um lado, as mochilas podem ser um pouco mais inconvenientes na hora de encontrar suas coisas, elas têm o benefício de serem fáceis de transportar de um lugar para outro.

Quando devo usar uma mochila?

Se você estiver viajando para um resort ou destino em que irá passar a maior parte do tempo no mesmo local, uma mochila não seria a melhor opção. Elas são mais convenientes em outras situações, como em viagens que incluem várias paradas em cidades diferentes em um curto período de tempo. As mochilas também podem ser usadas como malas de mão em viagens internacionais para quem preza a agilidade de movimento e também o estilo, já que as mochilas podem ganhar diversas versões como mochilas femininas, mochilas de couro, mochilas estampadas, etc.

Mochilão

As mochilas também são muito convenientes quando você planeja viajar a lugares de difícil acesso, onde é necessário caminhar com a com sua bagagem. Nessas situações, uma mala é tudo o que você não precisa. A mochila é a melhor escolha para os seguintes tipos de viagem:

  • Camping
  • Viagem de aventura
  • Viagens multidestino

Sacola de viagem

As sacolas de viagem são leves, cilíndricas ou retangulares, geralmente com apenas uma grande abertura. A abertura pode ser selada com zíper ou cordão. Elas são feitas de pano grosso e não possuem componentes rígidos que protejam o conteúdo. Geralmente, contam com duas pequenas tiras, além da alça de braço, que facilitam o transporte com uma mão. Economicamente, as sacolas são a melhor escolha, pois geralmente são mais baratas do que malas ou mochilas e podem ter quase a mesma capacidade de carga.

Quando devo usar uma sacola de viagem?

Sacolas de viagem podem ser usadas ​​em várias situações. Elas não são tão eficientes quanto uma mala para guardar seus pertences nem tão eficientes quanto uma mochila para transportar, mas podem ser usadas como um complemento para uma mala ou mochila, já que podem ser facilmente dobradas e armazenadas até que você precise de mais espaço para transporte. As sacolas de viagem são mais usadas para:

  • Viajantes com orçamento limitado
  • Viagens curtas (menos de uma semana)
  • Como bagagem de mão

Leia também:

» 100 passeios perfeitos para fazer no Brasil
» Como organizar melhor uma viagem
» Veja qual é o mês mais barato para viajar
» Tamanho permitido para bagagem de mão

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

50 praias paradisíacas para visitar no Brasil

Artigo anterior

3 maneiras de aumentar sua imunidade antes de uma viagem

Artigo seguinte

Você pode gostar