Projeto reaproveitou o plástico que seria descartado e poderia prejudicar o meio ambiente para construir a estrada

Parece que o mundo está finalmente caminhando para um futuro sem a presença de materiais plásticos. No Brasil, alguns lugares deram um basta e proibiram o uso do canudinho, incluindo a paradisíaca Fernando de Noronha. Recentemente, um mercado na Holanda também criou o primeiro corredor zero plástico do mundo, disponibilizando apenas embalagens biodegradáveis.

Agora, alunos da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram uma estrada construída apenas com resíduos plásticos reciclados – é a primeira vez que uma estrada ganha uma pavimentação deste tipo nos Estados Unidos. A rodovia fica localizada em uma pequena área de um complexo de pós-graduação próximo à universidade.

Foto: Universidade da Califórnia

O projeto foi realizado em parceria com a empresa britânica MacReber, que possui outros trabalhos em estradas na Inglaterra e na Austrália. Sara McKinstry, gerente de sustentabilidade do campus, informou ao USCD Guardian que “O produto de plástico reciclado possui uma pegada de carbono menor do que o do asfalto tradicional, impedindo que alguns gases de efeito estufa sejam emitidos e contribuindo para a mudança climática”, disse.

Atualmente, os Estados Unidos possuem mais de quatro milhões de milhas de estradas para manter, ou seja, se esse método fosse amplamente utilizado, o impacto na redução de plásticos seria enorme.

Resíduos plásticos: um problema mundial


Mais de 420 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente no mundo, sendo que 75% são descartados e vão parar no meio ambiente. O material acaba chegando aos oceanos, onde prejudica diversos animais marinhos como baleias, tartarugas entre outras espécies.

Foto: Pixabay

O projeto da MacReber e da Universidade da Califórnia coleta justamente os resíduos que iriam prejudicar o meio ambiente e dá outro destino a eles. Já passou da hora de atitudes e projetos como esse ganharem cada vez mais espaço mundo afora, né?

» Supermercado holandês inaugura primeiro corredor zero plástico do mundo
» Entra em vigor lei que proíbe plásticos em Fernando de Noronha
» União Europeia aprova lei que proíbe produtos plásticos descartáveis
» 6 hospedagens sustentáveis para conhecer na Argentina

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Essa cabana minúscula é uma das casas mais reservadas no Airbnb

Artigo anterior

Primeira suíte vegana do mundo é inaugurada em Londres

Artigo seguinte

Você pode gostar