Frequentadas por adeptos do naturismo, as praias de nudismo são atrações afastadas das grandes cidades, geralmente lugares calmos e tranquilos onde os visitantes dependendo da praia podem optar pelo uso ou não de roupas.

No Brasil existem algumas praias onde o naturismo é permitido, Apesar de a nudez estar no centro da curiosidade de quem olha de fora, o movimento vai muito além disso e se baseia na experiência de uma filosofia de retorno à natureza como a melhor forma de viver.

Galheta, Florianópolis, Santa Catarina


O isolamento transformou a praia no lugar favorito dos naturistas – mas não é preciso tirar a roupa para frequentar os pedaços mais preservados da ilha. Partindo do canto esquerdo da Praia Mole, é só caminhar 15 minutos, sobre pedras, para encontrar mar mais calmo e a pequena faixa de areia protegida por costões

Praia da Galheta. Foto: Ricardo Rbas

Foto: Ricardo Ribas

Barra Seca, Linhares, Espírito Santo


O trecho isolado de 250 metros de areia pode ser alcançado por travessia de barco de 5 minutos pelo Rio Ipiranga. É preciso parar o carro na estrada e procurar pelos barqueiros (combine o horário de retorno). A boa notícia é que a praia tem quiosques, banheiro e duchas.

Foto: Secretaria Turismo ES

Foto: Secretaria Turismo ES

Tambaba, Conde, Paraíba


Ficou famosa por ter se tornado, em 1991, a primeira praia oficial de nudismo do Nordeste. Mas já mereceria atenção por sua beleza: a faixa de areia é pequena, mas cercada de falésias, coqueiros e vegetação de restinga. Pelo acesso principal há um pequeno trecho destinado a quem prefere usar trajes de banho. Depois há um bar e algumas pedras, que marcam o início dos 300 metros da parte nudista. Homens desacompanhados de mulheres não podem entrar. Também não é permitido filmar ou fotografar.

Foto: Vidapelomundo

Foto: Vidapelomundo

Massarandupió, Sítio do Conde, Bahia


A praia fica em área de proteção ambiental e é destino de nudismo na Linha Verde baiana. À direita do estacionamento, é obrigatório tirar a roupa na área isolada pelas dunas brancas da vila de pescadores. O acesso por estrada de terra precária também afasta os curiosos

Foto: Adrian Walmsley

Foto: Adrian Walmsley

Praia do Abricó (Praia de Grumari), Rio de Janeiro


Em área de preservação ambiental, é uma das praias mais bonitas do Rio, cercada por morros com vegetação de restinga. Vale a pena prestar atenção na paisagem durante o trajeto: o acesso, pela Av. Estado da Guanabara, é encantador. A parte naturista de Grumari toma o nome de Praia do Abricó e fica no canto esquerdo da orla. As ondas são fortes e atraem surfistas.

Foto: Patrícia Lima

Foto: Patrícia Lima

Olho-de-Boi, Búzios, Rio de Janeiro


A trilha íngreme e não sinalizada que parte do canto direito da Praia Brava demora aproximadamente 20 minutos para ser percorrida, mas a Olho-de-Boi compensa o esforço. O prêmio é o mar cristalino, onde dá para ver peixes mesmo sem máscara.

simone brandao

Foto: Simone Brandão

Praia do Pinho, Balneário Camboriú, Santa Catarina


Não é preciso tirar a roupa para conhecer a primeira praia oficial de naturismo do país, com ondas fortes e costões cobertos de mata nativa. No estacionamento e na pousada localizada na propriedade, muita gente não adere ao nu – há quem venha só para tomar uma cerveja e observar o movimento na areia – quem pisar nela deve tirar a roupa.

Foto: Otávio Nogueira

Foto: Otávio Nogueira

» Conheça Tambaba a praia de nudismo mais bonita do Brasil
» Viagens clichês para fazer antes de morrer
» Porto de Galinhas, paraíso natural em Pernambuco
» Férias no Amazonas: opções de passeios em Manaus e região

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Dez lugares para conhecer em Madeira

Artigo anterior

Praias tranquilas para visitar no litoral norte de SP

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.