Tudo o que você precisa saber sobre Portugal: onde ir, dicas e melhores passeios

Para os turistas brasileiros, Portugal num primeiro momento pode parecer um país desafiador, mas viajar para lá é muito mais simples do que imaginamos. Por outro lado, sempre existem as dicas que podem ajudar bastante a tornar esse momento ainda mais especial, como as que separamos nesse artigo.

Por ser um país europeu, mais especificamente pertencente ao Espaço Schengen, Portugal não exige muitos documentos de turistas brasileiros.

O visto, por exemplo, não precisa ser obtido, embora passe a ser necessário, a partir de 2021, que quem saia do Brasil com destino ao país precise obter uma autorização para isso, válida por três anos.

Os documentos exigidos são:

  • Passaporte válido;
  • Passagens aéreas de ida e volta;
  • Comprovantes financeiros;
  • Documento de vínculo com o Brasil.

Saiba mais sobre esse assunto no post Quais os documentos para viajar para Portugal 

 

Além dos documentos listados acima, é obrigatória a apresentação de seguro viagem, que irá te auxiliar em caso de acidente, doença ou diversos outros imprevistos.

Outras dicas que podem te ajudar a ter uma viagem tranquila e planejá-la para aproveitar o país ao máximo são:

Defina as experiências que deseja ter


Foto: Pxhere / Creative Commons

Portugal, embora pequeno, é um país muito diversificado, no qual você encontrará cidades medievais, vilas encantadoras e praias que agradam tanto os banhistas quanto os surfistas, com cada local oferecendo uma experiência diferente.

Qual delas mais combina com você? Reflita a respeito para criar o roteiro perfeito.

Que tal alugar um carro?


Foto: Max Pixel / Creative Commons

Justamente por não ser muito extenso, Portugal é perfeito para as famosas road trips, oferecendo aluguéis de carro simples de serem obtidos. Não que o transporte oferecido pelo país não seja eficiente (inclusive as viagens de trem também merecem ser testadas), mas ter autonomia para se locomover é sempre bom.

Aliás, fica uma dica extra: o percurso entre Porto e Lisboa é perfeito para ser feito de carro.

Escolha a estação do ano


Foto: Singa Hitam / Wikimedia Commons

Se você pensava que o verão representa a alta temporada no país se enganou, em partes: o inverno (dezembro, janeiro, fevereiro…) também é a época que atrai muitos turistas, mas não é só por isso que você precisa escolher bem a melhor estação do ano para viajar para Portugal.

O verão é ótimo para quem irá para o litoral, enquanto que para quem escolhe ficar no interior ele pode ser incômodo, bem como o inverno.

Lugares para conhecer


Foto: Husond / Wikimedia Commons

Coimbra

Ao lado de Lisboa e Porto, Coimbra é uma das cidades mais famosas de Portugal, graças à Universidade de Coimbra, que recebe estudantes do mundo todo e é uma construção centenária.

Lisboa

Quem nunca ouviu falar da Torre de Belém e do Castelo de São Jorge, não é mesmo? Esses dois pontos turísticos de Lisboa, maior cidade de Portugal, são alguns dos mais visitados do país.

Nazaré

No que diz respeito ao litoral, a cidade de Nazaré ganha destaque por conta das ondas gigantes que aparecem no fim do ano. Esse cenário é perfeito para os surfistas, que não deixam de marcar presença, mas quem não é adepto do surf pode visitar esse destino em outras épocas, quando a praia se torna mais tranquila.

Guimarães

Guimarães reúne em um único destino dois grandes atrativos: um castelo medieval e a história de origem do país. Foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal.

Aldeias de Xisto

Para uma visão completamente diferente de Portugal, mas sem perder os ares medievais, o melhor passeio é às chamadas Aldeias de Xisto, como Talasnal. Trata-se de casas feitas de pedra, separadas por ruelas em meio à paisagem bucólica, fazendo qualquer visitante se sentir em um mundo completamente novo.

Aproveite essas dicas de Portugal para turistas brasileiros para começar a planejar sua viagem. Em poucos dias já é possível conhecer muita coisas, mas, tendo a oportunidade, fique o tempo que for necessário para explorar cada cantinho do país.

» Como morar legalmente em Portugal sem cidadania
» 6 destinos surpreendentes para conhecer em Portugal
» 5 restaurantes para conhecer na Ilha da Madeira
» Trem de luxo faz viagens gastronômicas em Portugal

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Viajar para Portugal: documentos necessários

Artigo anterior

9 motivos para curtir o verão com as crianças no Thermas dos Laranjais

Artigo seguinte

Você pode gostar