Está planejando uma viagem para a cidade carioca? Separamos uma lista com os melhores pontos turísticos para visitar no Rio de Janeiro

Para aproveitar melhor uma viagem, o ideal é já chegar no local com uma ideia do que fazer e onde ir, assim você não perde tempo e otimiza sua estadia. Por isso, separamos algumas dicas de passeios que você pode incluir na sua lista de pontos turísticos para visitar no Rio de Janeiro.

Você não pode viajar para a cidade sem conhecer os lugares mais famosos, como Copacabana, Pão de Açúcar, Ipanema e o Cristo Redentor. Mas, alguns lugares para visitar no Rio nem sempre aparecem nos destinos mais procurados. Nesta seleção indicamos lugares e atividade conhecidas pelos cariocas e outros pontos turísticos pouco divulgados, mas que certamente merecem sua visita!

Pontos turísticos para visitar no Rio de Janeiro

Passeio de Helicóptero com a Vertical Rio

Foto: Vertical Rio

Já pensou em explorar as belezas do Rio vista do alto? Não só isso, já pensou em você escolher seu próprio trajeto durante o voo? A empresa Vertical Rio te oferece essa possibilidade de uma forma única. Como você escolhe os lugares que quer conhecer, os preços e tempo de voo variam, mas uma coisa que não muda no pacote é a opção de voar sem as portas, para ter uma visão 360º. Essas viagens panorâmicas são perfeitas para ter uma ideia da dimensão e da beleza que te espera na inesquecível Cidade Maravilhosa.

Real Gabinete Português de Leitura

Foto: Mayumi Ishikawa / Flickr

Para você que curte história, o Real Gabinete Português de Leitura é um dos pontos turísticos para visitar no Rio. O local foi inspirado nas construções portuguesas, por isso sua arquitetura se destaca do resto de atrativos da cidade. Além disso, o gabinete oferece uma pinacoteca e um acervo de livros raros. Na parte de estudos, são oferecidos conferências e cursos para professores universitários. Com entrada gratuita, a biblioteca é extremamente charmosa e rende ótimas fotos!

AquaRio – Aquário marinho do Rio de Janeiro

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul. O ambiente é dividido em 28 áreas com cerca de 350 espécies do Brasil e do mundo, para visitar apenas uma vez o preço é 55 na meia entrada, no entanto, o aquário oferece parcerias com bilhetes promocionais. Mas se você quiser se aprofundar e descobrir ainda mais do mundo marinho, o local também disponibiliza flutuações para os mais corajosos. O AquaRio é um dos pontos turísticos mais novos da cidade e as crianças adoram o passeio!

Vista da Enseada de Botafogo

Foto: MKP27091961 / Wikimedia Commons

A Enseada de Botafogo é outro marco que mostra a beleza encontrada na Cidade Maravilhosa. Conhecer a cidade e não passar por essa região ao menos um pouco, pode ser um desperdício. O local é famoso principalmente por conta da vista que proporciona dos morros da Urca e Pão de Açúcar, além de ser palco de shows e muitas atrações ao longo do ano. Se você é uma pessoa que gosta de atividades físicas, a dica é curtir os espaços verdes caminhando, andando de bicicleta ou praticando algum esporte.

Praia de Ipanema

Foto: eacuna / Pixabay

É um dos pontos mais famosos da cidade, muito conhecido pela tradição de vôlei na areia e pelos postos 8 , 9 e 10, que atraem todo tipo de público. A vida noturna na região é badalada, lembrando que os vizinhos da praia são Copacabana e Leblon, bairros tradicionais da zona sul carioca que também valem uma visita.

Parque Lage

Foto: Caioviniciuscosta / Wikimedia Commons

Com muita influência europeia, o Parque Lage foi construído e se tornou um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O local é muito frequentado pelos cariocas nos fins de semana, já que abriga algumas trilhas, quedas d’água e espaço para piqueniques. Além disso, é possível avistar o Cristo Redentor e conhecer o famoso Palacete do Parque Lage, onde você pode descobrir mais da história brasileira.

Confeitaria Colombo

Foto: Divulgação

A Confeitaria Colombo é um dos pontos que integra nossa lista, porque conta muito da história brasileira e você ainda pode aproveitar deliciosos docinhos feitos na própria confeitaria. Considerada patrimônio cultural e artístico, a Confeitaria Colombo tentou preservar suas raízes de arquitetura e apenas modernizou o que era preciso. Por isso, o local é usado para diversos eventos, incluindo casamentos, mas está sempre aberto para um cafezinho rápido.

Arcos da Lapa

Foto: Mariahaversa / Wikimedia Commons

O Aqueduto da Carioca, popularmente conhecido como Arcos da Lapa integra um dos pontos turísticos para visitar no Rio. O local tem a finalidade de ligar o bondinho da estação Carioca até a estação de Santa Teresa, outro bairro tradicional do centro do Rio. Já pensou em visitar essa obra de arte do período colonial enquanto dá um passeio de bondinho?

Jardim Botânico

Foto: feliven / Wikimedia Commons

Além de oferecer uma imensidão de plantas preservadas e de espécies brasileiras, o jardim também disponibiliza visitas temáticas com finalidade educativa, mas também para lazer. É um ótimo lugar para ir com amigos e família, garantir fotos incríveis e aproveitar uma tarde sossegado enquanto descansa de um passeio ou outro. Às segundas feiras o horário de visitação é reduzido e o preço de ingresso normal custa 15 reais.

Museu do Amanhã

Foto: Mario Roberto Durán Ortiz / Wikimedia Commons

O Museu do Amanhã é perfeito para quem curte o mundo das ciências e da tecnologia. Mas mesmo se você não gostar de nada disso, é um dos lugares que vale a pena visitar no Rio, porque tem uma abordagem diferente e interativa sobre as temáticas das atualidade. O local oferece uma exposição principal além das secundárias e o sistema de compra de ingressos requer uma reserva de horário. De terça-feira a entrada é gratuita.

Mirante Dona Marta

Foto: Carlos Perez Couto / Wikimedia Commons

Mais um dos pontos turísticos para visitar no Rio ao ar livre é o Mirante Dona Marta. O local é conhecido pela sua bela visão do Pão de Açúcar, Maracanã, Cristo Redentor e a Enseada de Botafogo. As duas maneiras mais conhecidas para chegar lá são de carro, onde há estacionamento, e a pé, com o auxílio de um guia na caminhada.

Cristo Redentor

Foto: calvestkd / Pixabay

Um dos lugares para visitar no Rio que não falta na lista de nenhum viajante é o Cristo Redentor. Localizado em um dos pontos mais belos da cidade, a vista do alto proporciona uma visão panorâmica de boa parte do Rio de Janeiro. No entanto, para muitos, o grande atrativo é ver o próprio Cristo. O caminho até lá pode ser feito por conta própria, mas só até uma parte, porque depois está incluso no preço do ingresso um translado de bondinho ou de van particular.

Praia de Copacabana

Foto: Bisonlux / Wikimedia Commons

Com certeza você está pensando em incluir essa atração na sua lista de lugares para conhecer no Rio. Copacabana é um dos cenários mais famosos de filmes e séries que são filmadas no Brasil, além de ser a casa de muitas pessoas influentes. Ali você pode desfrutar da areia branquinha e tomar um banho de mar enquanto o aprecia a vista da cidade.

Escadaria Selarón

Foto: Adelano Lázaro / Wikimedia Commons

Um dos ícones do Rio de Janeiro é a Escadaria Selarón. O local, na verdade, é uma obra de arte de mosaico e é um dos pontos mais coloridos da cidade. Para visitar é muito fácil, já que se encontra bem próximo dos Arcos da Lapa e do bairro histórico de Santa Tereza.

Pão de Açúcar

Foto: Vanessa Marques / Wikimedia Commons

Todos que viajam para o Rio precisam conhecer o Pão de Açúcar. A montanha é muito falada Brasil afora, no entanto, o grande atrativo do passeio é pegar um teleférico ou chamado “bondinho” e chegar até o topo. De cima é possível avistar boa parte da cidade em um ângulo de 360º. Saiba como chegar no Pão de Açúcar.

Parque Penhasco Dois Irmãos

Foto: Divulgação

O Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos está localizado no Leblon e oferece um total de quatro mirantes, onde você pode ter uma vista privilegiada da cidade, além de participar de trilhas e encontrar em contato com a natureza carioca, vendo diferentes espécies de plantas da flora brasileira.

Praia Vermelha

Foto: Lory Gomes RJ / Wikimedia Commons

Praia Vermelha é mais um dos destinos para entrar na sua lista de pontos turísticos no Rio de Janeiro. A praia é um pequeno paraíso escondido na cidade e tem ótimas avaliações do TripAdvisor. Além de ter águas calmas dependendo da época do ano, também oferece trilhas para outros pontos turísticos do Rio, como o Morro da Urca.

» Guia de Museus na cidade do Rio de Janeiro
» Mirantes para conhecer na cidade do Rio de Janeiro
» O que visitar no Parque Nacional da Tijuca
» Trilha Transcarioca, circuito de 180 km que cruza a cidade do Rio de Janeiro

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Veja 16 fotos das melhores praias de Fernando de Noronha

Artigo anterior

Jogos da NBA: saiba onde comprar os ingressos para a temporada

Artigo seguinte

Você pode gostar