Pesquisadores afirmam que caminhadas na montanha causam mudanças positivas em nosso cérebro  

Se você ama fazer uma boa caminhada junto à natureza, saiba que isso pode estar mudando seu cérebro – para melhor, é claro. Segundo um estudo realizado pela publicação científica Journal of Environmental Science and Technology, uma caminhada curta de apenas cinco minutinhos por dia, mesmo em grandes centros urbanos, já gera mudanças incríveis em nosso corpo e mente.

No entanto, de acordo com o estudo, se essa caminhada for na montanha ou em algum espaço com muito verde e natureza, nossa autoestima também passa a melhorar. Os psicólogos responsáveis pela pesquisa Ruth Ann Atchley e Dr. David L. Strayer afirmam que pessoas que deixam de lado a tecnologia – seja o tablet, a televisão, o celular ou o computador – por apenas quatro dias de aumentam sua capacidade de resolver problemas em 50%, além de se tornarem muito mais criativas.

Ao portal da Universidade de Kansas, nos EUA, Dra. Atchley afirmou que a natureza pode estimular a mente humana sem as distrações comuns e ameaçadoras da vida cotidiana do século XXI, como a tecnologia. “A natureza é um lugar onde nossa mente pode descansar, relaxar e diminuir as respostas das ameaças”, disse Atchley. “Portanto, nos dá recursos remanescentes – para ser criativos, imaginativos, para resolver problemas – que nos permitem ser pessoas melhores e mais felizes, que se envolvem de maneira mais produtiva com os outros.”

Foto: Pixabay

A natureza muda nosso cérebro


Esse estudo foi pioneiro em identificar as mudanças sistemáticas na função cognitiva a partir do contato com a natureza. Outros pontos também observados é que atividades ao ar livre como trekking e hiking auxiliam, além de tudo, a capacidade de concentração. Os estudiosos afirmaram que são nesses momentos em que realmente nos desconectamos dos problemas, desligando o celular e olhando a natureza, é quando percebemos como nossa mente realmente funciona.

A pesquisa também identificou que pessoas que praticam caminhada e atividades junto a natureza, subindo em montanhas, geram um fluxo sanguíneo mais baixo, o que faz com que as áreas cerebrais relacionadas ao mau humor e sentimentos negativos, como tristeza, preocupação, entre outros, sejam desativadas.

Agora que você já sabe como se reconectar ao seu cérebro, incentivar a criatividade e conseguir solucionar mais fácil os problemas, dedique algum tempinho imerso na natureza, praticando esportes ao ar livre ou simplesmente caminhando diariamente.

Foto: Pixabay

» Profissionais que viajam produzem muito mais e melhor
» Guia de praias indicadas para crianças no Brasil
» Sob o Sol da Toscana: a casa do filme existe e você pode se hospedar nela
» 4 dias na natureza são suficientes para melhorar sua criatividade e renovar suas energias

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Disney terá cruzeiros de Star Wars e Marvel em 2020

Artigo anterior

Melhor época para conhecer a Chapada Diamantina

Artigo seguinte

Você pode gostar