Patagônia: o que fazer em Ushuaia durante o verão

O incrível destino de inverno ganha mais cores e dias mais longos durante o verão. Passeios de barco, 4×4 e caminhadas ao ar livre estão entre as principais atividades para fazer na estação mais quente do ano

Apesar de Ushuaia ser um destino muito disputado nos dias mais frios do ano, a cidade consegue surpreender os turistas em outras estações. No verão, os dias no extremo sul das Américas são mais longos e as temperaturas costumam ficar mais amenas. A estação mais quente do ano ainda trás uma coloração única para cidade, deixando as montanhas e campos com incríveis tons de verde, e com possibilidade ainda maior de ter contato com os animais que habitam a região.

Confira essa seleção de passeios para o verão em Ushuaia e planeje sua viagem!

Leia também:

Patagônia argentina: descubra Ushuaia em 16 fotos surpreendentes
Turismo na Argentina: Buenos Aires a cidade do tango
Dicas de turismo: roteiro de 5 dias em Buenos Aires
Dicas de passeios pelo Delto do Tigre na Argentina
Mendoza, Bariloche, Ushuaia e outros destinos para você conhecer na Argentina

Parque Nacional da Terra do Fogo

O Parque Nacional da Terra do Fogo, criando em 1960 com o objetivo de preservar fauna e flora do local fica a 11 km da cidade e tem uma extensão de 63.000 hectares.

Esse é um tour que pode ser feito com muita calma já que o parque oferece inúmeras opções de atrações. Você pode caminhar entre os charmosos bosques de lengas (árvores típicas da Patagônia), conhecer as belíssimas praias da Bahia Lapataia, realizar um tour alternativo no Trem do Fim do Mundo e conhecer uma reconstrução de um antigo assentamento dos Yámanas, os primeiros povos que habitaram a região.

Foto: Rodrigo Soldon

Excursão Marítima Ilha dos Lobos e Farol Les Eclaireurs – Canal de Beagle

O passeio de catamarã pelo Canal de Beagle, que separa Ushuaia das ilhas chilenas, oferece uma linda vista da cidade e da Cordilheira Darwin. Durante o passeio, as embarcações fazem 3 paradas para observação dos animais que habitam as águas geladas do Canal de Beagle. A primeira é a Ilha dos Cormoranes, espécie de ave marinha que vive na região, em seguida para a Ilha dos Lobos Marinhos com término no famoso Farol Les Eclaireurs.

Foto: João Luiz Guarneri

Excursão Marítima Pinguinera

O verão é a melhor época para realizar um tour até a Ilha dos Pinguins, também conhecida como Pinguinera. São nos dias mais quentes do ano que a ilha recebe inúmeras colonias de pinguins que chegam em peso, com a finalidade de se reproduzirem no local. Durante o passeio os visitantes caminham em torno de 1h entre as diferentes espécies de pinguins (principalmente, pinguins Papúase e de Magallanes).

Foto: Gabriel Gallardo

Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo foi adaptado ao turismo e utiliza parte do traçado original da ferrovia construída pelos presidiários no final do século XVIII e início do século XIX, para trazer lenha dos bosques gelados. A construção da ferrovia se deu logo após a inauguração de um edifício carcerário na cidade de Ushuaia, que é hoje o atual Museu Marítimo.

Após o presídio ser fechado em 1947, o trem continuou funcionando para uma serraria até que um grande terremoto em 1949 o destruiu. Atualmente apenas resta dele uma locomotiva e um vagão de passageiros que se encontram no Museu Marítimo.

Em 1994 um novo trem foi construído para fazer passeio de contemplação pelos últimos 7 km do caminho original. No passeio você pode desfrutar da belíssima paisagem e escutar a enigmática história dos presos que trabalhavam no trajeto.

Foto: Leandro Neumann Ciuffo

 

Lago Fagnano

Um passeio em 4×4 de aproximadamente 1 hora corta a Ruta 3 em direção a uma das atrações mais belas do destino. O carro passa por trilhas em meio a bosques de lengas e cruzando riachos para chegar ao Lago Fagnano, o maior da Terra do Fogo, com mais de 100 km de extensão, que compõe paisagens surreais. Ali é possível provar o famoso churrasco da região acompanhado de um ótimo vinho.

Foto: Vera Amaral

Glaciar Martial

O Glaciar Martial está localizado a 7 km da cidade. Mesmo no verão é possível ter contato com a neve sempre presente próximo ao pico mais alto da Montanha Martial. Essa é uma ótima pedida para turistas que desejam fazer caminhadas em trilhas de fácil acesso e observar as belezas da cidade de um outro ângulo.

Foto: via Flickr – katenpete

Tour de bicicleta pela cidade

Uma ótima opção para explorar algumas atrações próximas do centro de Ushuaia é alugar uma bicicleta e pedalar alguns km para observas e conhecer com calma as belezas da região. Você pode começar o tour pela orla do Canal de Beagle, passar pelo charmoso centrinho de Ushuaia e conhecer algumas praias um pouco mais distantes da região central do destino.

Se você tiver uma pouco mais de experiência e condicionamento físico, é possível conhecer outras atrações, como a Cachoeira Véu da Noiva, o Parque Nacional Terra do Fogo e a Estância Túnel em pouco menos de 15km.

Foto: Tanenhaus / Wikimedia Commons

A agência Ushuaia Extremo oferece  roteiros exclusivos para brasileiros com guia em português, e contam com estrutura completa para passeios de bike na neve, trilhas, tours para práticas de ski, snowboard, acampamentos, entre outras atividades. A localização privilegiada da agência, no coração da Tierra del Fuego, permite saídas regulares para quem quer visitar os principais atrativos da região.

+Info
Ushuaia Extremo
Tel: +54 2901 433816
info@ushuaiaextremotravels.com
www.ushuaiaextremoevt.tur.ar
Facebook | Instagram

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.