Patagônia: o que fazer em Ushuaia durante o verão

Conhecida também como a região do Fim do Mundo por estar no extremo sul das Américas, Ushuaia oferece muitas atividades onde os turistas têm a oportunidade de ter um contato com a natureza de forma inesquecível, uma gama enorme de passeios com opções para os mais aventureiros como trekkings, escaladas, ski e snowboard. Apesar de ser um destino comum durante o inverno, o verão também é bem convidativo para os visitantes da cidade do Fim do Mundo, principalmente para quem não busca tanto frio assim.

No verão os dias são mais longos e, apesar da neve ser uma característica permanente do lugar, as temperaturas são mais amenas durante o dia fazendo com que alguns passeios sejam ainda mais prazerosos.

Confira essa seleção de passeios para o verão em Ushuaia e planeje sua viagem!

Leia também:

Patagônia argentina: descubra Ushuaia em 16 fotos surpreendentes
Turismo na Argentina: Buenos Aires a cidade do tango
Dicas de turismo: roteiro de 5 dias em Buenos Aires
Dicas de passeios pelo Delto do Tigre na Argentina
Mendoza, Bariloche, Ushuaia e outros destinos para você conhecer na Argentina

Parque Nacional da Terra do Fogo

O Parque Nacional da Terra do Fogo, criando em 1960 com o objetivo de preservar fauna e flora do local fica a 11 km da cidade e tem uma extensão de 63.000 hectares.

Os bosques do parque são maravilhosos para caminhadas e para apreciar a bela Baía de Lapataia com suas colônias de castores.

O passeio geralmente é de meio dia, e pode ser combinado com o passeio de catamarã que é feito pelo Canal de Beagle ou ainda a excursão marítima da pinguinera.

Foto: Rodrigo Soldon

Excursão Marítima Ilha dos Lobos – Canal de Beagle

O passeio de catamarã pelo Canal de Beagle, que separa Ushuaia das ilhas chilenas oferece uma linda vista da cidade e da cordilheira Martial, da Ilha dos Lobos Marinhos e na Ilha dos Cormoranes, espécie de ave marinha que vive na região. Durante o verão é mais comum ver esses animais, pois é período de reprodução.

Foto: João Luiz Guarneri

Excursão Marítima Pinguinera

O passeio de barco para a Pinguinera passa pela parte norte do canal de Beagle, avistando também o arquipélago e Farol Les Eclaireurs, com os ninhos de cormorões, albatrozes e também a ilha dos lobos-marinhos. Passa pelo naufragado Buque Monte Sarmiento, que está ali desde 1911, chegando a Ilha Martillo, mais conhecida como Pinguinera, onde todos os anos uma colônia de pingüins de Magalhães faz seus ninhos. Nesse passeio não há desembarque na ilha dos pinguins.

Se você quer uma aventura ainda mais próxima dessas aves que tanto encantam, há uma excursão que leva um número limitado de pessoas por dia a ilha.

Foto: Gabriel Gallardo

Trem do Fim do Mundo

O Trem do Fim do Mundo foi adaptado ao turismo e utiliza parte do traçado original da ferrovia construída pelos presidiários no final do século XVIII e início do século XIX, para trazer lenha dos bosques gelados.

A construção da ferrovia se deu logo após a inauguração de um edifício carcerário na cidade de Ushuaia, que é hoje o atual Museu Marítimo, e serviria para transportar linha do bosque. Sua extensão era de 17 km.

Após o presídio ser fechado em 1947 o trem continuou funcionando para uma serraria até que o grande terremoto de 1949 o destruiu. Atualmente apenas resta dele uma locomotiva e um vagão de passageiros que se encontram no Museu Marítimo.

Em 1994 o “Novo trem dos presos” foi construído para fazer um passeio histórico pelos últimos 7 km do caminho original. No passeio você pode desfrutar da belíssima paisagem e escutar a enigmática história dos presos que fizeram essa mesma viagem.

Foto: Leandro Neumann Ciuffo

Museu Marítimo

O Museu Marítimo de Ushuaia localiza-se no edifício do antigo Presídio de Ushuaia, fechado em 1947. Declarado Monumento Histórico Nacional o prédio abriga hoje o museu com suas coleções de modelos navais e conta a história do descobrimento antártico e de diferentes aspectos da fauna austral. Também guarda um pouco da história do local, mostrando como era a vida dos presidiários no local.

Lago Fagnano

Um passeio em 4×4 de aproximadamente 1 hora em direção à Cordilheira Martial e ao Paso Garibaldi. O carro passa por trilhas em meio a bosques de lengas e cruzando riachos para chegar ao Lago Fagnano, o maior da Terra do Fogo, com mais de 100 km de extensão, que compõe paisagens surreais. Ali é possível provar o famoso churrasco da região acompanhado de um ótimo vinho que esquenta qualquer um.

Foto: Vera Amaral

Glaciar Martial

O Glaciar Martial está localizado a 7 km da cidade. A fonte de água potável mais importante de Ushuaia também é um importante ponto turístico da região em diferentes estações do ano. Durante os meses de inverno funciona como um Centro de Esqui, enquanto no verão é um lugar ideal para trekking ou caminhadas curtas.

Foto: via Flickr – katenpete

A agência Ushuaia Extremo oferece  roteiros exclusivos para brasileiros com guia em português, e contam com estrutura completa para passeios de bike na neve, trilhas, tours para práticas de ski, snowboard, acampamentos, entre outras atividades. A localização privilegiada da agência, no coração da Tierra del Fuego, permite saídas regulares para quem quer visitar os principais atrativos da região.

+Info
Ushuaia Extremo
Tel: +54 2901 433816
info@ushuaiaextremotravels.com
www.ushuaiaextremoevt.tur.ar
Facebook | Instagram


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Encontre pacotes de viagem em oferta com a CVCSubmarino ViagensDecolar.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.