Unidade de conservação mantida por Itaipu reúne parte expressiva da rica biodiversidade da região em um passeio incrível

A Usina Hidrelétrica de Itaipu é mundialmente conhecida como uma das grandes obras de engenharia do mundo. Quando foi construída, no final dos anos 70, gerou um enorme impacto ambiental e social na região. Na época, diversos animais ficaram desalojados, surgindo a necessidade de criar um espaço para a recuperação de fauna e flora locais.

Foi então que surgiu, em 1984, o Refúgio Biológico Bela Vista, uma área com 1920 hectares localizada nas proximidades do Parque Nacional de Iguaçu que abrigou essas espécies com o intuito de recuperá-las. Atualmente o projeto, mantido pela Itaipu Binacional, é uma referência de preservação ambiental e conservação de ecossistemas – e a boa notícia é que qualquer pessoa pode visitá-lo.

Foto: Patricia Ferrari

O conceito do local, a princípio, pode parecer igual ao de um zoológico, mas o Refúgio Ecológico de Itaipu vai muito além: o foco não está apenas na observação dos animais, mas sim na sua recuperação. Além disso, o parque é frequentado por visitantes em horários específicos para não estressar os animais. As espécies são reproduzidas e, quando possível, reintegradas à natureza. Já foram mais de 35 espécies que passaram por esse processo.

Além dos animais, o Refúgio Ecológico de Itaipu também passou por um processo de reflorestamento de árvores nativas da região e hoje conta com uma imensa área de plantas e flores preservada. A visita ao refúgio é uma valiosa aula de educação ambiental e não pode ficar de fora do seu roteiro em uma viagem a Foz do Iguaçu.

Como é o passeio ao Refúgio Ecológico?

O passeio dura cerca de duas horas e parte do Centro de Recepção de Visitantes de Itaipu em um ônibus bem equipado e espaçoso, com janelas panorâmicas que permitem uma visão ampla da paisagem. No trajeto, um guia especializado começa a explicar sobre o projeto de restauração das áreas.

O ônibus contorna o Canal da Piracema, o maior e mais complexo sistema de transposição de peixes do mundo, criado para dar aos animais a possibilidade procriarem mesmo com a enorme barragem de Itaipu. Ao chegar nas edificações do Refúgio Ecológico, é hora de começar a caminhar.

Foto: Patricia Ferrari

Foto: Patricia Ferrari

A trilha é bem tranquila e possui cerca de 2 quilômetros pela mata. Com as sinalizações e ajuda do guia que acompanha o grupo, fica fácil identificar as extensas áreas restauradas e as mudas plantadas das mais variadas espécies. Ainda é possível observar o alinhamento das árvores que foram plantadas e a diferença das espécies de plantas trazidas pelo vento e pelos animais.

Foto: Patricia Ferrari

Logo chega-se ao espaço onde são tratados os animais selvagens que sofreram algum tipo de agressão humana, e, por causa de sequelas, não podem retornar à natureza. Esta parte do passeio possibilita aos visitantes um contato e a observação dessas espécies.

Os animais são muito bem cuidados e ficam em amplos espaços, extremamente limpos e conservados. Como a reserva está ligada ao Parque Nacional do Iguaçu, não é difícil avistar alguns animais circulando livremente ao longo da trilha.

Foto: Patricia Ferrari

Entre as espécies que habitam o refúgio estão as jaguatiricas, jacarés, gaviões, urubu-rei, quatis, arara-vermelha, veado bororó, cervo-do-pantanal, raposa-do-campo antas, capivaras, harpia e onça pintada. E por falar no gigante felino, as crianças vão adorar conhecer um filhote que nasceu em cativeiro e vive com sua mãe em um dos recintos. Além de fofa, a oncinha foi a primeira reprodução da espécie em 14 anos.

Foto: Patricia Ferrari

Foto: Patricia Ferrari

Uma estrutura de vidro permite uma integração incrível com os animais. Muita gente aproveita para tirar um selfie com eles. Contudo, é preciso um pouquinho de sorte, pois em dias mais frios os bichos geralmente ficam preguiçosos e aproveitam para descansar.

O Refúgio Ecológico funciona de terça a domingo com saídas às 8h30, 10h, 14h30 e 15h30. A reserva deve ser feita com antecedência, já que este passeio conta com vagas limitadas.

+ info:

Centro de Recepção de Visitantes Itaipu
Av. Tancredo Neves, 6702 – Foz do Iguaçu
+55 45 3576-7000
info@turismoitaipu.com.br
www.turismoitaipu.com.br

Leia também:

» Tarobá Hotel: opção de hospedagem em Foz do Iguaçu
» Conheça o surpreendente Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu
» Parque Nacional do Iguaçu, destino perfeito para amantes de ecoturismo
» Passeio no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Hotel Lago Grey, opção de hospedagem em Torres del Paine

Artigo anterior

Passeio no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

Artigo seguinte

Você pode gostar