Passeio no Parque das Aves em Foz do Iguaçu

O Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, conduz o turista a um mundo colorido que mistura beleza e conservação ambiental

Foto: Patricia Ferrari

Um sonho. Foi assim que nasceu o Parque das Aves, um dos lugares imperdíveis para se visitar em uma viagem a Foz do Iguaçu. A história do local, considerado o maior espaço de preservação de aves de toda América Latina, chega a ser tão bonita quanto os multicoloridos pássaros que habitam o lugar.

Tudo começou no sudoeste da África, onde Dennis Corukamp e sua esposa, a veterinária alemã Anna, adotaram um filhote de Papagaio-do-Congo chamado Pumuckl. O amor pela ave logo despertou o interesse do casal pelo tema e, após a descoberta de Foz de Iguaçu por meio de um amigo que tinha a intenção de montar um parque de crocodilos na cidade, decidiram se mudar para o Brasil com suas filhas e criar o Parque das Aves.

Depois de ir atrás da documentação, o casal adquiriu um espaço de mais de 16,5 hectares de floresta subtropical e, com a ajuda da população da cidade que se uniu à causa, criou trilhas pelas florestas, iniciou o plantio de árvores nativas da região e começou a estudar os melhores lugares para montar os viveiros. As primeiras aves chegaram a partir de doações ou empréstimos de zoológicos brasileiros ou enviados pelo Ibama, outras foram importadas.

Apenas 11 meses depois que desembarcaram no Brasil, em 7 de outubro de 1994, Dennis e Anna inauguraram o Parque das Aves. Infelizmente, dois anos depois, Dennis ficou doente e faleceu, mas Anna, suas filhas e a equipe de funcionários permaneceram cuidando do local. Ainda hoje é possível encontrar a fundadora fazendo reparos em alguma trilha ou viveiro do parque.

Leia também:
Tarobá Hotel: opção de hospedagem em Foz do Iguaçu
Conheça o surpreendente Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu
Parque Nacional do Iguaçu, destino perfeito para amantes de ecoturismo
Como é o passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu Binacional?

O sonho de Dennis e Anna prosperou e, atualmente, o Parque das Aves é uma das principais atrações de Foz do Iguaçu. Localizado bem próximo às cataratas, abriga mais de 1320 aves, abrangendo cerca de 143 espécies diferentes, sendo que 50% delas vieram de apreensões. São diversas espécies vulneráveis e ameaçadas de extinção que são acolhidas e recuperadas no parque como a jacutinga, o papagaio-de-cara-roxa, o papagaio-de-peito-roxo, o mutum-do-sudeste, o mutum-de-alagoas e o cardeal-amarelo.

Foto: Patricia Ferrari

Foto: Patricia Ferrari

Foto: Patricia Ferrari

Como funciona o passeio no Parque das Aves?


O passeio é realizado por trilhas bem sinalizadas e fáceis de percorrer que conduzem o turista a diversos viveiros e espaços para a observação das aves. São harpias, corujas, papagaios, flamingos e muitos outros animais para conhecer.

Foto: Patricia Ferrari

O cuidado com os bichos e a infraestrutura são impecáveis. É um espaço limpo e tomado por tons coloridos. Ao mesmo tempo que a visita deslumbra adultos e crianças com a beleza dos animais, o Parque das Aves aproveita para alertar sobre a importância de protegê-los. No caso das araras, por exemplo, os animais encontram seu bioma quase que completamente devastado, restando apenas 8% de sua área original.

Além das aves, o turista pode percorrer por viveiros de jacarés, iguanas, jiboias e sucuris. Outra atração é o Reino das Borboletas, um espaço especial com milhares de espécies de borboletas e beija-flores, onde é possível compreender o processo da metamorfose e observar de perto os delicados e belos insetos.

Foto: Patricia Ferrari

Foto: Patricia Ferrari

Foto: Patricia Ferrari

Foto: Patricia Ferrari

Sem cercas ou redes


No Parque das Aves o visitante se sente parte integrada da natureza, já que pode acessar alguns viveiros e interagir com os animais de pertinho. São cinco viveiros que possibilitam essa imersão e que replicam o habitat natural das aves. Os animais, já acostumados com a presença humana, são dóceis e ficam bem à vontade junto aos curiosos turistas.

No espaço Encontro com as Araras as pessoas ficam cercadas por todos os lados pelos belos animais, podem observar seu voo rasante, seus costumes e um turbilhão incrível de cores. As fotos são liberadas e, com sorte, as araras chegam até a pousar no ombro de alguns felizardos.

Foto: Patricia Ferrari

Foto: Patricia Ferrari

No Viveiro Floresta, é possível encontrar aves da Mata Atlântica, como as gralhas e sabiás. Já no Viveiro Aves de Rios e Mangues traz aves adaptadas ao ambiente aquático, como guarás e garças, além de tucanos, seriemas e muitas outras espécies.

Para quem quiser ampliar ainda mais a experiência de contato com os animais, o Parque das Aves oferece o Backstage Experience, uma opção diferenciada de ingresso onde o visitante recebe uma visita guiada, pode acessar os bastidores e áreas restritas, além de participar de momentos como a alimentação das aves.

Ao final do passeio, há um espaço com araras bem mansinhas, com quem os turistas podem posar para fotos e guardar recordações. O local também conta com um restaurante e uma lojinha para adquirir lembranças de um dia muito especial.

Onde se hospedar em Foz do Iguaçu?


Vai viajar para Foz do Iguaçu pela primeira vez? Uma opção de hospedagem com toda infraestrutura para passar dias extremamente confortáveis é o Tarobá Hotel. Com uma localização privilegiada na região central da cidade, apresenta um dos melhores custos benefícios da região, além de espaços modernos e equipados.

Para fazer tours pela cidade uma dica é a agência Combo Iguassu, que oferece variadas opções de passeios e pacotes com desconto incluindo as principais atrações de Foz do Iguaçu. Além disso, a agência dispõe de motoristas-guias preparados e atenciosos.

+ info:

Parque das Aves
Av. das Cataratas, KM 17.1 – Foz do Iguaçu
+55 45 3529-8282
Horário de visitação: todos os dias, das 8h30 às 17h
www.parquedasaves.com.br

Dicas para planejar sua viagem:

- Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels: descubra os melhores preços e a localização ideal para a sua viagem. Acesse o Booking.com e faça sua reserva parcelada em até 10x.

- Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas publicadas diariamente no site oficial da Latam, MaxMilhas e Skyscanner.

- Quer economizar com a hospedagem? O Airbnb disponibiliza um cupom com R$130 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo site. Receba o seu Cupom de Desconto Airbnb e use em qualquer destino.

- Está buscando pacotes de viagens em promoção? Encontre os melhores preços para a sua viagem com as ofertas promocionais da CVC e viaje muito mais.

- Não sabe para onde viajar? Confira nossos Guias de Viagem e descubra diferentes lugares para conhecer no Brasil e no mundo.