Passeio de lancha percorre vilarejos de pescadores, praias paradisíacas e é um dos grandes destaques turísticos de Barreirinhas

Caburé. Foto: Francisco José Sánchez

O Passeio pelo Rio Preguiças é umas das inúmeras opções de passeios disponíveis para conhecer em Barreirinhas, uma das cidades que dão acesso ao encantador Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, conhecido mundialmente por ser o único deserto tropical do mundo.

Quem opta em realizar o passeio, terá a oportunidade de conhecer paisagens incríveis que variam entre gigantescos campos de manguezais, dunas imponentes de areis branquinhas e simpáticos vilarejos de pescadores que vivem em uma região do Brasil riquíssima em recursos naturais e que se destaca como um dos destinos mais belos do país.

As lanchas rápidas também conhecidas como “voadeiras”, saem no primeiro período do dia exclusivamente do pequeno porto localizado na Beira Rio, no centro de Barreirinhas ou em decks oferecidos em alguns hotéis e restaurantes situados à beira do Rio Preguiças. A duração do passeio é em média de 7 a 8 horas passando por três atrações distribuídas em um trajeto de 42km: Vassouras, Mandacaru e Caburé.

A primeira parada fica a aproximadamente 30 minutos da cidade de Barreirinhas. Para chegar até lá, o visitante percorre uma extensa área do Rio Preguiças protegida por uma grande área de manguezais que abrigam uma diversidade de fauna e flora únicas da região, como os exóticos pés de buritis e aves como o guará-rosa, pássaro que atinge a coloração rosada, salmão ou vermelha quando adultos por conta da sua alimentação com caranguejos e camarões.

É em Vassouras que estão os amigáveis e encantadores macaquinhos pregos que interagem com os visitantes. Nesse ponto moradores da região também aproveitam o movimento constante dos turistas para apresentar os artesanatos e algumas especiarias da região. Quem quiser se refrescar pode aproveitar a proximidade do local com o Rio Preguiças e relaxar nas águas mornas e calmas do rio.

A segunda parada é o charmoso vilarejo de Mandacaru, é nele que está o famoso farol inaugurado em 1940 administrado pela Marinha do Brasil. Para chegar até o topo é necessário encarar uma escadaria estreita com 160 degraus, o esforço é recompensado com a vista 360º da região, onde o turista pode avista a entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um trecho do Rio Preguiça, a Praia de Caburé e a vila de pescadores. Depois da atividade física a melhor maneira de se refrescar é provar a água de coco imensamente doce da região, ou degustar as caipirinhas vendidas no porto da cidade com frutas do estado, como caju, cajá, graviola e murici.

Para fechar o passeio com chave de ouro, aproveitamos o resto do dia na península de Caburé, uma extensa faixa de areia que separa as águas do litoral com as águas doce do Rio Preguiças. Nessa parada o turista também pode desfrutar da rica gastronomia regional com pratos à base de frutos do mar, nas opções de restaurantes espalhadas sobre o litoral.

Os aventureiros também podem realizar um passeio de quadriciclo na atração, as excursões são oferecidas por vendedores ambulantes e tem duração de 40 min.

Leia também:
Guia completo dos Lençóis Maranhenses
Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses
Trekking nos Lençóis Maranhenses
Lugares para conhecer em Barreirinhas

Voadeira chegando em Vassouras. Foto: Vanessa Andina Teixeira

Trecho entre Vassouras e Caburé. Foto: Otávio Nogueira

Povoado de Mandacaru. Foto: Viaja Minas

Pôr do sol no Rio Preguiças. Foto: Manoel José Pereira

Para transfers e passeios pela região, indicamos Eco Adventure, agência pioneira na região desde 1998. Eles oferecem passeios personalizados nos Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Jericoacoara e em toda a Rota das Emoções.

+ info:

Eco Adventure
Av. Presidente Vargas, 26 – Porto das Barcas, Parnaíba – Piauí
Tel.:(86) 3323.9595
E-mail: eco@ecoadventure.tur.br
Site

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Roteiro de 10 dias no Peru

Artigo anterior

Plataforma encontra os melhores preços de passagens aéreas, de trem e ônibus na Europa

Artigo seguinte

Você pode gostar

Mais em Barreirinhas