Guia completo do Parque Nacional do Iguaçu

Atualizada em:

Marcado por sua beleza e pelas espetaculares cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu foi o segundo Parque Nacional brasileiro a ser criado, no ano de 1939

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná abriga o maior remanescente de Floresta Atlântica da região sul do Brasil. A área protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada, o puma, o jacaré-de-papo-amarelo, o papagaio-de-peito-roxo, o gavião-real, além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico.

Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem de beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.

As Cataratas do Iguaçu estendem-se por uma faixa semicircular de 2.700 metros de extensão, dos quais 800 metros estão do lado brasileiro e 1.900 metros do lado argentino. As cataratas são compostas por um número variado de saltos e quedas que oscilam entre 150 e 270, de acordo com o volume de água do rio. Os saltos têm nomes próprios como Floriano, Deodoro, Benjamim Constant, mas, o mais famoso é a Garganta do Diabo.

Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas, responsabilidade ímpar para ações conjuntas entre brasileiros e argentinos nos esforços de preservação deste tão importante patrimônio mundial. O Parque Nacional do Iguaçu é exemplo de integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais.

As Cataratas do Iguaçu estão localizadas na fronteira entre o Brasil e a Argentina, possibilitando que os visitantes utilizem duas cidades para começar a explorar as belezas da região. A cidade de Puerto Iguazu, dá acesso as atrações do lado argentino, e Foz do Iguaçu no lado brasileiro.

O que fazer no Parque Nacional do Iguaçu

Foto: falco / Pixabay

Cataratas do Iguaçu

As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu, que em tupi-guarani significa água grande. Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2.780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.

O rio Iguaçu mede 1.200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65 m. A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800 m e no lado argentino de 1.900 m. A altura das quedas varia de 40 a 80 metros.

São 19 saltos principais, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

Trilha do Poço Preto

Relembre o caminho que os índios da região usavam para contornar as Cataratas do Iguaçu. O passeio a Trilha do Poço Preto pode ser definido como um Safari Ecológico. São 9 kms que podem ser feitos com caminhada, bicicleta ou carro elétrico. A trilha é realizada com guias bilíngües que falam sobre a fauna e flora do Parque Nacional do Iguaçu.

Tudo começa numa passarela suspensa de 320 metros, no coração do Parque Nacional, seguida da trilha em mão única, que podem ser observadas belíssimas espécies nativas do Parque. A pequena viagem pelo interior da floresta do Iguaçu incide por uma ponte pênsil que leva a uma trilha rústica de 500 metros, passa por uma casamata de 10 metros de altura, e lá de cima uma vista panorâmica espetacular da floresta. Em seguida a atração continua passando pelo Arquipélago das Taquaras, com a opção de passeio em ducks e snorkeling, para observação da vegetação aquática.

Rafting

No Rafting o praticante não é espectador, mas sim protagonista. A emoção de enfrentar a correnteza do Rio Iguaçu é única. Neste passeio, a força nos braços e sentir a companhia do grupo fazem a diferença para chegar ao objetivo final.

Rapel

Para realizar o Rapel, os aventureiros seguirão através de uma trilha de 360 metros suspensa por dentro da mata até a plataforma principal. A descida a partir da plataforma é de 55 metros com vista para as Cataratas do Iguaçu.

A técnica empregada é a do Rapel Negativo, ou seja, o praticante não encosta as pernas em paredes ou rochas, o que faz da descida uma aventura muito mais emocionante, com aquele friozinho na barriga.

Voos Panôramicos

Desde 1972, a HELISUL Taxi Aéreo Ltda. Realiza vôos panorâmicos de helicóptero sobre as Cataratas do Iguaçu. A empresa é especializada em fretamentos aéreos com helicópteros e vôos panorâmicos sobre Foz do Iguaçu e outros municípios. Os voos de helicóptero sobre as Cataratas é um dos passeios mais requisitados em Foz do Iguaçu. A bordo das aeronaves da Helisul, você poderá desfrutar de uma vista belíssima das cachoeiras do Iguaçu.

Tarifas e Horários das Cataratas do Iguaçu

Foto: evastupica / Pixabay

O acesso para visitação as Cataratas do Iguaçu ocorre diariamente das 9h às 17h no lado brasileiros e das 8h às 16h30 no pedaço argentino. Você pode comprar os ingressos através dos sites oficiais das empresas que administram o parque.

– Valores dos Ingressos do lado brasileiro
– Valores dos ingressos do lado argentino

Vale lembrar que os valores do ingressos não incluem os passeios adicionais oferecidos dentro do parque, como o Macuco Safari, a Trilha do Poço Preto e algumas opções de esportes de aventura.

Como chegar no Parque Nacional do Iguaçu

Foto: chulhwan / Pixabay

Tem muita gente que paga van particular pra chegar até o Parque Nacional do Iguaçu, que fica um pouco afastado de Foz do Iguaçu, mas poucas pessoas sabem que sai um ônibus do TTU (Terminal de Transporte Urbano) no centro da cidade e vai direto para o parque, tão direto que ele te desembarca praticamente na fila pra comprar o ingresso.

A linha de ônibus é a 120-Parque Nacional, ela sai do centro de Foz, passa no Aeroporto, Parque das Aves e depois Parque Nacional, custa menos que R$3,00 e você pode conferir os horários clicando aqui.

Quando ir para o Parque Nacional do Iguaçu

Foto: yangqian88 / Pixabay

As Cataratas do Iguaçu podem ser visitadas durante todo o ano, mas é preciso levar em consideração a maneira que você pretende avistar as cachoeiras. Durante o verão o nível das águas das cataratas chegam em seu potencial máximo, unificando todas as quedas em uma só. Já no inverno as cataratas estão com o nível de água menor, sendo possível avistar as quedas mais definidas.

Entre os meses de junho e agosto as temperaturas ficam sempre na casa dos 18ºC e a chance de pegar dias chuvosos é menor. Durante as férias (julho, dezembro e janeiro) a atração recebe ainda mais turistas e os preços costumam ficar um pouco mais salgados.

Onde se hospedar no Parque Nacional do Iguaçu

Foto: Everson Mayer / Flickr

SulSe você busca uma opção de hospedagem com toda infraestrutura para passar dias extremamente confortáveis em Foz do Iguaçu, o Tarobá Hotel é uma boa pedida. Com uma localização privilegiada bem no centro da cidade, apresenta um dos melhores custos benefícios da região, além de espaços modernos e equipados.

O Booking oferece mais de 400 opções de hospedagem em Foz do Iguaçu. Veja aqui todos os hotéis disponíveis no Booking.com.

Foz do Iguaçu tem ótimas opções de hospedagem pelo Airbnb. A plataforma que oferece aluguel de casas, apartamento e quartos pode sair bem mais barato do que hotel. E se você ainda não tem cadastro, pode usar esse código de desconto.

Leia também:

» Passeio no Parque das Aves em Foz do Iguaçu
» Como é o passeio ao Refúgio Biológico da Itaipu Binacional?
» Conheça o surpreendente Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu
» Churrascaria Rafain Show

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima