O Parque nacional da Serra da Capivara abriga a maior concentração de pinturas rupestres do Brasil. A região também tem paisagens únicas, com cânions, chapadas e formações rochosas curiosas

Foto: Chico Rasta / MTur

Localizado no sudeste do estado do Piauí, o Parque Nacional Serra da Capivara, ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. O parque foi criado com motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico, e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos do país. O Parque Nacional Serra da Capivara recebeu pela UNESCO o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Apesar de sua importância, segue desconhecido da maior parte dos brasileiros.

O parque protege a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com mais de 6 mil sítios cadastrados, dos quais 173 são abertos para visitação. A maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais apresentam vestígios extremamente antigos da presença de homens na região, datados há cerca de 12 mil anos. No local também é possível encontrar diversos vestígios do homem pré-histórico no país

Mas para ver as pinturas é preciso suar a camisa, a maioria das pinturas encontram-se em paredões ingrimes, lutando também contra a alta temperatura da região, que chega a 45ºC.

A maneira mais rápida de chegar ao Parque é através de Petrolina, cidade do Estado de Pernambuco, da qual dista 300 Km. A cidade de Petrolina dispõe de um aeroporto onde opera atualmente a Gol, e a BRA, ligando a região com Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Leia também:
Pintura Rupestre no Brasil: conheça a Serra da Capivara
Lugares para conhecer em Barra Grande
Viajando pelo Delta do Parnaíba e as praias piauienses
Rota das Emoções: conhecendo o Ceará, Maranhão e o Piauí em 7 dias

Foto: Chico Rasta / MTur

Foto: Chico Rasta / MTur

Foto: Chico Rasta / MTur

Foto: Mauricio Pokemon / MTur

Foto: Mauricio Pokemon / MTur

Foto: Mauricio Pokemon / MTur

Foto: Mauricio Pokemon / MTur

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Praia do Gunga e suas falésias coloridas

Artigo anterior

Steve MecCurry retrata a rotina de Jodhpur, a cidade azul da Índia

Artigo seguinte

Você pode gostar

  1. “I love what you guys are up too. Such clever work and exposure! Keep up the very good works guys I’ve incorporated you guys to my own blogroll.”

Comentários estão fechados.