Parque Estadual de Ibitipoca ganha cadeiras de rodas adaptadas para trilhas

Atualizada em:

Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, inaugurou cadeiras de rodas adaptadas para visitação de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida

O Parque Estadual de Ibitipoca, em Minas Gerais, agora é também acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou cadeirantes. De acordo com o site G1, duas cadeiras de rodas adaptadas foram inauguradas no local no último dia 21 de janeiro (terça-feira). 

Assim, as cadeiras, chamadas de “juliettes”, vão fazer com que pessoas com dificuldade de mobilidade possam acessar lugares paradisíacos do Parque de Ibitipoca, como o Circuito Janela do Céu, Roteiro das Águas e Pico do Pião. 

cadeirantes
Foto: Divulgação/ IEF

Serão duas cadeiras adaptadas que ficarão à disposição dos visitantes, adquiridas por meio de apoio de parceiros locais, conforme informou o Instituto Estadual de Florestas (IEF). 

As “juliettes” são modelos de cadeiras de rodas adaptadas para atravessar terrenos irregulares, como trilhas e lugares altos. O equipamento possui puxadores, como se fosse uma maca, o que facilita sua locomoção por solos desnivelados. Esses modelos de cadeiras já estão disponíveis em 26 localidades brasileiras. 

Quem desejar utilizar as cadeiras gratuitamente deve enviar um e-mail para [email protected].

Sobre o Parque Estadual de Ibitipoca

cadeirantes
Foto: Lamasmarcos/ Wikimedia Commons

 

O Parque Nacional de Ibitipoca está localizado a 305 km de Belo Horizonte, 260 km do Rio de Janeiro e 486 km de São Paulo, no distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte, Minas Gerais. 

Com uma área de 1.488 hectares, o espaço verde recebe milhares de turistas que desejam desfrutar ao máximo as belezas naturais da região. O lugar é famoso por abrigar diversas grutas, cachoeiras e lagos ótimos para banho.

O ponto mais cobiçado do parque, no entanto, é a Janela do Céu, uma queda d’água de 100 metros onde o topo possui uma pequena cascata com vista panorâmica, local disputadíssimo para fotos. 

Leia também:

» Empresa cria roteiro em Machu Picchu adaptado para cadeirantes
» 5 trilhas acessíveis para deficientes físicos em São Paulo
» 8 lugares imperdíveis para conhecer em Minas Gerais
» Trem turístico ligará Belo Horizonte ao Instituto Inhotim

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima