Agência oferece experiência percorrendo os cenários exuberantes do Pantanal Mato-Grossense em busca do maior felino das Américas

Já imaginou separar alguns dias para relaxar em meio ao bioma conhecido por ser uma das maiores áreas inundadas do planeta? Com natureza abundante, o Pantanal é um território preservado e recheado por uma biodiversidade riquíssima, que pode oferecer experiências únicas para quem busca entrar em contato com a natureza.

Passeios de barco para contemplar o nascer e o pôr do sol, caminhadas em áreas preservadas de floresta e safáris para observação de animais selvagens, são apenas alguns dos passeios imperdíveis para fazer no Pantanal Mato-Grossense.

Foto: Bart van Dorp / Wikimedia Commons

A empresa Chapada Explorer oferece roteiros de 4 ou 5 dias imersos no coração do Pantanal. O objetivo principal é a busca pelo maior felino do Brasil e das Américas – a onça-pintada – espécie símbolo da fauna brasileira. A expedição parte da cidade de Cuiabá e segue por 140 km de estrada percorrendo a Transpantaneira, uma rodovia rústica com estrada de chão batido que cruza boa parte desse bioma, sempre acompanhada de planícies alagadas e a presença constante de animais selvagens como jacarés, garças, veados, gaviões, capivaras e inúmeras espécies de aves, entre outros animais.

O local utilizado como base para essa aventura fica na parte Norte do Pantanal, na região de Porto Jofre, no município de Poconé. É no Hotel Pantanal Norte, localizado às margens do rio Cuiabá, que encontramos o maior celeiro de onças-pintadas do Pantanal. O roteiro engloba diversas atividades e safáris fotográficos para quem busca ficar frente a frente com uma onça-pintada. As excursões são feitas em barcos e canoas que seguem pelos rios Cuiabá, Piquiri e algumas afluentes do Rio Três Irmãos.

As saídas são feitas todos os dias logo nos primeiros raios de sol, para apreciar o show de luzes produzido pelo crepúsculo, em seguida, é servido um reforçado café da manhã para dar início às atividades da expedição. Após recarregar as energias, chega a hora de navegar pelos rios que recortam as belezas exuberantes do Pantanal Mato-Grossense.

Foto: Filipefrazao / Wikimedia Commons

A observação desses felinos é feita em passeios de barcos que passam próximo às beiras dos rios, onde esses animais encontram comida em abundância e áreas tranquilas para descansar. Com paciência e um pouco de sorte, é possível avistar uma onça-pintada em pouco tempo de navegação, graças à imensa quantidade de animais que vivem livres por essas redondezas.

Além da oportunidade de observar de perto uma onça – a grande máxima do roteiro -, outras espécies como jacarés, araras, ariranhas e tucanos são visualizados com facilidade e impressionam ainda mais vistos a olho nu.

O programa inclui transfer de Cuiabá até o Hotel Pantanal Norte, disponibilizando todas as refeições, pernoite, guias e seguro viagem, tudo para garantir ainda mais segurança aos passageiros dessa aventura.

Foto: Bernard DUPONT / Flickr

Foto: Bernard DUPONT / Flickr

Foto: Bernard DUPONT / Flickr

Benefícios do turismo na região


O turismo focado em observação de onça-pintada também alavancou a economia da região e conscientizou a população sobre a importância na proteção das espécies que vivem por essas áreas. Antigamente, muitos fazendeiros se dedicavam à criação de gados e caçavam os animais para proteger suas fazendas.

Hoje em dia, depois de entenderem a importância em preservar esses animais, adaptaram suas terras, transformando em ótimas opções de hospedagens especializadas em levar os turistas ao encontro de onças selvagens, sempre com respeito e total segurança. Nos últimos anos a quantidade desses felinos praticamente triplicou, atraindo cada vez mais turistas que buscam práticas sustentáveis e atividades voltadas ao ecoturismo. Gostou dessa experiência? Veja o vídeo onde mostra um pouco do que pode ser encontrado nessa região.

+info:
Chapada Explorer
Endereço: Praça Dom Wunibaldo, 57 – Chapada dos Guimarães
Telefone: (65) 3301-1290
Site.

» Lugares para conhecer em Mato Grosso do Sul
» Veja as 20 cidades mais bonitas para conhecer no Brasil
» 8 roteiros imperdíveis para fazer na Amazônia
» Guia completo da Serra Gaúcha

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Praia brasileira é eleita a melhor do mundo pela quarta vez

Artigo anterior

Revista norte-americana aponta Tiradentes como a cidade mais bonita do Brasil

Artigo seguinte

Você pode gostar