Pensando em viajar sozinha, mas não sabe como se preparar? Inspire-se nesses 10 países mais seguros para você viajar tranquila e sem preocupações

Quando chega o período de férias ou recesso prolongado sempre desejamos realizar aquela viagem que tanto sonhamos. Porém, muitas vezes, não dispomos de amigas ou amigos que possam nos acompanhar, e isso nos apresenta como um plano que pode ser muito intimidador, sobretudo quando não conhecemos muito bem o destino em que vamos viajar. Mas isso não deveria desestimular ao ponto de cancelar nossos planos, pelo contrário: viajar sozinha pode ser muito bom e enriquecedor!

Muitas mulheres relatam que sentiram se desmotivadas quando anunciaram que pretendiam realizar uma viagem sozinhas. Ouviam com frequência: “mas isso não é perigoso?”; ou “mas você vai mesmo viajar sozinha?”. Apesar de se sentirem vulneráveis num primeiro momento garantem: quando você está consigo mesma em um lugar novo você passa a conhecer e confiar mais em você.

Evidentemente houve muito planejamento. Pesquisar sobre o destino, seus costumes e como se organizar por lá, conhecer o funcionamento dos transportes locais, onde ir, onde ficar hospedada, entre outras coisas fundamentais para viajar, minimizam as preocupações e medos. É sempre importante, também, conversar com pessoas que já estiveram nesses países e coletar dicas. Segue abaixo uma lista com os melhores países para viajar sozinha e se divertir na tão sonhada (e merecida) férias.

Islândia


Foto: 12019 / Pixabay

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a Islândia é o país mais amigável do mundo, além de receber muito bem as mulheres que viajam sozinhas. É frequente ouvir relatos de mulheres que tiveram experiências únicas diante das paisagens bucólicas desse país nórdico. Apesar de falarem a língua nativa – islandês – o inglês é fluente, facilitando assim a comunicação.  

França


Foto: skeeze / Pixabay

Decifrar os mapas das cidades e os metrôs garantem uma estadia tranquila no país cultural mais movimentado do mundo. A sensação de estar segura se dá também pela frequência de pessoas pelas ruas e cafés, mesmo durante à noite. Ainda que não se domine a língua francesa, é possível se relacionar com as outras pessoas que são solícitas em ajudar, além de sempre fazer amizades em hostels ou encontrar um guia brasileiro pelo país.

Portugal


Foto: michelmondadori / Pixabay

Muitas mulheres relatam ser o país ideal para conhecer pessoas. A língua é um facilitador e existem muitos programas que oferecem estadia em casa de outras mulheres, diminuindo assim a preocupação. Em Lisboa, por exemplo, muitas pessoas andam nas ruas mesmo de madrugada, atestando a segurança da vida noturna local. Durante o dia, um mundo de descobertas te espera em um dos países mais antigos do mundo. Portugal também está no ranking dos melhores países no quesito viajar sozinha para o exterior.

Nova Zelândia


Foto: cowins / Pixabay

A Nova Zelândia é a nação com a menor taxa de agressão contra mulheres, chegando a quase zero quando o assunto volta-se a viajantes. O seu cenário se divide por dois perfis de viajantes: o país é desejado entre aquelas mais aventureiras e as que preferem uma viagem mais tranquila, cheia de conforto e luxo típico de um país de primeiro mundo. Vale mencionar que a Nova Zelândia ocupa a terceira posição no índice Global da Paz.

Holanda


Foto: RalfGervink / Pixabay

“Viajar para Holanda sempre deixa memórias boas” relata viajante. Estudar o mapa da cidade onde se planeja viajar é importante, principalmente porque você pode fazer seu roteiro de bicicleta, um bom modo, inclusive, de apreciar a paisagem. O país dispõem de diversas facilidades para estrangeiras. Em Amsterdam, por exemplo, existe uma ligação direta do aeroporto com o trem, entre outras dicas que facilitarão sua viagem.

Canadá


Foto: 12019 / Pixabay

Um dos países mais seguros do continente Norte-Americano, Canadá, recebe milhares de visitantes anualmente, sendo que em 2017, Toronto registrou recordes de turistas que escolheram a cidade como destino. Planejar o roteiro é importante, pois há muito o que se fazer de Quebec a Toronto. As capitais apresentam um aspecto cosmopolita, com um ritmo semelhante ao de São Paulo. Alguns destinos são fundamentais, como a CN Tower, onde pode-se ter uma vista panorâmica da cidade.

Dinamarca


Foto: photodrishti / Pixabay

Dinamarca ocupa o segundo lugar no ranking de mais pacífico do mundo, de acordo com o Índice Global da Paz e pode ser considerado um dos lugares mais seguros para viajar sozinha na Europa. E de fato ao andar pelas ruas de Copenhague a sensação de segurança é visível. A forte tradição do comércio de chocolates é um atrativo que chama a atenção de muitas viajantes. As opções de diversão variam entre vida noturna, diurna e passeios culturais onde pode-se alternar entre visita a parques, museus, centros culturais e pub´s.

Uruguai


Foto: thegermankid / Pixabay

Viajar para o Uruguai é tão seguro quanto apaixonante. As cidades oferecem características particulares para cada viajante. Em Punta del Leste possui um agito que chama a atenção daquelas que querem conhecer pessoas e se relacionar. Já José Ignacio oferece uma tranquilidade, bem como um local seguro para estar mais sozinha. Montevideo oferece uma sensação de segurança ainda maior, devido a cordialidade de seus habitantes. Um dos destinos internacionais mais baratos para viajar sozinha.

Suíça


Foto: marcelkessler / Pixabay

O quinto país mais pacífico e tranquilo no mundo agrada as viajantes pelas paisagens montanhosas e principalmente aos praticantes de esqui e esportes de neve. O país também é reconhecido por estar em quinto lugar no Índice Global da Paz. Viajantes relatam a recepção amável de seus habitantes que sempre se dispõe a ajudar viajantes estrangeiros.

Alemanha


Foto: 377053 / Pixabay

Alemanha é um destino muito procurado por turistas mulheres que pretendem praticar a língua alemã ou conhecer uma cultura europeia bem tradicional e peculiar. Muitas dessas viajantes relatam a receptividade que os alemães têm para com as estrangeiras. É muito frequente alguém iniciar uma conversa contigo em volta de um aquecedor em algum pub noturno ou mesmo em hotels. Mas viajar para Alemanha não é agradável apenas pela sua vida noturna, mesmo durante o inverno, destinos como Munique e Berlim, fazem da viagem uma experiência exclusiva, passando por locais bem movimentados em ambientes públicos, garantindo uma sensação de segurança invejável.

Diante dessas possibilidades não será a falta de companhia que a impedirá de conhecer lugares fantásticos e ter experiências libertadoras, aumentando sua autoconfiança e conhecimento. Gostou dessas dicas de destinos para viajar sozinha? Agora basta escolher o país que mais te agrada e começar a planejar esta viagem.

» Quais os documentos necessários para viajar de avião com crianças?
» Guia de praias indicadas para crianças no Brasil
» Viagens para fazer no Brasil com crianças
» Paris com crianças: quais passeios fazer e onde ir?

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

MSC Bellissima é inaugurado em Southampton, no Reino Unido

Artigo anterior

Europa: universidade na Irlanda oferece bolsa para brasileiros

Artigo seguinte

Você pode gostar