Os cenários cinematográficos de Ouarzazate, a Hollywood marroquina

Atualizada em:

Ao ouvir pela primeira vez, o nome Ouarzazate nos parece estranho, mas certamente você já deve ter visto cenários desse incrível destino marroquino em algum filme hollywoodiano.

A cidade de Ouarzazate é um dos grandes destaques turísticos da região sul de Marrocos. O território é muito conhecido entre cineastas, e já foi selecionado diversas vezes para ser palco de inúmeros filmes e séries como Asterix e Obelix, Babel, A Múmia, Prince of Persia, Kingdom of Heaven e Game of Thrones. Histórias que podem ser conferidas em duas atrações recomendadíssimas no destino: o museu do cinema, que reúne um acervo espetacular de equipamentos, acessórios, vestuário e alguns cenários criados para a gravação de filmes em Ouarzazate, e os Estúdios Atlas, com salões e áreas onde os turistas podem passear dentro de cenários de filmes famosos de Hollywood, como Gladiador e Kundun de Martin Scorsese.

Não é só pela indústria cinematográfica que Ouarzazate se destaca, a região é famosa por abrigar inúmeros Kasbahs – construções majestosas fortificadas com desenhos e formatos geométricos de origem berbere. Construídas em locais estratégicos, esses verdadeiros monumentos serviram de pontos de refúgio para rotas comerciais e um espaço onde as populações se protegiam de invasões, tempestades de areia, ou então do frio intenso que chegava a matar o gado, por exemplo. Esses edifícios de origem milenar são encontrados em diversas cidades árabes no Norte da África, e são exemplos vivos do grandioso estilo arquitetônico dos povos que viveram nessa região a milhares de anos.

São tantas as construções espalhadas nessa parte do país, que existe um roteiro intitulado “Rota dos mil Kasbahs”, muito procurado por turistas que desejam conhecer a fundo essa exótica região desértica do globo. Localizado no perímetro urbano da cidade de Ouarzazate, o Kasbah Taourirt é o segundo mais preservado do país e um dos mais famosos.

Taourirt Kasbah, a mais conhecida de Ouarzazate. Foto: Gustavo Albano
Lojas do de Ouarzazate. Foto: Gustavo Albano

O Kasbah de Taourirt foi erguido no século XVIII e serviu de palácio para o paxá El Glaoui, um grande líder político do país na primeira metade do século XX. Hoje a construção com mais de 400 cômodos, serve como museu e abriga também algumas lojas de artesanato e espaços onde artistas traduzem seu nome em árabe e berbere em cartas e vendem como souvenir. O prédio pode ser considerado um verdadeiro labirinto, com espaços decorados por impressionantes murais de mosaicos de detalhes sem fim, que preenchem os mais diferentes cantos da habitação, como paredes, portas, janelas e telhados.

Ouarzazate é conhecida mundialmente pelos filmes que foram gravados na cidade. Foto: Gustavo Albano

Outros Kasbahs famosos no destino são o Kasbah Tifoultoute e Ait Ben Haddou, uma grandiosa cidade fortificada, camuflada em uma montanha rochosa a 28 km do centro de Ouarzazate. A atração é uma das mais importantes do país e está inserida na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1987.

A cidade de Aït Ben Haddou tem mais de 800 anos de existência. Foto: Gustavo Albano
A cidade parece um cenário bíblico e já serviu de locação para vários filmes. Foto: Gustavo Albano

A natureza também foi generosa nessa área do país, em Ouarzazate há inúmeros oásis que enriquecem ainda mais os cenários cinematográficos da região. O Oásis Fint por exemplo, está localizado a apenas 14 km do centro da cidade entre montanhas rochosas e palmeirais que criam um incrível jogo de cores junto as aldeias em cor de pedra e o céu azul predominante em quase toda a época do ano.

Reserve um tempo livre para caminhar pelas ruas do centro e se perder nas diversas lojinhas de artesanatos típicos do país. Esse passeio certamente trará um contato maior com a cultura e fará você descobrir um festival de cores e sabores, presentes em especiarias e artesanatos. Quem tiver sorte pode conhecer o souk que funciona aos domingos e conhecer melhor o dia-a-dia dos marroquinos e dessa forte cultura impulsionada pelo comércio.

Tantas opções de lazer pedem ao menos uma noite na cidade. Para alegria dos turistas, pousadas charmosas e hotéis de luxo podem ser encontrados facilmente em Ouarzazate, é o caso do Bébere Palace, a apenas 5 minutos de carro do famoso Kasbah de Taourirt. O hotel com arquitetura tradicional marroquina possuí áreas adornadas com peças que serviram de decoração em filmes que foram gravados na cidade em ambientes super elegantes que cercam espaços de lazer, piscina ao ar livre, centro de spa com o tradicional hammam (banho turco), sauna e banheira de hidromassagem.

Circulando pelas ruas de Aït Ben Haddou. Foto: Gustavo Albano

* Essa viagem foi feita a convite da Delegação Oficial de Turismo de Marrocos em colaboração com a companhia aérea Royal Air Maroc Brasil.

» Marrocos: dicas de como planejar uma viagem pelo país
» Roteiro em Marrocos: conhecendo o sul do país
» Ksar Aït Ben Haddou, uma viagem pela história de Marrocos
» Chefchaouen, a cidade azul em Marrocos
» Marrocos: o que visitar em Casablanca

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima