Blumenau muito além do Oktoberfest, conheça os principais pontos turísticos da cidade para visitar durante dois ou três dias

Chegar em Blumenau é como estar em um pedacinho da Alemanha no Brasil, a cidade no sul do país é marcada por uma forte influência da colonização alemã, seja na arquitetura, nas manifestações culturais, nas festas ou nos deliciosos pratos típicos dessa parte de Santa Catarina.

Caminhar pelas ruas é uma das atividades indispensáveis para sentir um pouco dessa energia europeia. Nas belas construções podemos apreciar a herança deixada pelo período da imigração alemã, datados por volta do século XIX e XX.

Blumenau também recebe o título de “capital nacional da cerveja”, tem até museu sobre o tema. Degustar os diversos rótulos artesanais produzidos na própria cidade, é outra atividade indispensável para os visitantes.

No mês de outubro, Blumenau se transforma por conta da maior festa popular da cidade. A Oktoberfest, uma festa inaugurada originalmente pelos alemães em Munique, no ano de 1814, pelo rei Ludwing I, recebeu uma versão brasileira em 1984, com o intuído de levantar fundos para a cidade que estava devastada por conta da cheia rio Itajaí-Açu.

Anos depois a celebração ainda continua e cada vez com mais público. Turistas de diferentes lugares tomam contam da cidade e aproveitam o evento para ver os desfiles de danças, comer, beber e festejar muito.

O festival traz uma grande diversidade de cervejas locais, como a Eisenbahn, uma tradicional cervejaria de Blumenau. Mas as festas não param por aí, em novembro e dezembro a cidade fica toda decorada com luzes de natal, sendo uma outra época legal para planejar sua visita.

A Vila Germânica, onde acontece a maior parte dos eventos da cidade, também é uma daquelas paradas obrigatórias para quem quer comer bem em Blumenau. É possível encontrar boas opções de restaurantes e bares dentro da vila, além de lojas vendendo produtos e artesanatos locais.

Uma dica para aproveitar cada minuto na cidade é ficar hospedado próximo ao centro, já que é lá que estão as principais atrações da cidade. Um dos hotéis recém inaugurados da região é o Villa do Vale, um hotel estilo boutique, com acomodações e atendimento exclusivo, e o melhor, a apenas 10 minutos do centro histórico.

Seja tomando cerveja, aproveitando a boa comida, fazendo compras ou caminhando pelas ruas, Blumenau agrada todos os públicos, e é um excelente destino para conhecer nas suas próximas férias.

Roteiro em Blumenau

Dia 1 – Centro histórico

Foto: Rogério Pires

Rua XV de novembro

A arquitetura de Blumenau é com certeza um show à parte. Por isso, reserve boa parte do dia para caminhar pela Rua XV de Novembro. No local você encontra diversas construções com influência alemã, onde também concentra grande parte do comércio de Blumenau.

Vale reservar um tempo extra para conhecer essa parte da cidade, pois é na Rua XV de Novembro que estão os principais pontos turísticos de Blumenau, como a Catedral São Paulo Apóstolo, o Castelinho da Havan uma réplica da prefeitura de Michelstadt, no sul da Alemanha, os belos jardins do Teatro Carlos Gomes e o Mausoléu Dr. Blumenau.

Prefeitura Municipal de Blumenau

Separe um período da sua viagem para conhecer e se impressionar pelo centro histórico de Blumenau. Construído em 1982, o prédio que hoje recebe a prefeitura da cidade é um desses exemplos. Em estilo enxaimel, o imenso casarão era a antiga estação ferroviária da região, e hoje funciona como a sede da prefeitura. Começar o tour por Blumenau nesse ponto, tirar fotos e ainda aproveitar para ver a primeira locomotiva da cidade, exposta na frente do prédio, pode ser uma boa para começar a viagem do jeito certo.

Relógio das Flores

Caminhando mais adiante, é possível conhecer o relógio feito de flores. Inaugurado em 2000 para comemorar o 15º ano da cidade. Essa criação é única no País e virou ponto turístico em Blumenau.

Alameda Duque de Caxias

Essa foi a primeira avenida planejada da colônia, com um caminho repleto de palmeiras imperiais, as primeiras vieram do Rio de Janeiro, em 1876. Esse é um ótimo passeio para curtir um fim de tarde em Blumenau.

Dia 2 – Museus

Foto: Turismo Blumenau

Museu Hering

Localizado no bairro do Bom Retiro, o museu resgata a história da marca de roupa brasileira, com diversas peças produzida pela empresa ao longo de sua jornada.

Glass Park

O espaço foi inaugurado em 1997 e mostra aos visitantes como funciona o processo de produção de cristais. O acervo é formado por peças provindas da Europa e, além da fábrica, é possível ter acesso a loja com diversos produtos decorativos.

Museu da Cerveja

Os apaixonados por história e cerveja vão se encantar com esse museu. Com peças que faziam parte da coleção de equipamentos das extintas cervejarias Feldmann e Brahma. Além desses, outros objetos como documentos, fotografias antigas e relíquias também fazem parte do acervo.

Dia 3 – Villa Germânica

Foto: Daniel Zimmermann

Parque Vila Germânica

Na Villa Germânica você encontra casinhas em estilo alemão, onde funcionam lojas de lembranças, souvenirs e restaurantes com comidas e bebidas típicas. A vila também é palco de diversos eventos como a Oktoberfest, Sabores de Santa Catarina, Sommerfest e o festival natalino “Magia de Natal”. Aberta todos os dias do ano, passear por lá é como visitar uma parte da Europa sem sair do Brasil.

Outros passeios

Se você tem mais alguns dias na cidade, considere esticar sua viagem para também conhecer a região do Vale Europeu, em Santa Catarina, ou visitar o Beto Carrero World, próximo de Balneário Camboriú, outro destino bem visitado no sul do Brasil. Para ter ainda mais facilidade na hora de se aventurar por essas atividades, hospedando-se no hotel Villa do Vale, a equipe de concierge pode organizar tudo para você.

* Essa viagem foi feita a convite do Villa do Vale Boutique Hotel & Bistrô.

Leia também:

» Lugares para conhecer em Blumenau
» Oktoberfest: o que saber antes de ir
» 7 bons motivos para visitar Pomerode
» Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Tá calor? Confira 5 hotéis de gelo para se hospedar no mundo

Artigo anterior

Viagens de cruzeiros para fazer no Carnaval 2019

Artigo seguinte

Você pode gostar