Conheça as opções que incluem desde a comida típica mineira até o famoso Queijo Canastra e pratos mais tradicionais Brasil a fora

É praticamente impossível falar de Minas Gerais sem falar de queijos, por isso quando o assunto é onde comer na Serra da Canastra é comum que as pessoas imaginem locais voltados somente para o queijo dessa região.

Mas a gastronomia na Canastra é muito rica, sabia? Por lá você vai encontrar opções para todos os gostos, desde a comidinha típica mineira, com sabor de casa de vó, até especialidades criadas com o tradicional Queijo Canastra e ainda “pratos” mais comuns para os brasileiros em geral, como uma pizza para animar a noite ou um açaí geladinho para refrescar o dia após os passeios.

Em meio a tantas opções, separamos 3 restaurantes na Serra da Canastra para você incluir em seu roteiro.

Cozinha Original – Sabores da Canastra


Foto: Divulgação

Comandado pela chef Joanne Ribas, o Cozinha Original está em São José do Barreiro, dentro do município de São Roque de Minas, e tem muito da cozinha mineira com uma pitada de inovação e de muito aprendizado adquirido nas experiências da chef em suas viagens pela Europa.

É aqui que você encontra aquele torresmo à perfeição, junto a outras iguarias mineiras e criações exclusivas da chef, como o “ceviche” de jiló – que surpreende em sabor mesmo quem não gosta desse legume. Para fechar a refeição, um cafezinho, um doce de leite de sobremesa e um cochilo nas redes da área externa e pronto: baterias recarregadas para o próximo passeio.

Foto: Divulgação

O ponto alto do restaurante, além da comida, é a vista: comer com a paisagem do Baú da Canastra como elemento principal de um cenário com conceito rústico, realmente não tem preço. Pertinho dali estão dois outros pontos turísticos: a Cachoeira Casca D’Anta e a Prainha do Rio São Francisco.

Velho Chico


Foto: Divulgação

Localizado bem no centrinho de São Roque de Minas, principal município da região, o Restaurante Velho Chico é de longe uma das melhores opções de onde comer na Serra da Canastra, principalmente para quem busca um ambiente bacana para jantar.

A música ao vivo está sempre presente e os pratos à base do tradicional Queijo Canastra são praticamente obrigatórios e ganham destaque na cozinha, como o Filé Mignon ao Molho de Queijo Canastra e o Surubim ao Molho de Queijo, ambos deliciosos. As melhores pizzas da cidade também estão aqui, com destaque para a Mignon Canastra e a Três Queijos com Canastra Maçaricado. Uma dádiva mineira!

Todos os pratos são muito bem servidos, esqueça a dieta e aproveite. Aliás, não saia de lá sem comer o crepe de Nutella com sorvete de creme e calda de frutas vermelhas: uma delícia!

Feira do Produtor Rural


Quer uma opção mais despojada, para comer bem na Serra da Canastra e de quebra conhecer mais do modo de vida local? Então vá à Feira do Produtor Rural, que acontece toda sexta-feira a partir das 18h na praça central, pertinho do Velho Chico.

São várias barracas de produtores locais com diversas opções para comer ali mesmo ou levar para casa, como os doces caseiros. A organização da feira também oferece música ao vivo, o que ajuda a atrair ainda mais os moradores e turistas que estão ao redor, criando um clima boêmio super bacana.

Ah, e assim que a feira acabar a boemia continua nos bares ao redor: tem sertanejo, rock, mais opções gastronômicas para petiscar, muitas mesinhas na calçada (vale a pena sentar em uma nas noites de lua cheia) e também muita gente bacana para conhecer noite a fora. E aí, quais desses locais onde comer na Serra da Canastra mais chamou sua atenção?

Se quiser uma dica extra, aqui está: encaixe todos em seu roteiro e viva a experiência que cada um oferece. Sentar para uma “prosa” com a chef Joanne para conhecer sua história, com o Ricardo, proprietário do Velho Chico, para um papo rápido sobre sua escolha pela Serra da Canastra e com os produtores rurais para aprender sobre seus produtos, também é uma forma de deixar sua viagem muito mais rica.

Para conseguir aproveitar todas essas opções, busque se hospedar na área central em um hotel que disponibilize passeios para a região, como o Hotel Chapadão da Canastra.

Importante saber: entre o hotel, o Velho Chico e a praça onde acontece a feira são poucos minutos de caminhada, o que permite conhecer também um pouco mais da cidade de São Roque de Minas.

+ info:

Hotel Chapadão da Canastra
Rua Benjamin Constant, 10 – São Roque de Minas
37 3433 1267 | 37 3433 1526 | 37 9 9911 5852 (WhatsApp)
E-mail: hotel@chapadaodacanastra.com.br
Reserve aqui.

» Onde se hospedar na Serra da Canastra
» Cachoeiras da Serra da Canastra: quais você deve conhecer
» Como ir para a Serra da Canastra partindo de São Paulo
» Turismo na Serra da Canastra: inclua as fazendas em seu roteiro

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Conheça Caño Cristales, o rio arco-íris da Colômbia

Artigo anterior

Cachoeiras da Serra da Canastra: quais você deve conhecer

Artigo seguinte

Você pode gostar