Oktoberfest Blumenau: o que saber antes de ir

Durante vários dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, que preservam os costumes dos antepassados vindos da Alemanha

Foto: proggy / Wikimedia Commons

O festival de tradições germânicas que ocorre durante o mês de outubro em Blumenau, traz milhares de pessoas a cidade e apresenta costumes, cultura e gastronomia da Alemanha em solo brasileiro, atraindo milhares de amantes da cerveja vindos dos quatro cantos do Brasil. Mas se engana quem acredita que a Oktoberfest de Blumenau é só cerveja. Ao longo dos dias de festança, apresentações musicais, espetáculos de danças e muita culinária típica é apresentado ao público que participa do evento.

A Oktoberfest Blumenau é a segunda maior festa popular alemã do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest em Munique, evento organizado na Alemanha. A festa foi criada em 1984 com o objetivo de recuperar a economia da cidade e levantar a moral da população, depois de Blumenau ter sofrido com enormes enchentes por dois anos seguidos.

A programação da festa acontece dentro dos Pavilhões do Parque Vila Germânica,  pedacinho de Blumenau cheio de lojas de souvenirs e restaurantes que concentra um grande número de prédios e construções com influências alemã no centro da cidade.  

Leia também:
Lugares para conhecer em Blumenau
4 cidades brasileiras que vão fazer você se sentir na Alemanha
Toda elegância do Vale Europeu em Santa Catarina
Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país

A abertura do festival é comemorada em um desfile que acontece tradicionalmente na rua XV de Novembro e certamente é uma das maiores atrações da Oktoberfest. Após a abertura, o desfile se repete no mesmo horário todas as quartas-feiras, e sábados às 16:00 hs. Quem estiver com roupas tipicas da Alemanha também pode desfilar em uma ala exclusiva para visitantes devidamente trajados. A riqueza cultural dos desfiles encantam a todos, com a apresentação de carros de grupos folclóricos, da realeza da Oktoberfest, além de bandas e fanfarras.

Em 33 anos de festa os organizadores já contabilizaram mais de 20 milhões de visitantes e pasmem: 14 milhões de litros de cerveja já foram consumidos na Oktoberfest de Blumenau. Sim, é muita cerveja! E muitos tipos dela. Há inúmeras opções de cervejas que variam entre populares e outras de produções artesanais e locais.

A Oktoberfest tem entrada gratuita em determinados dias e horários da festa. Já em períodos especiais, os visitantes precisam comprar o ingressos para participar da festa. Se você for estudante, ou estiver vestido com o traje típico da festa, paga meia entrada. Professores, idosos com 60 anos ou mais e portadores de necessidades especiais também podem garantir meia entrada.

Outra opção de passeio para mergulhar de vez no mundo das cervejas é o famoso Museu da Cerveja de Blumenau, espaço que apresenta coleções de peças que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann, de Blumenau, e à Cervejaria Brahma. O acervo conta com antigos equipamentos utilizados na fabricação de cerveja e outros objetos, fotografias, documentos e textos, que contam a história da bebida. O Museu da Cerveja fica aberto de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.

Os aeroportos mais próximos de Blumenau são os de Navegantes, seguido por Joinville e depois Florianópolis, sendo que apenas Navegantes oferece transfer gratuito para a Blumenau.

Foto: Gaio Torquato / Flickr

Foto: Vitor Pamplona / Flickr Wikimedia Common

Foto: Vitor Pamplona / Flickr Wikimedia Common

Foto: Vitor Pamplona / Flickr Wikimedia Common

Foto: Tiagofachini / Wikimedia Common

+info:

http://www.oktoberfestblumenau.com.br/
http://turismoblumenau.com.br/
Parque Vila Germânica – (47) 3381-7700
Museu da Cerveja – (47) 3326-6791

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.