O que visitar em Berlim na Alemanha

Berlim é uma mistura de prédios, monumentos antigos e históricos com construções de arquitetura moderna. Visitar a cidade é mergulhar na história recente da humanidade, muitas coisas aconteceram nesta cidade nos últimos 80 anos: guerras, derrotas, separação, reunificação, reconstrução e renovação. Foi com a queda do Muro de Berlim que a cidade ficou mais acessível e se reinventou tornando-se multi-cultural.

A cidade que não para, oferece diversos eventos culturais e uma agitada vida noturna. Entre as principais capitais europeias Berlim é uma das mais impressionantes por sua gama gigante de atrações, o que atraí muitos turistas. A capital da Alemanha possui mais de 435 mil estrangeiros, vindos de 185 países diferentes que mantêm residência fixa na cidade e somam as riquezas culturais junto aos alemães.

Para conseguir compreender e conhecer as melhores atrações de Berlim reserve pelo menos 4 dias. São 180 museus, cerca de 500 igrejas, mais de 5.000 bares (com cerca de 6.800 marcas de cerveja alemãs), 135 teatros e três Óperas, além dos parques, monumentos e galerias espalhados pela cidade.

É na região de Mitte que encontram-se os principais pontos turísticos e alguns dos melhores bares e restaurantes de Berlim. Essa é a melhor região para se hospedar e ficar próximo de praças famosas, como a Pariser Platz, a Alexanderplatz e a Potsdamer Platz. Outra ótima opção é o bairro de Tiergarten, uma área cheia de pontos turísticos e com opções de hotéis com melhor custo benefício.

Leia também:

Passeios em Berlim: Berlin TV Tower
Conheça Berlim: Portão de Brandemburgo
Compras em Berlim: Kurfürstendamm
O melhor de Berlim: Descubra lugares incríveis para curtir na cidade
Conhecendo a Alemanha em uma viagem de trem

O que visitar:

Portão de Brandenburgo

O magnífico monumento era um dos portões que davam acesso a Berlim há séculos atrás. Hoje é provavelmente o cartão-postal mais famoso de Berlim. O Portão de Brandenburgo está localizado na Pariser Platz, no bairro central Mitte.

Foto: Pixabay

Alexanderplatz e Torre de TV

A Alexanderplatz é uma praça super movimentada de Berlim. Na praça você pode ver o Urania-Weltzeituhr, um relógio que mostra a hora dos mais diversos fusos horários e a Torre de TV, uma das construções mais altas da Europa e de onde se pode ter uma bela visão de Berlim em 360 graus.

Foto: Pixabay

Potsdamer Platz

Devastada durante a II Guerra Mundial e abandonada na época da divisão entre Berlim Oriental e Ocidental, a Praça Potsdamer Platz hoje deslumbra os visitantes com a modernidade dos prédios no bairro das embaixadas e o brilhante Monumento ao Holocausto, feito pelo arquiteto nova-iorquino Peter Eisenman. Todos os dias, cerca de 100 mil pessoas circulam pelo entorno da praça, com seus shopping centers, bares e restaurantes.

Foto: Pixabay

Sanssouci

O Palácio de Sanssouci está para a Alemanha assim como o Castelo de Versalhes está para a França. Construído em meados do século 18 para ser residência de verão do rei Frederico, O Grande, o formoso palácio ostenta um estilo peculiar rococó.

Foto: Pixabay

Avenida Unter den Linden

A Unter den Linden é uma das avenida mais famosas de Berlim, um passeio por ela é programa obrigatório numa visita à Berlim. Ao longo desta avenida, que se estende deste a Pariser Platz até a ponte Schlossbrücke, encontram-se diversas atrações e pontos interessantes, como por exemplo a Ópera de Berlim,  a Universidade Humboldt e os prédios Kronprinzenpalais e Prinzessinnenpalais

Kronprinzenpalais und Deutsche Staatsoper, Unter den Linden, Berlin, Deutschland

Foto: Piotr Gaborek

Muro de Berlim

A maior atração da cidade não existe mais, para alegria (da maioria) dos berlinenses e do resto do mundo. Construído em 13 de agosto de 1961, o muro separou um mesmo povo em duas diferentes e distintas cidades: de um lado, socialista e de outro, capitalista. Alguns pedaços do muro foram preservados, podendo ser encontrados pela cidade em vários locais, o mais famoso trecho fica ao londo do rio Spree, entre a Ostbahnhof e a ponte Oberbaumbrücke, nesse trecho enconttra-se várias pinturas de artistas de diversos lugares do mundo que se expressaram mostrando os acontecimentos políticos ligados ao muro.

14591084581_1eacff8782_z

Foto: Ana Rita Rebreiro

Outras atrações para visitar em Berlim:

  • Deutscher Bundestag
  • Memorial do Holocausto
  • Museu Pergamon
  • Tiergarten
  • Gendarmenmarkt
  • Museu Histporico Alemão
  • Catedral de Berlim
  • Museu Neues
  • Treptower Park
  • Museu Historia Natural Berlim
  • Museu DDR

Como chegar:

Diversas companhias áereas, como TAM, Lufthansa, KLM, Alitalia, TAP, British Airways, entre outras oferecem vôos do Brasil para Berlim. Entretanto estes vôos não são diretos, é preciso fazer uma conexão em alguma cidade, como por exemplo em Frankfurt, Amsterdã, Paris, Madrid, Lisboa, etc.

Qual a melhor época para visitar Berlim?

A Alemanha é um país frio, evite o inverno úmido e gelado. A melhor época é de maio a setembro.

 


- Descubra o hotel ideal para você, reserve seu hotel com o Booking.com.
- Pesquise os melhores preços de passagens aéreas em tempo real para a sua viagem.