Arte, cabarés e muito charme: conheça Montmartre, um dos bairros mais encantadores da cidade luz

Se Paris já é capaz de arrancar suspiros por sua atmosfera singular, é no bairro de Montmartre, ao norte da cidade, que a magia e o charme ganham ainda mais evidência. Conhecido como o bairro dos pintores, da arte e dos cabarés, o local teve um importante papel na vida artística parisiense entre o final do século 19 e início do século 20.

Para se ter uma ideia, Montmartre era frequentado por ninguém menos que Toulouse-Lautrec, Modigliani, Braque, Picasso, Van Gogh, entre outros artistas de renome em plena belle époque. Suas ruas estreitas, as escadarias e um encanto peculiar tornam o bairro um dos lugares mais autênticos para conhecer em Paris. O turista logo percebe que cada esquina revela uma surpresa, como cenários de filmes, igrejas e uma pulsante veia cultural preservada até os dias atuais.

Em parceria com a França entre Amigos, uma agência especializada em receber brasileiros em Paris, elaboramos dicas de lugares imperdíveis para conhecer em Montmartre. A empresa realiza tours personalizados pelos principais pontos turísticos da França, além de contar com uma frota moderna de carros e motoristas que falam português.

Confira o que fazer em Montmartre, o bairro mais boêmio de Paris e não deixe de incluir este passeio em seu roteiro:

Atrações para conhecer em Montmartre – Paris

Basílica de Sacré Coeur

Foto: guy_duga / Pixabay

Cartão-postal de Montmartre, a Basílica Sacré Coeur, ou Basílica do Sagrado Coração, fica no ponto mais alto de Paris. Sua construção, realizada em mármore travertino, teve início em 1875 e só foi concluída em 1914. Sua imponente fachada exibe estátuas de Joana D’Arc e do Rei São Luís IX e seu campanário, com 83 metros de altura, abriga um sino com mais de 20 toneladas, considerado um dos mais pesados do mundo. Além dos belos detalhes de sua arquitetura, a basílica ainda entrega ao visitante um lindo jardim para meditação e uma das vistas panorâmicas mais belas de Paris.

Place du Tertre

Foto: Vladislav Bezrukov / Flickr

Considerada o coração de Montmartre, Place du Tertre é uma praça para quem ama arte e cultura. Envolta em uma atmosfera charmosa, é nela que 140 artistas se reúnem em uma exposição permanente e trabalham alternadamente em pequenos espaços, pintando suas obras ao ar livre. Muito animada, a praça oferece também charmosos restaurantes com mesinhas espalhadas pelas calçadas, cafés e bistrôs.

Museu Dalí Paris

Foto: Wikimedia Commons

Montmartre abriga verdadeiras preciosidades e uma delas é o Museu Dalí, cujo acervo apresenta mais de 300 obras do emblemático artista surrealista. A coleção permanente expõe esculturas, gravuras, objetos e móveis que fizeram parte do universo peculiar de Salvador Dalí. O museu leva o visitante a uma verdadeira viagem pelo mundo colorido e fantasmagórico do artista, dando a oportunidade de ficar frente a frente de obras como “Elefante espacial” e “Relógios brandos”.

Jardins Musée de Montmartre

Foto: Divulgação

O Musée de Montmartre revive um pouco a história do bairro, da boemia, dos cabarés e dos importantes nomes artísticos que viveram ali entre os séculos 19 e 20. Ninguém menos que Auguste Renoir chegou a instalar se ateliê no espaço por algum tempo e foi ali que nasceram algumas de suas mais notórias obras, como Le Bal du Moulin de la Galette. O jardim do museu foi recriado de baseando nas obras e telas que o artista pintou enquanto viveu no espaço, incluindo os detalhes mais minuciosos presentes em suas pinturas, como em seu quadro La Balançoire, que exibe um delicado balanço.

Moulin Rouge

Foto: PIVISO / Flickr

Montmartre é conhecido por também abrigar os famosos cabarés da cidade. O mais famoso e antigo da cidade é o Moulin Rouge, que foi inaugurado em 1889 e até hoje preserva sua icônica fachada com um gigante moinho vermelho que atrai multidões de turistas. Ideal para reviver a belle époque, a casa oferece um glamouroso show onde são exibidos números de cancã, além de um jantar com uma atmosfera pomposa. A Boulevard de Clichy, rua onde a casa se encontra, exibe um ambiente com diversas lojas de lingeries, sex shops e boates, exaltando todo o fervor da noite parisiense.

Le Bateau-Lavoir

Foto: Wikimedia Commons

Já imaginou conhecer o mesmo ambiente que costumava ser o ponto de encontro de célebres escritores, poetas, pintores e atores no fim do século XIX?  Localizada na Place Émile Goudeau, o Bateau-Lavoir é um edifício onde alguns dos mais importantes artistas moraram ou instalaram seus ateliês. Construído em madeira e tijolo, o espaço era ocupado por jovens talentosos da época e chegou a abrigar o ateliê de Pablo Picasso em 1904, além de reunir informalmente outros artistas renomados.  Para quem aprecia arte e cultura, é um ponto indispensável pra conhecer em Montmartre.

Caminhar pelas ruas do bairro

Foto: sonofgroucho / Flickr

Sair andando pelas ruas de Montmartre é se encantar a cada passo, portanto, uma dica é: caminhe muito por lá.  Há diversos lugares diferentes e alguns até mesmo icônicos espalhados pelo bairro – além dos citados acima – que fogem da rota turística convencional.

Se você ama cinema não pode deixar de conhecer o Café des Deux Moulins, local de trabalho de Amélie, do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. É possível entrar no estabelecimento, tirar fotos e provar um cafezinho, ou talvez um delicioso crème brûlée. Por ser um ponto famoso, os valores costumam ser um pouco mais altos em comparação a outros cafés da região.

Para os apaixonados, há o “Le mur des je t’aime”, um muro com a frase “eu te amo” escrita em mais de 200 idiomas. Além de ser um local ideal para fazer declarações de amor, as fotos ficam lindas. E por falar em fotos, o Maison Rose é um outro café muito charmosinho no bairro, perfeito para aqueles cliques bem instagramáveis.

+ Info:

França entre Amigos
2 Allée des Bosquets, 94800 Villejuif, França
Tel.: +336 6454 5901
www.francaentreamigos.com.br

 Leia também:

» Dicas do que fazer em Paris em 4 dias
» Dicas para planejar sua primeira viagem à França
» Viagem de trem Paris e Londres: veja preços, como fazer e principais dicas
» Conheça Mont Saint Michel, o vilarejo francês mais fotografado da Normandia

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$179 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.

Passeio pela Nascente Azul, um dos melhores em Bonito (MS)

Artigo anterior

Como ir de Paris a Bruxelas: trem, avião, carro ou transfer

Artigo seguinte

Você pode gostar

Comentários estão fechados.