O que fazer caso perca seu passaporte no exterior

Descubra o que fazer caso perca o seu passaporte no exterior, para evitar maiores danos e não estragar sua viagem

Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil / Wikimedia Commons

Perder qualquer documento gera uma certa dor de cabeça, que pode ser ainda maior quando se trata de documentos importantes. Não é à toa, portanto, que muita gente se preocupa sobre o que fazer caso perca seu passaporte no exterior. Nesse caso não é preciso se preocupar muito com falsificações, uma vez que os novos passaportes emitidos no Brasil são extremamente seguros, mas alguma ação deve ser tomada.

Afinal, chegará a hora de voltar para o Brasil, então o que fazer? Descubra a seguir.

Leia também:
Como tirar um passaporte com urgência
Destinos internacionais para viajar sem passaporte
Como tirar seu passaporte passo a passo
Veja os carimbos de passaportes mais legais do mundo

O que fazer caso perca seu passaporte no exterior: dicas essenciais

O primeiro passo, e o mais importante, é procurar uma delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência, mesmo não se tratando de roubo. Essa primeira etapa é importante principalmente para que você tenha meios de provar que é um cidadão brasileiro que está tentando recuperar um documento, e não uma pessoa que está tentando ficar ilegal no país. Caso ocorra um imprevisto e você seja questionado pelas autoridades, por exemplo, apresente o B.O. e explique a situação.

O segundo passo é procurar a Embaixada ou Consulado Brasileiro mais próximo para obter ajuda, uma vez que são esses locais que irão solicitar a emissão do novo documento. A perda do passaporte no exterior, porém, não é considerada uma emergência, por isso faça sua visita durante o horário comercial e não espere que uma segunda cópia fique pronta da noite para o dia.

Se você está em viagem e restam poucos dias antes que ela termine e seja preciso retornar ao Brasil, solicite ao Setor Consular a emissão da Autorização de Retorno ao Brasil, que é gratuita. Para obtê-la, tenha em mãos o Boletim de Ocorrência e um documento que comprove sua nacionalidade (na falta desse, leve com você duas testemunhas que possam garantir que se trata de um cidadão brasileiro, ou assine a declaração que será oferecida no local).

Seguidos esses passos, é só aguardar.

Caso o seu passaporte perdido no exterior seja encontrado, ele mais cedo ou mais tarde chegará até você, uma vez que uma autoridade local poderá enviá-lo a uma Embaixada ou Consulado. Dali ele será encaminhado para o Ministério das Relações Exteriores, já no Brasil, e então para o seu endereço.

Como evitar perder passaporte no exterior

Os novos passaportes brasileiros são válidos por 10 anos, ou seja, podem ser utilizados em dezenas de viagens, e nem sempre nos atentamos o quanto deveríamos a fim de evitar perdas.

De fato não há como evitar perder passaporte no exterior seguindo alguma fórmula, pois mesmo os maiores cuidados podem gerar um resultado inesperado, então a dica é estar sempre preparado para agir da melhor forma se o documento for perdido.

Manter cópias (de preferência autenticadas) tanto do passaporte quanto de outros documentos dentro do seu cofre no hotel ou mesmo na mala, bolsa ou mochila já ajuda bastante no caso de ter que provar que você de fato é uma pessoa nascida no Brasil.

Para mais dicas sobre o que fazer caso perca seu passaporte no exterior, visite o Portal Consular do Itamaraty, onde também terá acesso a dezenas de informações para uma viagem tranquila.

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com.
» Reserve passagens aéreas com a Latam, MaxMilhas e Skyscanner.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.