Flutuação em águas cristalinas, mergulho e atividades de ecoturismo fazem da visita à Nascente Azul uma da mais incríveis de Bonito, no Mato Grosso do Sul

O passeio até a Nascente Azul é um dos mais procurados pelos turistas que viajam a Bonito (MS), no Mato Grosso do Sul. Mas por qual motivo esse lugar atrai tantos visitantes? Uma floresta rica de fauna e flora, uma nascente cristalina repleta de peixes coloridos e uma excelente infraestrutura fazem desta uma das melhores opções para incluir em seu roteiro.

A Nascente Azul é um complexo de ecoturismo que surgiu mais recentemente, em 2012. A área, que antes funcionava para a criação de peixe e gado, ficou totalmente degradada e mais tarde foi recuperada, se tornando em pouco tempo uma das atrações mais visitadas da cidade.

As atividades são separadas em quatro etapas: flutuação, balneário Nascente Azul, Nascente Azul Adventure e mergulho com cilindro no lago. Ou seja, há diversão para todos os gostos, idades e níveis de experiência, já que algumas são bem tranquilas até mesmo para os iniciantes.

Ainda não se convenceu? Em parceria com a Agência São Jorge, que oferece diversos passeios em Bonito e região, incluindo o da Nascente Azul, vamos explicar passo a passo como funciona o passeio por esse incrível complexo.

Como é a flutuação pela Nascente Azul em Bonito?

Foto: Flávio André / MTUR

A Nascente Azul fica a aproximadamente 29 quilômetros do centro de Bonito. Ao chegar no local, o passeio se inicia com uma trilha de 300 metros em meio à mata ciliar, um momento bastante contemplativo. Ao final desta primeira parte do percurso, os visitantes são conduzidos a uma sala, onde são orientados sobre a realização da atividade e recebem instruções de segurança, além de roupas e equipamentos.

A caminhada continua em mais 1500 metros pela Floresta de Bacuri, passando por outros belos exemplares de fauna e flora da região. Logo se alcança a nascente do Rio Bonito, um local com águas em tons de azul turquesa ornamentadas por plantas e peixinhos que nadam por lá. Ali se inicia uma das melhores flutuações de Bonito, com uma vantagem: o turista pode realizar mergulho livre, sem utilizar coletes. Seus 7 metros de profundidade também permitem que os visitantes brinquem e contemplem a natureza exuberante.

Ao final da flutuação, que dura aproximadamente 40 minutos, os visitantes retornam para desfrutar da incrível estrutura do Balneário da Nascente Azul, também conhecido como Balneário Lago da Capela, que conta com inúmeras atividades para garantir um dia repleto de diversão.

Atividades no Balneário da Nascente Azul (Lago da Capela)

Foto: Flávio André / MTUR

O Lago da Capela é formado pela água que emana da nascente do Rio Bonito, formando uma ótima piscina natural para banho, repleta de peixes, e uma praia de água doce natural. O local é ideal para crianças, já que a as águas são suficientemente seguras, rasas e tranquilas para brincadeiras.

A principal atração do local, que faz a diversão dos turistas, é conhecida como Aqualokko, um circuito que apresenta diversas pontes suspensas que atravessam o lago. Além disso, o complexo ainda oferece tirolesa molhada, quadras esportivas, redário, além de bar e restaurante.

Nascente Azul Adventure

Foto: Flávio André / MTUR

Para os mais aventureiros e corajosos, há o Nascente Azul Adventure, que reúne atrações mais radicais em meio à natureza do complexo. Uma delas é a tirolesa, que proporciona ao visitante sobrevoar a região em 450 metros de distância. Dependendo do peso, a tirolesa pode ser realizada por até três pessoas ao mesmo tempo.

Outra atração mais radical do complexo é o pêndulo humano, onde cabos de aço fazem do visitante a base do pêndulo, fazendo com que sinta a sensação de voar e se encantar com o cenário da Serra do Bodoquena. Já no Quick Jump, o visitante pode realizar um salto de 20 metros de altura no topo de uma torre, dando a impressão de queda livre.

Mergulho com cilindro na Nascente Azul

Foto: Flávio André / MTUR

Como o Lago da Capela possui uma profundidade de 5 metros, é possível realizar também o mergulho com cilindro para visualizar a incrível vida subaquática do local, com peixes das mais variadas espécies. A atividade pode ser praticada por todos, já que monitores treinados acompanham o mergulho e cada passo de cada visitante.

Nossa dica para quem deseja reservar passeios é a agência São Jorge, que também oferece hotéis em Bonito. A empresa possui desde pacotes completos até tours pelas principais atrações da região, com serviços privativos e guias bilíngues que dão suporte full time aos turistas.

+ Info

Agência São Jorge
Tel.: (67)3255-2226/ (67) 99191-9117
[email protected]
www.agenciasaojorge.com.br

 Leia também:

» Flutuação em Bonito, aquário natural Rio Sucuri
» 18 fotos que vão fazer você se apaixonar por Bonito
» Melhor época para ir a Bonito
» 10 lugares imperdíveis para conhecer em Bonito

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.

Fontana di Trevi, na Itália, é o ponto turístico favorito do brasileiro no exterior

Artigo anterior

Montmartre: o que fazer no bairro mais boêmio de Paris

Artigo seguinte

Você pode gostar