Projeto “Família Catalixo” tem como objetivo conscientizar as pessoas da importância de ter uma praia limpa e ajudar na coleta de lixo da região

Quando vamos para a praia uma das nossas grandes satisfações é ver a água limpinha e a areia branquinha. No entanto, essa ideia de praia limpa vem ficando cada vez mais difícil nos últimos anos. Não é à toa que algumas iniciativas voluntárias vem surgindo para garantir o bem estar social dos turistas e da natureza.

Um desses projetos é a “Família Catalixo”, que pratica atividades de coleta mensalmente em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Em uma entrevista dada para o Razões para Acreditar, uma das idealizadoras dessa iniciativa, Fabíola Rodrigues, contou que a ideia é dar um exemplo para os visitantes da praia e também preservar o meio ambiente.

Foto: Divulgação

Todos queremos uma praia limpa em SP, por isso, a “Família Catalixo” vem crescendo em número de colaboradores. Nem todos que fazem parte da equipe moram na região, alguns têm apenas casas de verão ou costumam ir nos finais de semana. Mas mesmo assim, ninguém deixa o compromisso de lado e pelo menos uma vez por mês essa coleta acontece.

O projeto ganhou força em janeiro de 2019 e hoje já conta com uma página no Instagram para divulgação. Durante as caminhadas pela praia, os colaboradores vão de luva e levam saquinhos para irem recolhendo o que aparece. Entre os lixos mais comuns estão: bitucas de cigarro, canudos plásticos e garrafas PET.

Manter a praia limpa devia ser um dever de todo cidadão, no entanto, durante as caminhadas em busca de lixo, as famílias acabam encontrando coisas inesperadas como: absorventes, fraldas e muitos outros objetos jogados fora irregularmente.

Todo esse detrito recolhido é descartado nas lixeiras que estão espalhadas pela praia. Fabíola relata que para manter uma praia limpa em SP as famílias já chegaram a coletar mais de 2 kg de lixo em apenas duas horas de trabalho.

No entanto, para essas pessoas, a grande satisfação é ver a praia limpa, por isso não importa a quantidade e nem o tempo que for levar. Fabíola revela que quando pratica essas ações sente “como se a gente tivesse cuidando do quintal da nossa própria casa”.

» Restaurantes veganos em São Paulo
» Essa cabana minúscula é uma das casas mais reservadas no Airbnb
» Conheça a cidade na Índia que já funciona 100% com energia solar
» Primeira estrada feita a partir de resíduos plásticos é construída nos EUA

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Lugares para viajar no Brasil com a família

Artigo anterior

Bahia: veja 9 fotos das melhores praias de Salvador e entornos

Artigo seguinte

Você pode gostar