Muito além de Machu Picchu: ruínas incas próximas de Cusco

Atualizada em:

A cidade de Cusco, no Peru, é um dos destinos mais visitados da América do Sul. O motivo é o fácil acesso até o sítio arqueológico de Machu Picchu e os vestígios que antiga capital dos incas carrega até hoje dessa incrível civilização.

Muitos turistas não sabem, mas a cidade está localizada em uma região cercada de sinais dos povos incas que viviam na região. Em apenas poucos quilômetros de Cusco já é possível conhecer ruínas incas imponentes que ajudam a compreender um pouco mais da história e os costumes Incas.

Se você está indo para a cidade de Cusco, não deixe de conferir outros sítios arqueológicos próximos da cidade. Muitos deles podem ser visitados em passeios rápidos de um dia e são tão impressionantes quanto Machu Picchu.

Ruínas incas próximas de Cusco

Tambomachay

Foto: via Flickr jelbo64

Conhecido como El Banho del Inca, o sítio contém banheiras e canais para escoamento das nascentes de água que brotam pela região.

Puka Pukara

Foto: Benjamin Dumas

Funcionava como um enorme forte que protegia Tambomachay. O nome significa forte vermelho em função a coloração das pedras que estão no local. Da ruína é possível está localizada em cima de um morro pequeno com uma bela vista da região.

Q´enqo

Foto: via Flickr dasar

Um pequeno labirinto de Pedras que servia de local para cerimônia para os Incas, dentro da ruína há uma gruta com um altar que servia supostamente para fazer sacrifício.

Saqsayhuamán

Foto: Rodrigo Alvarez

A ruína mais preservada e próxima de Cusco, possui paredões e portais formados pelo encaixe perfeito de rochas esculpidas milimetricamente corretas, sendo um impressionante exemplo da arquitetura feita pelos incas. Algumas dessas rochas chegam a pesar até 350 toneladas e foram trazidas para Sacsayhuamán por caminhos de dezenas de quilômetros.

Moray

Foto: Luis Wouters

As ruínas de Moray eram um dos lugares onde os incas tentavam fazer experiências agrícolas. A área de experimentos possuí uma imponente construção em formato circular de um modo que interagem com as montanhas da região.

Ollantaytambo

Foto: via Flickr Thibault Houspic

Localizado em meio ao Vale Sagrado dos Incas, na província de Urubamba, a 60 km em linha reta da cidade de Cusco, Ollantaytambo possuí um dos sítios arqueológicos mais importantes do Peru. As ruínas contam com complexos religiosos, urbano, astronômico e agrícola que servia como uma cidade alojamento com posição estratégica para dominar o território.

Pisac

Foto: Marcelo Jaramillo Cisneros

Outra ruína na região do Vale Sagrado dos Incas bem interessante para fazer uma visita é Pisac. O sítio arqueológico está localizado a 33 km de distância de Cusco a 2972 metros de altitude! A cidade foi construída como um posto militar para combater invasores até se tornar um centro residencial e cerimonial. Uma das atrações imperdíveis para conhecer dentro do sítio arqueológico é o Templo do Sol, área que antes era utilizada como um observatório astronômico.

Leia também:

» A Terra dos Incas: descubra os principais atrativos turísticos peruanos
» Hotel no Peru oferece quartos transparentes pendurados em montanha
» Linhas de Nazca a atração mais misteriosa do Peru
» Huacachina, um oásis no meio do deserto no Peru
» Como chegar em Machu Picchu

∙ Gostou das nossas dicas? Faça a reserva do seu hotel ou pousada aqui e encontre as melhores condições para as suas férias.

∙ Encontre dicas de viagens e as últimas notícias que foram destaques também em nosso Instagram. Acompanhe.


Fale com o Viajar Melhor: Deseja falar com a redação, promover a sua marca ou relatar algum erro encontrado nesta página? Envie uma mensagem para [email protected]

 

Rolar para cima