Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda? A Ilha Esmeralda se tornou um dos principais destinos para brasileiros que querem estudar inglês na Europa

A Irlanda vem se destacando como um grande polo para estudantes do mundo todo que buscam ter uma experiência de estudos na Europa, melhorar o inglês e viver uma nova cultura. Os motivos para fazer intercâmbio na Irlanda são diversos e pode variar conforme o perfil do intercambista e suas necessidades.

Para facilitar a vida de quem está planejando estudar e trabalhar na Irlanda, separamos 9 bons motivos pelo qual a Irlanda pode ser o seu próximo destino na Europa. A Ilha Esmeralda, como é carinhosamente chamada, está no topo da lista dos melhores países para fazer intercâmbio e estudar inglês. Saiba quais são as vantagens de morar nas cidades irlandesas e planeje o quanto antes o seu intercâmbio. 

Intercâmbio na Irlanda – Custo benefício 

Foto: Wikimedia Commons

Os valores para fazer um intercâmbio na Irlanda é com certeza um dos motivos da cidade ser tão popular entre os estudantes. Agências de intercâmbio como a World Study oferecem diferentes modalidades de cursos e preços para os viajantes. O país é extremamente receptivo e facilita a ida de estudantes estrangeiros. Quando comparado aos diversos países da Europa e ao redor do mundo, a Irlanda é sem dúvidas um dos mais acessíveis. Além disso, o país também oferece cursos com durações variadas, que podem ser feitos entre 1 e 6 meses, podendo ser renovado em até duas vezes para quem quer permanecer mais tempo no país. 

Intercâmbio na Irlanda – Língua

Foto: Wikikmedia Commons

O inglês é a língua oficial do país e segue o mesmo padrão britânico em todas as escolas. É fácil encontrar professores de diferentes nacionalidades dando aula para estrangeiros que vivem na Irlanda. O país concentra diversas escolas especializadas em receber esses estudantes que querem melhorar o inglês e ainda ter a oportunidade de ficar legalmente na Europa sem ter cidadania europeia. Você pode consultar a ILEP para encontrar a unidade de ensino perfeita para você. A lista oficial do governo irlandês mostra todas as escolas regulamentadas e autorizadas para captar estudantes de outros países fora da União Europeia.

Viver em um país de primeiro mundo

Foto: Wikikmedia Commons

A Irlanda faz parte do Reino Unido e está bem próxima de países como Inglaterra e Escócia, conhecidos mundialmente pela qualidade de vida e infraestrutura. Viver em um país de primeiro mundo é o sonho de muitos brasileiros que querem recomeçar a vida no exterior, ter mais oportunidades profissionais, fazer faculdade e até mesmo ter um visto especial para trabalhar na Europa. 

Professores de diferentes partes do mundo

Foto: Wikikmedia Commons

Por ser um polo de intercâmbio, as escolas da Irlanda optam por ter professores de diferentes nacionalidades, justamente para que o aluno possa ter referências de sotaques distintos. A The English Studio, escola que tem unidades em Dublin e em Londres, oferece uma didática que visa a interação entre os alunos e uma grade de curricular apenas com professores certificados.

Os professores são de diversas nacionalidades, além de professores irlandeses, você também poderá ter aulas com nativos da Inglaterra, Canadá e outros países. Uma coisa é certa, pouco tempo depois de começar as aulas, vai ser fácil notar uma melhoria considerável no seu inglês.

Cultura irlandesa

Foto: Wikikmedia Commons

A Irlanda possui uma cultura milenar! A cidade abriga um valioso patrimônio arquitetônico de construções medievais construídas há séculos! Igrejas, monumentos, museus, bibliotecas históricas e castelos espalhados por diferentes pontos do país, são algumas das atrações mais procuradas pelos turistas que chegam a ilha em busca de referências históricas.

Possibilidade de trabalho durante o intercâmbio 

Foto: Wikikmedia Commons

A Irlanda tem uma lei para os estudantes que possuem visto Stamp 2 (válido por 8 meses), que permite estrangeiros trabalharem até 20 horas semanais, podendo estender esse prazo para até 40 horas nos meses oficiais de férias do estudante. O salário irlandês é considerado um dos maiores da Europa e pode ser uma ótima ajuda nas despesas que o intercambista terá na Irlanda.

Viajar para outros países 

Foto: Wikikmedia Commons

Com o visto de estudante fica ainda mais fácil viajar por outros países que fazem parte da União Europeia. A Irlanda também possui uma das mais conhecidas companhias aéreas de baixo custo, a Ryanair. É possível encontrar voos baratos e comprar passagens aéreas por menos de 20 euros para destinos como Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdã e outros.

Ótimas opções de cidades para realizar o intercâmbio

Foto: Wikikmedia Commons

Apesar de ser a mais popular entre os turistas, Dublin, a capital irlandesa, não é a única cidade que oferece uma ótima experiência para o intercambista. Outros destinos como Cork, Galway e Limerick também disponibilizam um excelente custo benefício, e estão ficando cada vez mais populares entre os estudantes que decidem viver durante um tempo no país.

Belezas naturais

Foto: Wikikmedia Commons

A Irlanda é um ótimo país para quem adora viver próximo da natureza. A ilha tem cenários fabulosos em toda sua costa litorânea, além de vales, colinas, lagos e vilarejos medievais que parecem ter parado no tempo. Um dos lugares mais populares é o Parque Nacional de Wicklow e as famosas falésias de Cliffs of Moher, que já serviu de cenário para um dos filmes da saga Harry Potter e já concorreu ao posto das 7 maravilhas naturais do mundo.

Leia também:

» Lugares para conhecer em Dublin
» Leap Card: descubra as vantagens e como funciona o serviço
» Qual é o custo de vida na Irlanda para estudantes?
» Como tirar o IRP: visto de estudante na Irlanda (antigo GNIB)

Dicas para planejar sua viagem:

» Encontre hotéis, pousadas, resorts e hostels com o Booking.com
» Reserve passagens aéreas com a MaxMilhas.
» Ganhe R$130 de crédito do Airbnb na primeira reserva.
» Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
» Encontre seu seguro viagem com os melhores preços na Seguros Promo.
» Faça o seu visto e antecipe seu passaporte com a Visto Fácil.

Leap Card: descubra as vantagens e como funciona o serviço

Artigo anterior

Avião da LATAM inspirado em Star Wars chega a São Paulo em outubro

Artigo seguinte

Você pode gostar